SSD TeamGroup G70 Pro – Review

SSD TeamGroup G70 Pro

A diversidade em opções para expansão do armazenamento do seu console é imensa nos dias de hoje. Muito pela evolução da tecnologia quanto pela necessidade de mais armazenamento dos equipamentos hoje, principalmente em consoles com jogos cada vez mais se aproximando de 200GB, jogadores sempre vão procurar uma pequena vantagem nisso.

A TeamGroup tem nos fornecido diversos modelos nos últimos tempos para que possamos verificar a qualidade do equipamento e o uso no PlayStation 5, para que não mais precisemos gastar horas a finco gerenciando espaço com jogos instalados, exclusões e mais downloads. A versão de testes da vez é o G70 PRO de 1TB com case de alumínio de geração 4, nas especificações ideais para o PS5.

ssd_g70pro_test (1)

Especificações

  • Marca: TeamGroup
  • Modelo:  TM8FFH001T0C128
  • Interface: PCIe Gen4x4 com NVMe
  • Capacidade: 1 TB
  • Temperatura de operação: 0˚C a 70˚C
  • Temperatura de armazenamento: -40˚C a 85˚C
  • Leitura Sequencial: 7.400 MB/s
  • Gravação Sequencial: 5.500 MB/s
  • TBW (Terabytes Gravados): 740 TBW
  • Peso: 54 gramas com o dissipador de alumínio

Funcionalidade

O G70 PRO atende todas as requisições para funcionamento no PS5 da melhor maneira possível. Acima da velocidade de leitura requisitada e nas especificações corretas, a opção tem o grande diferencial a case de alumínio para uma refrigeração ainda mais aprimorada. Inclusive, o encaixe e design parece perfeito quando colocamos em uso num PS5 padrão de lançamento.

Sendo reconhecido com velocidade de leitura a 6.700 MB/s no console, o desempenho ao usar jogos e aplicativos é similar a usar qualquer outro pelo SSD interno do PS5. A velocidade ao iniciar e carregar jogos tanto pelo G70 PRO quanto direto pelo console é idêntica e, assim como os diversos outros SSD’s da TeamGroup que já testamos, não há qualquer variação que garante uma experiência pior ao usuário.

ssd_g70pro_test (5)

Consegui testar principalmente 2 jogos que mostraram oscilações com taxas de carregamentos variáveis por diversos motivos, mas que provavelmente todas são relacionados devido às escolhas da desenvolvedora em seus projetos, V Rising e A Ascenção do Ronin. O primeiro apresenta um primeiro loading mais longo no PS5 graças as variações de construção de um mundo dentro de um servidor que pode ser disponibilizado para outros jogadores online. Os tempos de carregamento e experiência de uso foi similar tanto no SSD interno quando no G70 Pro.

Rise of The Ronin já possui tempos de carregamento via pontos de viagem rápida e também problemas frequentes para carregar objetos no cenário. Da mesma forma, a experiência foi idêntica usando os dois formatos de armazenamento e nenhum mudança de destaque. Os problemas de ambos jogos são mais decisões de design do que algo tecnológico, provando que o G70 PRO entrega resultados similares ao do SSD interno do PS5 quando se trata de leitura.

Já para cópias e gravações, como já observamos antes, a velocidade de gravação do SSD externo é sempre maior do que a solução entregue pela Sony, que prioriza uma leitura de altos números mas sem muita necessidade de uma velocidade de gravação maior. A diferença é vista nas imagens abaixo quando movemos o mesmo jogo (A Ascenção do Ronin) para o G70 PRO e depois de volta para o armazenamento do console. Se for para priorizar um armazenamento mais rápido nas duas fases, a opção externa quase sempre é a mais recompensadora.

ssd_G70pro_test1 (1)
Copiando do SSD interno do PS5 para o G70 Pro
ssd_G70pro_test1 (2)
Copiando do G70 Pro para o SSD interno do PS5

Conclusão

Como sempre, as opções oferecidas pela TeamGroup com seus SSD’s para o PS5 estão sempre se mostrando de extrema qualidade e confiabilidade. O G70 PRO surge como a melhor opção entre os Gen4, atendendo os requisitos necessários para um funcionamento perfeito no console e com boas opções de refrigeração sem que se mostre qualquer preocupação com isso. Sendo tanto a opção do fitilho de grafeno quanto da case de alumínio, ambas opções vão refrigerar o SSD quando em qualquer tipo de uso no PS5.

O caso que ainda precisa melhorar, ao menos para o nosso país, é a disponibilidade dos SSD’s no mercado. No momento dessa análise, não foi possível encontrar nenhuma versão do G70 PRO em varejistas tradicionais ou mesmo em importadores/vendedores em lojas virtuais, como no Mercado Livre. A questão de preço, em dólar, seria equiparado ou até abaixo de outros concorrentes, mas sem a opção do mesmo no Brasil, importar pode ser a única opção e não a melhor por agora.

De toda forma, assim como nas demais análises que fizemos no passados, o uso do SSD externo da TeamGroup tem apresentado uma experiência sem igual e que precisa ser recomendada para todos que ainda procuram opções de armazenamento confiável para seu console e deseja fugir do longo tempo gerenciado arquivos e não jogando.

ssd_g70pro_test (3)


Matéria elaborada com um SSD G70 PRO (Dissipador de Alumínio) M.2 de 1 TB fornecido pela TeamGroup.