Rumor: detalhes da infraestrutura do streaming via nuvem do PS5

PS5 Edição Digital

No início desta semana, um teste de streaming em nuvem do PS5 foi lançado oficialmente para alguns usuários (ao que tudo indica para aqueles que estão no beta do firmware do PS5) e, embora só tenhamos conseguido concluir que o streaming suportará até 4K, as fontes do Insider Gaming forneceram mais informações sobre a arquitetura.

Chamado internamente de Project Cronos, a nova arquitetura visa criar uma experiência de streaming de PS5 robusta que servirá como um grande passo no crescimento da empresa no mercado em constante crescimento.

Entende-se que o desenvolvimento do Cronos começou há cinco anos devido à complexidade em torno do SSD do PlayStation 5. Embora o SSD seja muito rápido no PS5, ele criou um novo desafio que impossibilitou a Sony de desenvolver a infraestrutura necessária usando a tecnologia atual do mercado (funcionalidade, latência, etc). Isso significa que a Sony, sob o Future Technology Group, projetou uma solução de armazenamento de rede completamente nova baseada em PCIe (NTB), que aproveita o NTB e os coprocessadores de E/S do PS5.

O produto final é um servidor de armazenamento personalizado sob o codinome ‘Kura’ que lê até 5 GB/s com latência <1 ms.

Fontes disseram ao site que a Sony terá um total de 28 data centers para o lançamento do streaming, com planos de lançar totalmente o recurso no ano fiscal atual (abril de 2023 a março de 2024).