PlayStation ocupa quase 40% do mercado asiático fora do Japão; PS5 Pro com previsão otimista

PS5 Pro

A Niko Partners, empresa de pesquisa e inteligência de mercado sobre a indústria de vídeo games, emitiu um sobre a recepção ao PlayStation 5 Pro no mercado asiático e dos números atuais dos consoles no continente. A pesquisa exclui o Japão já que é um caso isolado com números diferentes.

A percepção é de que o PS5 Pro seguirá sendo um produto premium e de nicho, mas que ainda assim terá entusiastas empolgados pelos resultados prometidos apesar do preço de 699$. A previsão é de que o console tenha grande força na Ásia e Oriente Médio e alcance uma marca de mais de 10% de todos os consoles PlayStation 5 vendidos durante seu tempo de vida.

Boa parte da previsão positiva é graças a falta de concorrente de um console no meio de geração por parte da Microsoft e a Nintendo não apostando em configurações técnicas de topo para seus consoles. Com isso e pelo fato de traduções e adaptações de idioma terem se tornado frequentes para as línguas desses mercados em jogos lançados ali, entusiastas procurando a melhor configuração técnica para seu setup encontrarão PS5 como única opção entre os consoles.

O mercado asiático tem sido importante para os consoles PlayStation, que já dominam em algumas regiões. De forma geral, 39,7% da fatia de mercado da Ásia é de consoles PlayStation, seguido pela Nintendo com o Switch em 32,1%. Além disso, a Niko Partners notifica que o PS5 é líder de vendas em unidades no Japão dentro do mercado asiático, com mais de 6 milhões de unidades em setembro. Mais detalhes podem ser conferidos no gráfico abaixo.

 

Algo a ser notado pela Niko Partners sobre o preço do PS5 Pro é que a Sony decidiu repassar no preço de venda do produto o custo de fabricação. Com os custos aumentando para alguns componentes, como SSD, a margem de lucro menor e as vendas do PS5 Digital Edition que foi disponibilizado desde o lançamento a um preço menor e custeado pela empresa, o aumento considerável para o PS5 Pro é uma resposta a realidade do mercado.

A previsão ainda é de que o PS5 base, em versão disco e digital, seja a maior força de venda dos consoles até seu fim de vida. O PS5 Pro, alcançado os mais de 10% previstos que falamos anteriormente, deve vender mais de 10 milhões de unidades pelos próximos anos. Além disso, a Sony não pretende diminuir mais sua margem de lucro com os consoles e usará o PS5 Pro para sacramentar sua oferta de produto premium no mercado.