Análises

Symphonia – Review

Às vezes, o óbvio precisa ser dito, então vamos começar logo por ele: Symphonia é deslumbrante de olhar. Com visuais desenhados em contornos finos e cenários ricamente pintados, fica muito claro como a francesa Sunny Peak quis chamar atenção de cara com a apresentação rebuscada.

A segunda obviedade é o tema musical, que podemos ver primeiro no próprio nome e na capa, e, depois, no grande tema que permeia todo o jogo. A inspiração segue as orquestras grandiosas do romantismo, movimento cultural que, no século XIX, se espalhou a partir da Europa. Mesmo que não seja um apreciador, com certeza você conhece o maior nome dentre os músicos dessa linha, Beethoven, e, provavelmente, já ouviu músicas de Chopin e Tchaikovsky. Ou seja: Symphonia também é deslumbrante de ouvir.

Symphonia

A história está em harmonia com o tema, trazendo uma fábula simples: em um mundo feito pela música, a orquestra rompeu e a falta de melodias de vida está levando tudo à decadência. Um misterioso violinista toma forma a partir de uma máscara para erguer uma nova orquestra e restaurar o mundo. Isso é contado na abertura, mas o decorrer do jogo segue sem palavras, narrando a breve epopeia por meio de belas cenas de animação.

A ideia não é adaptar as obras de compositores renomados do passado, mas criar uma fantasia esteticamente grandiosa que representa a vitalidade idealista do romantismo em um misto de arte visual, movimento e interação — ou seja, um videogame.

Symphonia_20241211202543

Quando pensamos em jogos com tema de música, geralmente vem à mente gêneros de ritmo, mas esse não é o caso agora. Symphonia é um plataforma 2D de precisão.

Nesse aspecto, o game sabe o que fazer, construindo longas fases segmentadas em desafios pontuais, com checkpoints constantes e retorno rápido após a morte. A dificuldade também segue o bom design do estilo de precisão: você pode focar em apenas superar os obstáculos com saltos, mas pode também tentar um pouco mais para obter os colecionáveis, que demandam acrobacias mais exigentes.

Symphonia_20241212140906

O diferencial aqui é que, além do salto comum, podemos usar o salto com o arco do violino, que bate no chão e nos projeta mais alto e mais longe, podendo ser usado em sequência. Ao mesmo tempo em que essa é uma mecânica gostosa de usar, também é fonte de frustrações e às vezes parece nos tirar o controle preciso que o gênero determina, especialmente quando o movimento nos lança mais longe do que pretendemos e acabamos caindo nos espinhos quase onipresentes.

Se a coisa toda estiver difícil demais, há duas opções de acessibilidade, desbloqueadas logo após conseguir passar da primeira sala de desafio. Uma libera o pulo duplo, enquanto a outra diminui a velocidade de jogo por um medidor de porcentagem, permitindo que, se for preciso, você ajuste a gameplay ao seu nível de reflexos. As outras salas de desafio concedem gemas que liberam mais habilidades desse tipo.

Symphonia_20241212131624

Originalmente, Symphonia foi criado como um projeto curto de estudantes, lançado gratuitamente em 2020 (você pode baixar no itch.io). O jogo manteve o nome e foi trabalhado para se tornar a obra de que falamos agora. Se antes ele durava apenas meia hora, foi consideravelmente aumentado com o tempo. Levei cinco horas e meia para chegar ao final, havendo revisitado duas fases e morrido muito (especialmente nos momentos finais), então acho razoável considerar que quatro a seis horas seja uma possível média de duração para a experiência.

Além de um hub, há uma fase curta inicial e três longas fases que representam partes da orquestra: A Estufa do Sopro, A Pradaria das Cordas e o Palácio dos Metais. Senti falta de mais uma fase, que representasse a percussão e trouxesse novas mecânicas, mas achei que o conteúdo de Symphonia é o bastante para considerá-lo um jogo satisfatoriamente completo.

Symphonia_20241208101820

Como cada fase introduz uma nova habilidade, há um senso de progressão de gameplay e elas podem ser usadas para revisitar trechos anteriores e finalmente conseguir alcançar alguns colecionáveis e salas de desafio.

Ao finalizar pela primeira vez, é desbloqueado o modo Perseguição Sombria, em que uma sombra segue no encalço do herói por toda a campanha, repetindo todos os seus movimentos, sem deixar margem para parar. Isso serve para o pessoal que gosta de mais desafios e de treinar speedruns, algo típico nos plataforma de precisão e bem atendido em Symphonia.

Symphonia_Philemon

Assim, essa aventura de tema musical encanta os olhos, ouvidos e coração, além de fazer correr a adrenalina de realizar saltos bem posicionados para avançar ou de morrer muitas vezes seguidas em um mesmo local. Os controles não oferecem a mesma precisão dos melhores do gênero, mas atende muito bem aos apreciadores que estiverem em busca de um jogo bem projetado e executado.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Headup Games.

Veredito

Artisticamente, Symphonia é um dos mais belos exemplares do gênero de plataforma de precisão. Seus temas musicais são envolventes e tão eficientes quanto o design de níveis e a progressão da gameplay, embora os controles nem sempre sejam precisos como deveriam e uma ausência de uma área a mais para fazer do jogo um pacote mais robusto e variado. Essas questões, porém, não anulam a harmonia dessa orquestra que vale a pena ouvir.

80

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo