O PlayStation 5 foi lançado ontem nos EUA e outros mercados e, como qualquer outro produto eletrônico, existe a chance de alguns usuários terem problemas com unidades defeituosas. Da mesma forma, existem algumas coisas que estão ocorrendo com muitos PS5 de forma generalizada, portanto saiba o que está sendo relatado e como evitar.

Download no Limbo

De acordo com o site IGN, é possível de acontecer de um download de um conteúdo do PS5 ficar no limbo. O PS5 está sofrendo de um bug que faz com que os jogos e aplicativos sejam pegos em um estado de “na fila para download” ou erro, com a única correção atual aparentemente sendo redefinir o console para as suas configurações de fábrica (formatá-lo, basicamente).

O bug – que foi sofrido por pelo menos três membros da equipe IGN, entre muitos outros – parece ocorrer quando um produto é definido para download pela primeira vez. O bug pode então assumir duas formas, colocando o jogo na fila para downloads ou simplesmente acusar um erro. Ambos solicitarão que você verifique o menu Downloads, que por sua vez não mostra nada.

O resultado é que seu jogo está preso no limbo – ele não baixa e não pode ser cancelado e baixado novamente. Em todos os casos, a biblioteca PS5 mostrará que você possui o jogo / aplicativo, mas verificar a PS Store dirá que não, e pedirá que você o compre.

Um grande número de relatos ocorreu para Call of Duty: Black Ops Cold War (com o download da versão PS4 aparentemente normal), que foi lançado hoje. Mas não é um bug específico – os relatos mencionam diversos jogos do console.

Por um lado positivo, redefinir o console para a configuração de fábrica soluciona o problema.

Atualização: o site Polygon menciona que o download no limbo pode acontecer se o arquivo for maior que o espaço disponível no PS5. Ou seja, se você mandar baixar algo que esteja acima do que tem livre no seu SSD. Mas não é algo certo também.

Rest Mode (Modo de Repouso)

O PlayStation 5, assim como o PS4, pode ficar num modo de repouso (standby) com a luz laranja. Dessa forma, o console gasta muito menos energia e continua realizando downloads ou oferecendo energia para carregar o DualSense, por exemplo.

No entanto, há muitos relatos de usuários que estão sofrendo problemas com esse modo. Não há uma lógica certa ainda, mas o que acontece é que, quando o PS5 sai do modo de repouso (ou seja, você liga o console), ele basicamente acusa que precisa recriar o banco de dados. Além disso, há pessoas que apontam especificamente para Marvel’s Spider-Man Remastered. Parece que, se você colocar o PS5 no modo de repouso com o jogo remasterizado ainda aberto (rodando), é praticamente certo que o console sofrerá o problema.

Na maioria dos casos, basta ligar o console e você terá que recriar o banco de dados. Porém, há um pequeno número de pessoas que não estão conseguindo mais ligar o PS5. Quem relatou esse problema foi Jeff Gerstmann (abaixo).  O YouTuber ACG, que disse que seu PS5 morreu, não deu detalhes, mas há uma especulação que tenha sido um caso similar a esse.

HDD Externo

De uma forma similar ao bug relatado acima, em que o PS5 exige que o banco de dados seja recriado, usuários estão relatando que o PS5, quando você roda um jogo de PS4 a partir do HDD externo, pode sofrer do mesmo problema (via Push Square).

Barulhos no PS5

O PS5 é um console extremamente silencioso. Por conta disso, qualquer barulho que acontece nele já deixará qualquer usuário neurótico. Os relatos que estão acontecendo agora é por conta do chamado Coil Whine (estalo de bobina ou algo similar). Não é da ventoinha esse problema, mas sim da parte elétrica. E não é exatamente um problema, é um barulho digamos assim normal que pode acontecer em alguns aparelhos – mas não é um indicativo de que o console esteja com defeito.

E conosco? Algum problema?

Estamos com o PS5 desde o dia 4 de novembro e não tivemos nenhum problema sério. Quando inseri minha conta no console pela primeira vez e mandei restaurar as licenças para que ele reconhecesse os jogos que eu possuo, o PS5 deu problema no banco de dados, reiniciou sozinho e tudo se ajeitou perfeitamente em seguida.

Quanto a aquecimentos, o PS5 não possui relatos até o momento e nós também não sofremos nada nesse sentido. Após longas sessões do console ligado, você não sente quase nada de calor nas aberturas do aparelho.

Em relação a barulhos, o PS5 é silencioso de fato. Mas posso dizer uma única coisa que acontece, mas é geral também de aparelhos eletrônicos: ontem, após jogar 4h30 diretas de Demon’s Souls, desliguei o console e ele ficou por cerca de 10 minutos dando alguns estalos esporádicos. Sabe aquele som que sua TV faz de madrugada? Ou em algum momento que ela está parada, não funcionando e rola um “téc”? É exatamente esse. É também algo normal de aparelhos eletrônicos e, neste caso, por conta da temperatura do ambiente, principalmente.

Por fim, um único outro problema que podemos relatar é que, em um dado momento, Demon’s Souls não abria. Aparecia a tela de início (com a arte, da mesma forma que ocorre no PS4) e não saía disso. O console, porém, não estava travado e inclusive eu podia iniciar outros games. Já Demon’s Souls não abria nem em outra conta. Ao reiniciar o console, o problema foi solucionado.

Resumindo…

O PS5 não aparenta ter problemas sérios generalizados até o momento (como o famoso auto eject do PS4 Fat, por exemplo). No entanto, se você deseja uma recomendação nossa, evite de fazer essas duas coisas:

  • Não use o PS5 no modo de repouso. Desligue o console sempre que não for utilizá-lo ou deixe-o ligado normalmente se tiver que baixar algum jogo;
  • Não utilize HDD externos, principalmente para jogar títulos de PS4.

Não estamos dizendo que fazer essas duas coisas causará problemas ao seu PS5 – longe disso. É bem provável que você possa fazer isso tudo sem problema algum. Mas, se for possível, evite até que seja completamente seguro.