Blindfire<\/em>\u00a0nasceu de um exerc\u00edcio de design que o designer l\u00edder, Matt Dunthorne, realiza todos os meses, conhecido como \u2018Shatterday\u2019, no qual a equipe da desenvolvedora Double Eleven se divide em grupos e enfrenta desafios de design hipot\u00e9ticos.<\/p>\nEm um desses Shatterdays, um grupo apresentou uma ideia que ele achou imposs\u00edvel de ignorar.<\/p>\n
\u201cAssim que ouvi a proposta, soube que era algo especial \u2013 havia eletricidade na sala quando falaram sobre isso e n\u00e3o consegui tirar da cabe\u00e7a por dias\u201d, diz Dunthorne. \u201cA coisa mais bonita sobre o conceito, na minha opini\u00e3o, \u00e9 a pureza da ideia central, n\u00e3o h\u00e1 excessos e pode ser explicada em uma \u00fanica frase.<\/p>\n
\u201c\u00c9 uma sala completamente escura, voc\u00ea tem uma arma, assim como seus inimigos\u2026 boa sorte!\u201d<\/p>\n
Essa ambienta\u00e7\u00e3o, por mais simples que seja, muda imediatamente as regras em compara\u00e7\u00e3o com a experi\u00eancia usual de um jogo de tiro, segundo Dunthorne: \u201cPercebemos muito rapidamente que o ambiente escuro significava que muitas das regras t\u00edpicas de design para um jogo de tiro n\u00e3o se aplicavam mais. Parece exagero, mas apagar as luzes muda tudo.\u201d<\/p>\n
Nessas arenas completamente escuras, a \u00eanfase \u00e9 colocada em um jogo mais lento e t\u00e1tico, durante o qual os jogadores s\u00e3o for\u00e7ados a considerar as consequ\u00eancias de cada tiro que d\u00e3o. Quando uma arma \u00e9 disparada, o barulho \u2013 combinado com o clar\u00e3o da boca do cano, t\u00edpico de filmes de Hollywood \u2013 essencialmente coloca um alvo nas suas costas para todos os outros.<\/p>\n
No entanto, qualquer um que se mova para te derrubar tamb\u00e9m acabar\u00e1 destacando sua pr\u00f3pria posi\u00e7\u00e3o, e isso pode rapidamente se transformar em caos.<\/p>\n
\u201cElimina\u00e7\u00f5es s\u00e3o menos sobre pura habilidade de tiro e mais sobre o uso inteligente de pistas no ambiente\u201d, diz Dunthorne. \u201cMover-se com cautela, ouvir atentamente e pensar em qual alvo atacar, al\u00e9m de considerar quem pode estar esperando nas sombras para te eliminar tamb\u00e9m. \u00c9 um desafio \u00fanico que for\u00e7a voc\u00ea a jogar de maneira diferente.\u201d<\/p>\n <\/figure>\nEntrando no jogo<\/strong><\/h2>\nO modo t\u00edpico de\u00a0Blindfire<\/em>, Bodycount, pode ser jogado nas variantes Free-For-All ou Team, permitindo que os jogadores entrem sozinhos ou em grupo com amigos. Bodycount \u00e9 uma partida para marcar o maior n\u00famero de pontos em cinco rodadas, mas cada jogador tem apenas uma vida por rodada.<\/p>\nA maneira mais direta de vencer a partida \u00e9 se posicionar bem em cada rodada, mas se esconder no escuro e aparecer apenas para o tiro final n\u00e3o vai te render muitos pontos. Jogadas habilidosas, como acertar tiros na cabe\u00e7as, m\u00faltiplas elimina\u00e7\u00f5es, primeiro dano ou sobreviver sem sofrer nenhum dano, resultar\u00e3o em mais pontos \u2013 voc\u00ea \u00e9 incentivado a se envolver na a\u00e7\u00e3o para obter os melhores resultados.<\/p>\n
\u201cVencer \u00e9 sobre encontrar o equil\u00edbrio certo entre simplesmente sobreviver e ser ousado\u201d, acrescenta Dunthorne. \u201cO placar pode ser virado de cabe\u00e7a para baixo a qualquer momento, o que torna as partidas muito emocionantes e disputadas at\u00e9 o \u00faltimo momento.\u201d<\/p>\n
N\u00e3o s\u00e3o apenas as posi\u00e7\u00f5es dos inimigos que voc\u00ea precisar\u00e1 rastrear \u2013 voc\u00ea tamb\u00e9m vai precisar estar ciente de onde est\u00e3o seus pr\u00f3prios companheiros de equipe, pois fogo amigo \u00e9 um perigo real no escuro.<\/p>\n
Os jogadores s\u00e3o destacados com cores diferentes para ajudar a diferenciar entre amigo e inimigo, mas voc\u00ea ainda vai precisar pensar rapidamente no calor da batalha para n\u00e3o ferir um dos seus.<\/p>\n
\u201cUma grande parte do jogo \u00e9 entender quando atirar e quando n\u00e3o atirar, e quer\u00edamos garantir que isso permanecesse intacto nos nossos modos de equipe\u201d, explica Dunthorne.<\/p>\n
\u201cNo Team Bodycount, essa import\u00e2ncia \u00e9 multiplicada, voc\u00ea precisa ter certeza de que os passos que acabou de ouvir atr\u00e1s de voc\u00ea s\u00e3o de um inimigo e n\u00e3o de um companheiro de equipe.\u201d<\/p>\n
Se voc\u00ea tiver o azar de ser eliminado, o jogo ainda n\u00e3o acabou. Blindfire apresenta v\u00e1rias armadilhas baseadas em luzes para pegar jogadores desatentos. Luzes de palco acender\u00e3o e apagar\u00e3o intermitentemente, port\u00f5es de seguran\u00e7a se iluminar\u00e3o quando atravessados, e um holofote a\u00e9reo iluminar\u00e1 jogadores desavisados se n\u00e3o estiverem atentos.<\/p>\n
A beleza desse sistema \u00e9 que, quando os jogadores est\u00e3o fora da rodada, eles assumem o controle dessas armadilhas, permitindo que perturbem os oponentes sobreviventes com pistas visuais e sons potencialmente devastadores.<\/p>\n <\/figure>\nO som da viol\u00eancia<\/strong><\/h2>\nFalando em ru\u00eddos,\u00a0Blindfire<\/em>\u00a0coloca uma grande \u00eanfase no som em vez de sua visibilidade limitada, e o design de \u00e1udio \u00e9 a pedra angular de toda a experi\u00eancia: \u201cQuer\u00edamos garantir que os jogadores pudessem ter confian\u00e7a suficiente na localiza\u00e7\u00e3o dos inimigos para arriscar um tiro usando apenas o \u00e1udio\u201d, explica Dunthorne.<\/p>\n\u201cIsso foi um grande desafio, mas usamos todos os truques poss\u00edveis para tornar a paisagem sonora ao seu redor leg\u00edvel, com o posicionamento e a intensidade de cada som dando uma \u00f3tima compreens\u00e3o do que est\u00e1 acontecendo no escuro o tempo todo.\u201d<\/p>\n
Com isso em mente, os jogadores t\u00eam duas op\u00e7\u00f5es ao realizar qualquer a\u00e7\u00e3o que fa\u00e7a barulho \u2013 r\u00e1pida e alta, ou lenta e silenciosa \u2013 e o m\u00e9todo escolhido depender\u00e1 da situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
\u201cPor exemplo, durante um tiroteio ca\u00f3tico, voc\u00ea pode n\u00e3o se importar tanto em [usar a fun\u00e7\u00e3o de recarga r\u00e1pida], inserindo um novo carregador rapidamente e jogando o antigo no ch\u00e3o. Mas quando voc\u00ea est\u00e1 perseguindo algu\u00e9m, ter\u00e1 a op\u00e7\u00e3o de inserir o carregador cuidadosamente com o m\u00ednimo de ru\u00eddo poss\u00edvel\u201d, acrescenta Dunthorne.<\/p>\n
Felizmente, voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 apenas se esgueirando no escuro esperando que algu\u00e9m se revele \u2013 Blindfire oferece a cada jogador uma habilidade chamada Echo, que revela brevemente os contornos do seu entorno imediato.<\/p>\n
O jogo tamb\u00e9m possui um recurso chamado \u201cLast Known Position\u201d (\u00daltima Posi\u00e7\u00e3o Conhecida em tradu\u00e7\u00e3o livre) \u2013 que revelar\u00e1 os \u00faltimos movimentos de um oponente se ele estiver dentro do alcance da varredura.<\/p>\n
\u201cNavegar no escuro \u00e9 muito mais f\u00e1cil durante um Echo, ent\u00e3o pode ser realmente \u00fatil para se aproximar de algu\u00e9m que voc\u00ea est\u00e1 rastreando ou para ajudar a evitar o fogo cruzado quando as balas come\u00e7am a voar\u201d, diz Dunthorne. \u201cEcho \u00e9 realmente poderoso, ent\u00e3o h\u00e1 um grande tempo de recarga entre os usos. Voc\u00ea realmente precisa guard\u00e1-lo para quando ele tiver o maior impacto.\u201d<\/p>\n <\/figure>\nQuanto ao seu equipamento,\u00a0Blindfire<\/em>\u00a0est\u00e1 mantendo as coisas simples para o lan\u00e7amento de acesso antecipado. Todos os jogadores t\u00eam acesso \u00e0s mesmas habilidades e armas, o que cria um campo de jogo verdadeiramente equilibrado.<\/p>\nHoje, voc\u00ea ter\u00e1 a escolha de duas armas: A Mantis \u00e9 uma pistola precisa e poderosa, enquanto a Abolition \u00e9 uma espingarda feroz que pode ser disparada rapidamente.<\/p>\n
\u201cA Mantis \u00e9 a arma cl\u00e1ssica de\u00a0Blindfire<\/em>\u00a0\u2013 h\u00e1 algo incrivelmente puro em usar uma arma t\u00e3o simples em nossa ambienta\u00e7\u00e3o de jogo \u00fanico\u201d, diz Dunthorne. \u201cO jogador precisa acertar v\u00e1rios tiros para derrubar seu alvo com esta arma, o que significa que ele deve ter certeza de que pode vencer o tiroteio rapidamente ou corre o risco de ser iluminado como uma \u00e1rvore de Natal.\u201d<\/p>\n\u201cA Abolition \u00e9 uma fera de espingarda. A curta dist\u00e2ncia, \u00e9 absolutamente mortal, ent\u00e3o se voc\u00ea ouvir algu\u00e9m por perto, pode querer pensar em atirar primeiro. No entanto, se voc\u00ea errar a dist\u00e2ncia do tiro, ficar\u00e1 completamente exposto. Essa din\u00e2mica adiciona um toque ca\u00f3tico \u00e0 f\u00f3rmula de\u00a0Blindfire<\/em>.\u201d<\/p>\nA equipe planeja adicionar armas adicionais regularmente \u00e0 medida que Blindfire se desenvolve, mas por enquanto, o foco \u00e9 se familiarizar com seus elementos t\u00e1ticos \u00fanicos, em vez de uma variedade de armas.<\/p>\n
O objetivo, como explica Dunthorne, \u00e9 eliminar \u201cequipamentos tradicionais\u201d e garantir que a vit\u00f3ria dependa da estrat\u00e9gia e execu\u00e7\u00e3o, e n\u00e3o do equipamento que voc\u00ea est\u00e1 carregando.<\/p>\n
\u201cComo todos est\u00e3o em igualdade de condi\u00e7\u00f5es, o sucesso depende de qu\u00e3o rapidamente os jogadores se adaptam \u00e0s condi\u00e7\u00f5es em constante mudan\u00e7a e tomam decis\u00f5es t\u00e1ticas sob press\u00e3o\u201d, acrescenta Dunthorne. \u201cDescobrimos que essa abordagem tem promovido um ambiente mais competitivo, onde nenhum jogador tem vantagem.\u201d<\/p>\n <\/figure>\nFa\u00e7a-se luz<\/strong><\/h2>\nSuas t\u00e1ticas podem at\u00e9 levar em conta quanto tempo passou. Enquanto o mapa come\u00e7a completamente no escuro, a luz ser\u00e1 introduzida lentamente de v\u00e1rias maneiras durante o curso de uma rodada.<\/p>\n
Dunthorne nos diz que o objetivo \u00e9 manter as rodadas de\u00a0Blindfire<\/em>\u00a0r\u00e1pidas, e uma maneira de impedir que as pessoas se escondam em cantos escuros por longos per\u00edodos de tempo \u00e9 expuls\u00e1-las com luz. Pense nisso como um battle royale \u2013 as luzes s\u00e3o acesas lentamente nos cantos das arenas, depois nas laterais, e as partes escuras do mapa v\u00e3o diminuindo gradualmente.<\/p>\nEventualmente, todas as luzes da arena se acender\u00e3o, e um tiroteio ocorrer\u00e1 quando todos os jogadores se tornarem vis\u00edveis uns para os outros. \u201cEssa onda de tens\u00e3o e al\u00edvio sobe e desce v\u00e1rias vezes por rodada e \u00e9 uma sensa\u00e7\u00e3o incr\u00edvel. Honestamente, n\u00e3o \u00e9 como nada que j\u00e1 vimos\u201d, diz Dunthorne.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A Double Eleven anunciou Blindfire, um jogo de tiro em primeira pessoa multijogador que se passa no escuro. Ele já está disponível em Acesso Antecipado para Xbox Series e PC via Steam e Epic Games Store, sendo que uma versão para PlayStation 5 será lançada no final de 2024. O texto abaixo foi publicado […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":556607,"comment_status":"open","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[9,966,362,12],"tags":[12996],"class_list":{"0":"post-556606","1":"post","2":"type-post","3":"status-publish","4":"format-standard","5":"has-post-thumbnail","7":"category-noticias","8":"category-playstation-5","9":"category-trailer","10":"category-videos","11":"tag-blindfire","12":"njogo-blindfire"},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/556606"}],"collection":[{"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=556606"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/556606\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":556609,"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/556606\/revisions\/556609"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/556607"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=556606"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=556606"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/psxbrasil.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=556606"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}