E essas liberdades que voc\u00eas tomam, elas passam por algum comit\u00ea que fala \u201cisso pode, isso n\u00e3o pode\u201d e tem algum caso que voc\u00eas gostariam muito de fazer algoe realmente conseguiram?<\/strong><\/p>\nO objetivo sempre foi ser fiel ao Dune. Tudo o que a gente faz a n\u00edvel art\u00edstico, e ainda a n\u00edvel de conceito, passa sempre objetivamente por ser Dune e tem que se sentir Dune. N\u00e3o \u00e9 s\u00f3 a n\u00edvel de arte, a n\u00edvel de mec\u00e2nicas de algo que proteja o que est\u00e1 escrito nos livros. H\u00e1 sempre aquilo que fiemos e que precisa ser avaliado posteriormente, mas at\u00e9 agora n\u00e3o temos tido nada rejeitado. Eles s\u00e3o bastante flex\u00edveis, mas tamb\u00e9m realmente precisa ser fiel aos livros e aos filmes.<\/p>\n
Como \u00e9 que funciona esse processo de passar algo do papel ao jogador, diferenciando aquilo que \u00e9 material original e material adaptado?<\/strong><\/p>\nImediatamente vai do game design em primeiro lugar, os diretores de arte, com sua fun\u00e7\u00e3o de fazer a ponte entre os designers, as mec\u00e2nicas do jogo, at\u00e9 \u00e1reas de mapas e mais em visuais. Essa \u00e9 a ideia inicial de uma mec\u00e2nica, a\u00ed sim vai para o papel, vai para o conceito, vai para todas as ferramentas que a gente tem e depois avaliar como define aquela ideia.<\/p>\n
Da\u00ed trabalhamos com os mais diversos especialistas na equipe, das mais diversas \u00e1reas, para seguir com esse conceito. Isso pode passar da parte de engenheiros, arquitetos de software, designers e desenvolvedores, at\u00e9 se tornar uma ilustra\u00e7\u00e3o, um prot\u00f3tipo, at\u00e9 virar algo 3D e ser inclu\u00eddo no jogo.<\/p>\n
Percebemos que voc\u00eas criaram logo na primeira \u00e1rea um ambiente enorme. Qual \u00e9 essa dificuldade, esse desafio de voc\u00ea criar essencialmente trechos detalhados numa escala bem maior. Quais s\u00e3o os principais desafios a levar a cria\u00e7\u00e3o desse mundo?<\/strong><\/p>\nPrimeiro \u00e9 que ele n\u00e3o seja entediante e esse \u00e9 um ponto bem levantado. Como deixar uma \u00e1rea t\u00e3o grande, como o deserto, ser interessante. Sendo assim, tentamos variar e inserir elementos, como ve\u00edculos, Sand bikes e mais. Mas mesmo na parte inicial, variamos os biomas e inserimos a ideia de terra formar Arrakis, criar vegeta\u00e7\u00e3o, etc. Os ecolabs, por exemplo, ter\u00e3o cada uma experi\u00eancia diferente, sendo hostis, densos, as vezes como selvas e tudo feito de maneira suave e n\u00e3o for\u00e7ada. A ideia \u00e9 uma constru\u00e7\u00e3o de mundo que seja realista e que o jogador entenda a raz\u00e3o daquilo existir.<\/p>\n
No geral h\u00e1 uma grande variedade, como os hubs, cidades, ecolabs j\u00e1 citados e muito outros elementos que n\u00e3o vou citar agora.<\/p>\n
\u00c9 um mundo enorme e bem detalhado. Aproveitando isso, como foi tamb\u00e9m o processo de cria\u00e7\u00e3o de personagens? Voc\u00eas tiveram a liberdade de utilizar o material original, mas voc\u00eas tamb\u00e9m criaram personagens novos, como foi todo esse processo?<\/strong><\/p>\nDa mesma maneira que nos baseamos para a arquitetura e para os ve\u00edculos, tamb\u00e9m tomamos inspira\u00e7\u00e3o nos diversos personagens desse universo, como Atreides, na composi\u00e7\u00e3o de todos os personagens. De toda forma, o progresso do jogador depende dele mesmo e da forma como quer se vestir ou jogar. Um estilo de armaduras, roupas, equipamentos, habilidade e mais s\u00e3o baseados no jogo, mas tentamos ser fi\u00e9is ao universo e dar as op\u00e7\u00f5es condizentes com isso.<\/p>\n
Ouvi que h\u00e1 muita liberdade sobre quem voc\u00ea pode se aliar ou n\u00e3o. O time de desenvolvimento teve hist\u00f3rias assim? De voc\u00eas jogarem entre si e criarem intrigas entre si no jogo?<\/strong><\/p>\nSim. Apesar de ser um desenvolvedor, por incr\u00edvel que pare\u00e7a, n\u00e3o tenho muito tempo para jogar. Mesmo assim, as hist\u00f3rias no est\u00fadio \u00e9 de que usaram diversos desses artif\u00edcios j\u00e1. Um exemplo era entrar numa guilda e depois de um tempo come\u00e7ar a roubar ou atacar ela como um infiltrado.<\/p>\n
De toda forma \u00e9 algo que queremos no jogo, usar essa pol\u00edtica do universo e estar presente ali nos conflitos, como decidir se vai apoiar ou enfrentar uma outra guilda que est\u00e1 crescendo.<\/p>\n
Passando um pouco para a hist\u00f3ria, sobre tudo o que j\u00e1 existe de material e o que est\u00e1 sendo criado s\u00f3 para o jogo, como \u00e9 feito esse equil\u00edbrio, principalmente quando o jogador est\u00e1 auxiliando na cria\u00e7\u00e3o dessa hist\u00f3ria?<\/strong><\/p>\nEnt\u00e3o, o jogo tem uma hist\u00f3ria, essencialmente para o PvE, que \u00e9 uma hist\u00f3ria ditando os eventos e desenvolvimento do jogador. Acontece em um universo paralelo, mas que serve ao seu prop\u00f3sito de introduzir o universo e garantir ao jogador o senso de evolu\u00e7\u00e3o, uma jornada de diversas tarefas que v\u00e3o surgindo e sendo completadas. Eu n\u00e3o quero entrar em muitos detalhes, mas sugiro acompanhar e aproveitar no jogo, muito pela qualidade, plot twists que te d\u00e3o aquela sensa\u00e7\u00e3o de \u201cWTF!?\u201d e mais.<\/p>\n
Ap\u00f3s isso, os jogadores v\u00e3o seguir seus caminhos cont\u00ednuos, no PvE e PvP, ou somente um deles se quiser. Haver\u00e1 uma liberdade total para seguir sua jornada ap\u00f3s a campanha principal, mas ainda estaremos respeitando a lore de Dune e tudo mais o que j\u00e1 foi visto nos livros e filmes, sem entrar em mais detalhes tamb\u00e9m.<\/p>\n
E j\u00e1 que o jogo est\u00e1 para ser lan\u00e7ado, qual \u00e9 a expectativa de lan\u00e7ar um MMO?Como estamos tratando de um jogo que \u00e9 altamente complexo em termos de sistema, conectividade, e v\u00e1rias mec\u00e2nicas, qual \u00e9 a expectativa para o lan\u00e7amento? <\/strong><\/p>\nDune: Awakening \u00e9 um survival, open world e MMO. Nosso principal foco foi em entregar, e assim espero que aconte\u00e7a, um jogo progressivo que vai ajudar qualquer um a entrar e se acostumar. Que vai pegar na m\u00e3o do jogador e introduzir o universo, mec\u00e2nicas e mais at\u00e9 certo ponto e que depois deixa cada um seguir seu caminho. \u00c9 um jogo feito para n\u00e3o criar frustra\u00e7\u00e3o e sim para ser divertido, mesmo para os que nunca jogaram algo survival ou MMO na vida. Que possa aprender at\u00e9 tal ponto as mec\u00e2nicas de PvE e decidir ficar nisso ou avan\u00e7ar para o PvP e ver ali a intera\u00e7\u00e3o com outros jogadores.<\/p>\n
Sabemos que um MMO \u00e9 fundamentado em diversas atividades que, com o tempo, podem ficar repetitiva e tamb\u00e9m mec\u00e2nicas aprendidas que perdem o interesse. A ideia \u00e9 ter um conjunto de op\u00e7\u00f5es grande que que o jogador se sinta confort\u00e1vel e tamb\u00e9m interessado em explorar mais daquilo. No fim, \u00e9 um jogo que espero abra\u00e7ar e buscar diversos jogadores.<\/p>\n
Excelente. Algum \u00faltimo coment\u00e1rio que voc\u00ea gostaria de fazer para os jogadores e o p\u00fablico brasileiro?<\/strong><\/p>\nO que eu queria dizer, especificamente do jogo, \u00e9 que o Dune: Awakening \u00e9 uma experi\u00eancia completamente \u00fanica e inovadora dentro dos survival games. \u00c9 uma experi\u00eancia completamente diferenciada de tudo o restoe pode cativar at\u00e9 os leitores da literatura de Dune, dos filmes e at\u00e9 daqueles que nunca pensaram em jogar.<\/p>\n
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