Após o estúdio ter sido adquirido pela Embracer Group e também ter adiantado o que pode ser seus próximos projetos, a 4A Games revelou um pouco mais do que gostaria de fazer com a franquia Metro, principalmente quanto a criar um componente multijogador.
Em uma entrevista ao site VideoGamesChronicle, o produtor dos jogos Metro, Jan Bloch, disse um pouco mais de como seria trazer algo multiplayer para um franquia conhecida pela sua qualidade com singleplayer. Bloch diz que entendem que a mesma quantidade de recursos gasto em conteúdo single player também será usado em algo multiplayer, portanto, criar ambas experiências ao mesmo tempo é algo que precisaria de várias mudanças e sacrifícios. Como exemplo, seria necessário reduzir drasticamente a qualidade da experiência solo de Metro para criar algo multijogador.
Bloch ainda comenta que já foram feitos protótipos quanto a isso, mas que nenhum foi adiante. A ideia é não criar uma experiência genérica com isso, mas sim aproveitar o modo e a franquia da forma certa.
Complementando essa discussão, o CEO da 4A Games, Dan Sharpe, comentou sobre como a parceria com a Saber Interactive pode ajudar nisso. Sharpe diz que é interesse da desenvolvedora e também da publisher em criar a experiência correta com algo multijogador para Metro e essa parceria é fundamental para que isso ocorra no futuro. A ideia é que a Saber Interactive forneça recursos fundamentais para isso, como tecnologias e conhecimento e que será possível criar algo impressionante com tudo isso em mãos.