Atualização: veja o vídeo legendado do hands-on e de Astro’s Playroom logo abaixo.

Como prometido ontem, Geoff Keighley fez uma transmissão ao vivo relativamente curta na qual ele demonstrou o DualSense, o novo controle do PlayStation 5, e jogou um pouco de Astro’s Playroom (jogo que vem instalado gratuitamente em todos os PS5).

Primeiramente, Geoff falou um sobre como é a sensação de segurar o DualSense. Ele disse que o peso é basicamente o mesmo do DualShock 4, mas um pouco mais robusto.

A principal novidade, como já divulgada bastante no passado, é o feedback háptico. Com ele, você sente coisas como uma tempestade apenas pelo rumble. Os gatilhos adaptáveis também existem nos botões L2 e R2 do DualSense, sendo que Geoff diz que você pode sentir, por exemplo, um arco sendo puxado, pois há uma espécie de “resistência” ao apertar o botão (que é programada para cada caso). Ainda sobre o DualSense, Geoff elogiou o áudio do controle.

Após esses comentários iniciais, podemos ver um gameplay curto de Astro’s Playroom, jogo que vem instalado em todos os PS5 e é um simples jogo de plataforma. Apesar de ser gratuito e servir para demonstrar as funcionalidades do DualSense, Geoff diz que o game leva “várias horas” para ser finalizado.

Depois do gameplay, Geoff entrevistou Eric Lempel, vice-presidente sênior e chefe de marketing e experiência do consumidor na Sony Interactive Entertainment. A conversa foi bastante básica, abordando tópicos como o que os desenvolvedores podem fazer com o controle. Ou seja, não tivemos novidades significativas.

Porém, algumas informações interessantes surgiram:

  • A essa altura, a Sony gostaria de ter mostrado o DualSense e o PS5 “ao vivo” para todo mundo, como em lojas, etc. Mas considerando o cenário mundial, isso não é possível;
  • A pré-venda do PlayStation 5 não será anunciada “do nada”. A Sony falará com antecedência quando os fãs poderão fazer a pré-compra do console;
  • Lempel deu indícios de que não veremos outra cor do PS5 em seu lançamento, mas mais sobre isso será discutido no futuro.

Veja abaixo a transmissão na íntegra. O PlayStation 5 será lançado no fim de 2020.