Trophy Guide – Mass Effect 2

0
Trophy Guide – Mass Effect 2

O espetacular Mass Effect 2 chegou ao PS3 e trouxe junto um belo pacote de troféus. Desta vez, ao invés de fazer um mapa, eu darei orientações gerais. A maioria dos troféus é bem simples de se fazer, e você pode até mesmo conquistar tudo em uma única playthrough no Insane, embora não seja necessário. Existem, porém, alguns detalhes do jogo que podem não ser claros para quem não está familiarizado com a série, então ao invés de fazer um Mapa, desta vez vou dar orientações gerais.

Logotipo do jogo
Platina Ouro 2 Prata 6 Bronze 50

Total: 59

Troféus que podem ser perdidos: 19

Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: 1 vez, no mínimo
Tempo estimado: Entre 60 e 70 horas
Dificuldade: Médio

O espetacular Mass Effect 2 chegou ao PS3 e trouxe junto um belo pacote de troféus. Desta vez, ao invés de fazer um mapa, eu darei orientações gerais. A maioria dos troféus é bem simples de se fazer, e você pode até mesmo conquistar tudo em uma única playthrough no Insane, embora não seja necessário. Existem, porém, alguns detalhes do jogo que podem não ser claros para quem não está familiarizado com a série, então ao invés de fazer um Mapa, desta vez vou dar orientações gerais.

1) Estrutura das missões: Vou tentar ao máximo possível não soltar spoilers aqui. ME2 funciona mais ou menos por blocos. Você recebe um “bloco” de missões, e ao terminá-lo você passa para o próximo ato da história. Existe um porém: No ato 2, você receberá 3 missões, e poderá iniciar as missões de lealdade. Do início do Ato 2, porém, você terá o espaço de apenas 5 missões antes de iniciar automaticamente uma missão chamada Collector’s Ship. Alguns jogadores dizem que, se você enrolar muito, pode acabar sem recrutar os 3 personagens do Ato 2 – particularmente, acho que não (você não pode iniciar a missão final sem pelo menos 8 personagens, afinal). De qualquer forma, recomendo recrutar os 3 personagens logo e fazer duas missões de lealdade.

Após terminar o Collector’s Ship, você vai IMEDIATAMENTE receber a opção de fazer uma missão chamada Reaper IFF. Preste atenção: faça essa missão apenas depois de fazer TUDO QUE TIVER PARA FAZER NO JOGO. Pegue a lealdade de todos os membros, faça todos os upgrades da Normandy e tudo mais que quiser. Após Reaper IFF acontecerá um evento, e a velocidade com que você responde a ele determina diretamente a sobrevivência de alguns personagens: iniciar a última missão imediatamente após o evento garante sobrevivência máxima, enquanto fazer mais de 4 missões é o resultado mais desastroso. Você tem espaço para fazer apenas UMA missão entre Reaper IFF e a última missão (e provavelmente será a lealdade de um certo personagem), então lembre-se de fazer tudo o que quiser ANTES de Reaper IFF.

2) Moralidade: Paragon e Renegade. Nas conversas, podemos resumir que as opções que aumentam Paragon são as do canto superior direito, e as que aumentam Renegade, as do canto inferior direito. Algumas situações abrem respostas que aumentam em muito uma das duas moralidades (canto superior esquerdo em azul, para Paragon, e inferior esquerdo em laranja para Renegade). Uma coisa que talvez não fique bem clara: seus membros do esquadrão não gostam mais ou menos de você por ser Paragon ou Renegade, então aja como quiser. Entretanto, tente ser consistente. Se você variar muito entre Paragon e Renegade, pode acabar ficando sem porcentagem suficiente para destravar as opções de conversa para quando quiser.

Um detalhe sobre o funcionamento de moralidade: ele NÃO é determinado pela quantidade de pontos, e sim pela porcentagem de pontos que você tem em relação ao total que pode ter. Não importa, por exemplo, que você tenha 100 pontos de Paragon, e sim que esses pontos correspondam a uma certa porcentagem do total. De forma rudimentar, é melhor ter 9 entre 10 pontos possíveis do que 100 entre 200.

3) Romance: Se você jogar Genesis, poderá escolher (ou não) um par em Mass Effect 1. ME2 possui relacionamentos próprios também, e dizem que “trair” seu par de ME1 pode ter consequências em ME3. Existem várias opções que não destravam o troféu Paramour – para obtê-lo, você deve conseguir romance com Miranda, Jack ou Tali (MaleShep)/Jacob, Thane ou Garrus (FemShep). O romance só pode começar a ser destravado após conseguir a lealdade do membro em questão, e se você for atrás de duas pessoas ao mesmo tempo, terá que escolher uma delas.

4) Lealdade: Um dos aspectos mais importantes para o troféu No One Left Behind. Converse com os membors do esquadrão sempre que completar uma missão, e tente vasculhar a vida deles. Eventualmente, você receberá a missão de lealdade, e ao completá-la, o membro estará leal e ganhará uma roupa alternativa. Algumas missões de lealdade podem falhar, e neste caso, vou explicar um pouco mais no guia.

Um ponto importante: a lealdade PODE ser perdida, de duas formas: você tentar romance com dois membros diferentes e dispensar um deles é a forma primária. A outra ocorre imediatamente após missões de lealdade: existem 4 personagens que, ao se completar a lealdade, entrarão em conflito – Miranda com Jack e Tali com Legion. Você PODE acabar com a discussão dos membros se tiver pontos de Paragon ou Renegade suficientes e não perder a lealdade de ninguém, mas se você não seguiu o conselho de ser constante, terá que escolher um em detrimento do outro. O membro que você não escolheu perderá a lealdade, mas você pode reconquistá-la depois – mas isso exigirá um nível de Paragon/Renegade ainda mais alto do que o necessário para acabar com briga. De forma geral, Jack x Miranda se resolve mais fácil com Renegade, e Tali x Legion com Paragon – mas você pode muito bem usar qualquer uma das opções para dar um fim à tensão. A melhor dica nesse caso é salvar antes de fazer a lealdade do segundo membro, e tentar dispersar a briga da melhor forma possível ao terminar a missão – em caso de falha, recarregue seu save e tente depois.

5) Level 30: Se você fizer TUDO, vai acabar o jogo por volta do Level 27. Não há desespero nenhum: simplesmente inicie um novo jogo importando esse personagem, e algumas poucas missões depois você estará no Level 30. Caso não queira iniciar um jogo novo, porém, você pode deixar para fazer missões como Overlord, Shadow Broker e todas as Sidequests depois de terminar o jogo, recebendo um bônus de 25% de experiência por missão. Iniciar um novo jogo é mais rápido, porém.

6) Insane: diferentemente do X360, a dificuldade Insane já está aberta desde o início. Insane não é tenebrosamente difícil, mas não é nenhuma piada – pense no Crushing de Uncharted 2. Algumas missões – Horizon, Overlord, Reaper IFF e a última podem dar trabalho, mas são perfeitamente possíveis. Caso queira, deixe para fazer Insane em uma segunda Playthrough, com seu personagem mais evoluído.

E sem mais demoras, vamos nessa.


01. N7 Elite
Platina

Seu prêmio máximo em Mass Effect 2. Não é particularmente difícil, mas demora um bocado de tempo – mais ou menos 60 a 70 horas.


02. Highly Trained
Bronze

Assim que você puder acessar um dos Private Terminals na Normandy, vá até a opção Advanced Training e veja os três vídeos. Além do troféu, você receberá algumas boas dicas para o combate de ME2.


03. Missing in Action
Bronze

Relacionado à história. Você conseguirá o troféu logo após a primeira sequência jogável, quando salvar a tripulação.


04. Very Elusive
Bronze

Relacionado à história. Obtido logo após o primeiro encontro com The Illusive Man.


05. The Convict
Bronze

Relacionado à história. Complete a missão Dossier: The Convict.


06. The Krogan
Bronze

Relacionado à história. Complete a missão Dossier: Warlord.


07. The Archangel
Bronze

Relacionado à história. Complete a missão Dossier: Archangel.


08. The Professor
Bronze

Relacionado à história. Complete a missão Dossier: The Professor. Como esta é a missão que destrava os upgrades na Normandy, recomendo que a faça primeiro.


09. The Quarian
Bronze

Relacionado à história. Complete a missão Dossier: Tali. Esta é uma das 3 missões de Dossier do Ato 2, e como dito acima, alguns dizem que você pode simplesmente perder o recrutamento destes personagens. Embora eu não acredite ser possível, recomendo completar os 3 Dossiers o mais rápido possível.


10. The Justicar
Bronze

Relacionado à história. Complete a missão Dossier: The Justicar. Esta é uma das 3 missões de Dossier do Ato 2, e como dito acima, alguns dizem que você pode simplesmente perder o recrutamento destes personagens. Embora eu não acredite ser possível, recomendo completar os 3 Dossiers o mais rápido possível.


11. The Assassin
Bronze

Relacionado à história. Complete a missão Dossier: The Assassin. Esta é uma das 3 missões de Dossier do Ato 2, e como dito acima, alguns dizem que você pode simplesmente perder o recrutamento destes personagens. Embora eu não acredite ser possível, recomendo completar os 3 Dossiers o mais rápido possível.


12. Colony Defense
Bronze

Relacionado à história. Complete a missão em Horizon. Esta missão aparecerá depois que você completar os 4 Dossiers do Ato 1.


13. The Prodigal
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Miranda. NOTA: Após completar esta missão e a missão de lealdade de Jack, ambas entrarão em conflito. Se você tiver Paragon ou Renegade suficientes, poderá acabar com a tensão sem perder nenhuma das lealdades.


14. Ghost of the Father
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Jacob.


15. Catharsis
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Jack. NOTA: Após completar esta missão e a missão de lealdade de Miranda, ambas entrarão em conflito. Se você tiver Paragon ou Renegade suficientes, poderá acabar com a tensão sem perder nenhuma das lealdades.


16. Battlemaster
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Grunt.


17. Fade Away
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Archangel. Perceba que você pode terminar a missão com um final Paragon ou Renegade (decidindo se um certo alvo vive ou morre). Nenhuma das duas opções evita a lealdade de Archangel, mas pode ter ou não consequências em ME3.


18. The Cure
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Mordin.


19. Treason
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Tali. Esta é uma das missões de lealdade que você pode falhar. Para evitar isso, siga o pedido de Tali e não mencione nada sobre o pai dela aos juízes. Independentemente do resultado da missão, contanto que você siga o pedido dela, a lealdade será obtida. NOTA: Após completar esta missão e a missão de lealdade de Legion, ambos entrarão em conflito. Se você tiver Paragon ou Renegade suficientes, poderá acabar com a tensão sem perder nenhuma das lealdades.


20. Doppelganger
Bronze
Missable

Complete a missão de lealdade de Samara. Esta é uma das missões de lealdade que você pode falhar. Para evitar isso, primeiramente SALVE antes de começar a missão. Você tem que conseguir ir com Morinth para o apartamento. Isso depende unicamente do diálogo que você tem com ela (ela não responde bem a diálogos Paragon. Vá de Renegade com ela, sombrio, rude e misterioso), e você pode obter pistas do que ela gosta investigando o primeiro apartamento. O final da missão não influencia o troféu.


21. Cat’s in the Cradle
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Thane. Esta é uma das missões de lealdade que você pode falhar. Para evitar isso, primeiramente SALVE antes de começar a missão. Se a qualquer momento você falhar em avisar Thane a posição do alvo, você perderá a lealdade do drell. É simples, mas você pode se perder um pouco na primeira vez. Caso falhe, recarregue o save e tente de novo.


22. Friend or Foe
Bronze
Missable

Após completar Reaper IFF, você obterá “algo”. Vá para a sala de AI Core da Normandy (Level 3, logo depois da sala médica) e ative o “algo”. NÃO ENTREGUE O “ALGO” PARA CERBERUS, ATIVE-O SEM MEDO.


23. A House Divided
Bronze
Missable

Obtenha a lealdade de Legion. Você tem um espaço muito curto para esta missão, mas basta conversar com Legion uma vez e a missão estará aberta. Complete-a para obter a lealdade. NOTA: Após completar esta missão e a missão de lealdade de Tali, ambos entrarão em conflito. Se você tiver Paragon ou Renegade suficientes, poderá acabar com a tensão sem perder nenhuma das lealdades.


24. Ghost Ship
Bronze

Termine a missão Collector’s Ship. Esta missão se iniciará automaticamente após completar 5 missões do Ato 2.


25. Suicide Mission
Bronze

Relacionado à história. Use o Omega 4 Relay.


26. Mission Accomplished
Prata

Relacionado à história. Termine o jogo em qualquer dificuldade.


27. Against All Odds
Prata
Missable

Sobreviva à última missão (sim, são duas coisas diferentes). Refira a No One Left Behind para uma explicação detalhada de como garantir o máximo de sobrevivência.


28. Insanity
Ouro

Termine o jogo na dificuldade Insane. Você NÃO pode mudar a dificuldade. Insane é um bom desafio, mas pode ficar mais fácil se você terminar o jogo uma vez e importar seu personagem mais poderoso para tentar em uma segunda playthrough (fazer no insane direto, porém, não é nada proibitivo). Este troféu era problemtático antes do patch, mas aparentemente está resolvido agora.


29. No One Left Behind
Ouro
Missable

E lá vamos nós, o troféu mais trabalhoso de ME2. É um belo spoiler, então leia apenas se quiser ter as direções ou não se importar com isso.

Para este troféu, você deve manter todo o seu ESQUADRÃO vivo – a tripulação da Normandy NÃO conta para este troféu, mas pode ter algum impacto em ME3. A sobrevivência da TRIPULAÇÃO depende unicamente de quanto tempo você demorou para iniciar a última missão: se demorou 1 missão (que espero, para evitar dores de cabeça, ter sido a lealdade de Legion), apenas a garota abduzida em Horizon morrerá, e toda a tripulação será salva. Entre 2 e 4 missões, 50% da sua tripulação morrerá. Mais que isso, todos morrerão.

Vamos ao troféu propriamente dito, agora. A primeira coisa que você vai precisar são os upgrades da Normandy. Você precisará de:
1) Thanix Cannon
2) Heavy Ship Armor
3) Multicore Shielding

Não ter algum destes 3 upgrades VAI RESULTAR NA MORTE DE AO MENOS UM MEMBRO 100% DA VEZES, DURANTE A CENA DE INVASÃO DO ESPAÇO DOS COLLECTORS.

O segundo ponto importante é a lealdade. Resumidamente, quanto mais personagens leais, melhor, embora você POSSA fazer todos sobreviverem com alguns membros não-leais. Tente pegar a lealdade de todos, incluindo Kasumi e Zaeed – Zaeed é um ótimo reforço para a última parte da missão.

Durante a missão, você terá que escolher alguns membors do esquadrão para realizar tarefas enquanto progride pelos corredores infestados de Collectors. Abaixo eu darei direções gerais por partes da missão, bem como as melhores escolhas para cada tarefa. Lembre-se: quando eu colocar as melhores escolhas, estes personagens TEM QUE SER LEAIS E QUALQUER OUTRA ESCOLHA QUE NÃO ELES RESULTARÁ EM MORTE DE ALGUÉM. Vamos lá:

1) Os Dutos

a) Dutos de Ventilação: Tali, Legion ou Kasumi.

b) Líder do segundo grupo: Garrus, Miranda ou Jacob.

c) Estratégia: Durante a missão final, eu sempre gosto de manter Tali ou Legion no meu grupo (se não ambos), por causa do Drone. Harbinger está no ápice da maldade aqui e aparece toda maldita hora, mas tende a ignorar Shepard em favor do Drone. Seja rápido para evitar que o membro no ducto queime. São oito válvulas a abrir, e caso você chegue na última e esteja desesperado com o tempo, corra para ela e abra-a, a missão terminará imediatamente.

2) Marcha com Biotic

a) Especialista em Biotic: Jack ou Samara/Morinth. Ignore por completo o aviso de Miranda, não é qualquer Biotic que serve aqui. Qualquer outro que não uma das duas VAI morrer.

b) Líder do segundo grupo: Garrus, Miranda ou Jacob. Não precisa ser necessariamente o mesmo anterior.

c) Estratégia: Você estará confinado a um espaço pequeno e sem possibilidades de se movimentar muito. Tali e Legion comandam de forma absurda aqui, com os Drones caçando inimigos fora das bolhas e distraindo Harbinger enquanto você se recupera. A parte final com o Scion é chata (como todo encontro com Scions), mas não pior que Horizon.

3) Batalha Final

a) Escortar a tripullação Mordin, Tali, Jack ou Kasumi. Qualquer personagem leal serve, mas estes são os personagens mais fracos defensivamente para segurar o ataque dos Collectors – livre-se de um aqui. Particularmente, enviei Mordin, pois ele parece ser o mais propenso a morrer se algo der errado.

b) A linha de resistência OK, está é a parte que confunde muita gente. Contando Zaeed e Kasumi, você tem ao seu dispor 12 personagens. 1 deles você enviou de escorte e outros 2 irão com você empilhar corpos de Collectors, o que deixa 9 personagens para montar uma linha de resistência contra os Collectors. Cada personagem possui um certo número atribuído às suas capacidades defensivas: Zaeed, Garrus e e Grunt são de valor 3; Miranda, Jacob, Samara/Morinth Thane e Legion são valor 1; e Tali, Legion, Kasumi e Mordin são valor 0. Se o personagem for leal, o valor de defesa dele aumenta em um ponto. Você precisa que a média de pontos defensivos seja maior que 2.0 para garantir a sobrevivência de todos. Como estamos mexendo com 9 personagens (caso você não tenha recrutado alguém, refaça as contas com o valor apropriado), a somatória das defesas deve dar 18.