Trophy Guides

Trophy Guide – Jet Set Radio HD

Jet Set Radio HD pode não ter sido o port dos sonhos de muita gente, como mostrei na minha análise do jogo, mas ainda assim ele é um jogo único e merece ser conhecido por mais pessoas.

Logotipo do jogo
Ouro 2 Prata 2 Bronze 5

Total: 9

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum
Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: 1 vez e meia, no mínimo
Tempo estimado: Entre 10 e 20 horas
Dificuldade: Fácil

Jet Set Radio HD pode não ter sido o port dos sonhos de muita gente, como mostrei na minha análise do jogo, mas ainda assim ele é um jogo único e merece ser conhecido por mais pessoas.

Ele também é um jogo com um conjunto bem pequeno de troféus. Infelizmente a SEGA não deu muita atenção para este aspecto na versão de PS3, já que além de não haver um troféu de platina, ainda há apenas 9 troféus, ao contrário dos 30 achievements da versão de Xbox 360. Os troféus, além disso, são muito mais fáceis de obter do que a maioria dos achievements, o que é uma pena, já que diminui um pouco a "vida útil" deste jogo.

O caminho para fazer 100% é bem simples na teoria, mas na prática pode ser difícil para alguns. Apesar de nenhum troféu poder ser perdido, caso você não atinja alguns objetivos nas fases terá que jogar novamente para alcançá-los. Então caso queira fazer 100% o mais rápido possível, siga estes passos:

  1. Complete o tutorial do jogo. Este troféu pode ser difícil para quem não jogou Jet Grind Radio, pois o tutorial exige que você faça um grind infinito pela estação de ônibus de Shibuya e nem todo mundo consegue aprender os comandos rapidamente. O segredo aqui é treinar, treinar e treinar. Sempre pule no último instante possível, para chegar mais longe com os seus pulos, e controle o seu personagem no ar para acertar o pouso nos trilhos (ou nas placas onde você deve fazer wall ride). Completando o tutorial, você vai ter a habilidade necessária para as próximas etapas.
  2. Crie seus grafites nos 3 diferentes tamanhos. O editor de grafites é esquisito e muito simplificado, mas você pode criar qualquer coisa (até mesmo só com um ponto de tinta) nos 3 diferentes tamanhos, salvar e ganhar o troféu ao final do terceiro.
  3. Complete o modo de história com ranking JET em todas as fases. Além dos troféus relacionados a terminar o jogo, que exigem que você apenas complete as fases, o troféu de habilitar todos os personagens exige o maior nível de pontuação em todas as fases principais. Você pode pegar JET nas diferentes fases em várias rodadas de jogo, caso deseje. Ou seja, se perder um JET em uma fase, caso não queira fazê-la de novo imediatamente, pode jogar todo o jogo novamente e tentar novamente. Neste passo, tente coletar o máximo de Graffiti Souls (os itens flutuantes que liberam novos grafites) para adiantar o passo #5.
  4. Complete todas as 15 fases opcionais (3 em cada uma das 5 fases) com qualquer ranking. Depois de terminar o jogo, em cada uma das 5 áreas principais serão habilitados 3 modos de jogo: Jet Graffiti, Jet Technique e Jet Crush. Termine todos com qualquer pontuação e o troféu será seu. Novamente, tente pegar os Graffiti Souls que encontrar pelo caminho, para agilizar o próximo passo.
  5. Colete os Graffiti Souls restantes. Com certeza você deve ter vários deles neste ponto, já que a maioria está em lugares óbvios. Porém, alguns estão bem escondidos e/ou são bem difíceis de pegar. Prepare-se para ter alguma dor de cabeça aqui, caso não se adapte muito bem aos controles.
  6. Comece novamente o modo história, com o objetivo de recrutar o último personagem do jogo. Você vai ter que chegar ao final do capítulo 2 para consegui-lo. É importante observar que nesta rodada, você obrigatoriamente vai ter que terminar a missão "Monster Of Kogane" antes da "Benten Boogie". Mais informações na descrição do troféu "The gangs all here".

Pronto, agora você fez 100% e já pode ser feliz.

 
01. We got us a crew
Bronze

Relacionado à história do jogo. Recrute Gum e Tab. Assim que começar o jogo você vai ser desafiado pelos dois personagens, e basta repetir o que eles fazem para recrutá-los. Você pode pular a demonstração que eles fazem apertando , caso erre e não queira assisti-los de novo na próxima tentativa.

 
02. Training wheels
Bronze

Complete o Tutorial. Ele não é obrigatório para começar o jogo, mas deveria ser o primeiro lugar para quem nunca jogou Jet Grind Radio. São várias tarefas a serem realizadas, e a maior parte delas é fácil. Porém, algumas envolvem combos de manobras que exigem um grind infinito. Um grind infinito é aquele que envolve começar uma manobra, dar a volta no cenário acumulando pontos e multiplicadores, voltar para o começo e fazer tudo de novo. Jet Set Radio HD permite fazer isto em diversos pontos das fases, e o que pode ser feito nesta fase do tutorial é o mais fácil de todos.

O lugar ideal para começar este grind é o trilho que passa ao lado dos dois carros e da placa de propaganda, ao final dos terminais de ônibus, e o grind infinito deve ser feito no sentido horário (olhando o mapa por cima, para ter perspectiva). Antes de pular no trilho, acelere com para ter bastante velocidade para completar os pulos com distância necessária.

Este vídeo pode ajudar você a entender melhor os grinds infinitos:

 
03. First coat applied
Bronze

Relacionado à história do jogo. Complete o Capítulo 1. Basta terminar todas as fases do capítulo para ganhar o troféu. Lembre-se de sempre tentar conseguir ranking JET nas fases, para facilitar a conquista do troféu "The gangs all here".

 
04. Second coat applied
Prata

Relacionado à história do jogo. Complete o Capítulo 2. Basta terminar todas as fases principais do capítulo para ganhar o troféu. Lembre-se de sempre tentar conseguir ranking JET nas fases, para facilitar a conquista do troféu "The gangs all here".

 
05. Paint the town red
Ouro

Relacionado à história do jogo. Complete o Capítulo 3. Basta terminar todas as fases principais do capítulo, e consequentemente o jogo, para ganhar o troféu. Lembre-se de sempre tentar conseguir ranking JET nas fases, para facilitar a conquista do troféu "The gangs all here".

 
06. So creative
Bronze

Crie um grafite de cada um dos tamanhos disponíveis. Na garagem, escolha a opção dos grafites (é a parede acima do carro estacionado) e entre no editor de grafites. Ele é bem simples e até confuso de ser usado, mas basta ler os comandos na tela para aprender a usar as ferramentas. Você pode criar qualquer desenho que quiser, até mesmo um único ponto. O que importa para o troféu é salvar pelo menos 1 grafite de cada um dos 3 tamanhos, para então ganhar o troféu.

 
07. I got Soul
Ouro

Colete todos os Graffiti Souls do jogo. Eles são os pequenos objetos amarelos flutuantes espalhados pela fase, e são iguais ao que aparece na tela de loading do jogo. Muitos são obtidos ao recrutar personagens, vários deles está em lugares fáceis de obter, mas muitos deles são realmente difíceis de encontrar e/ou pegar, como os do sistema de trens em Benten-cho.

A melhor forma de pegar estes Souls restantes é jogar no modo Jet Technique, já que nele você não tem requisitos mínimos de pontuação, e pode apenas se concentrar em pegar todos os itens antes do tempo acabar. Mas lembre-se de que deve completar a fase e retornar à garagem para o item ser contabilizado.

Caso precise de ajuda na localização dos Souls, este guia da GameFaqs contém a localização detalhada de cada um deles, assim como a melhor forma de pegá-los.

 
08. The gangs all here
Prata

Recrute todos os personagens do jogo. No decorrer do modo de história vários personagens irão desafiar você, com o objetivo de se juntar à sua gangue. Quando eles perguntarem se você aceita o desafio, obviamente aceite-o. Estes desafios variam de repetir manobras a vencer uma corrida ao redor da fase, e no geral todos são bem fáceis.

Desta forma, ao final do último desafio você vai ter 10 personagens na sua gangue: Beat, Gum, Tab, Garam, Mew, Yo-Yo, Cube, Combo, Piranha e Slate.

Você também deverá recrutar um membro de cada uma das 3 gangues rivais do jogo (Love Shockers, Noise Tanks e Poison Jam) e também o chefão do jogo, Goji. Para isto, você vai ter que conseguir ranking JET em todas as fases do modo de história do jogo. Note que as fases opcionais (Jet Graffiti, Jet Technique e Jet Crush) não são necessárias para este troféu.

Ao terminar uma fase, o jogo indica para você qual o seu ranking, de acordo com a sua pontuação. Quanto mais pontos você fizer com manobras (saltos e grinds), e quanto mais rápido terminar uma fase, mais pontos irá ganhar. Caso termine uma fase sem o ranking JET, e não queira continuar, saia do jogo para a XMB assim que o ranking aparecer na tela e tente novamente.

O segredo para conseguir JET nas fases depende de duas coisas: fazer muitos pontos com manobras e terminar a fase o mais rápido possível. Para mim, a pontuação de manobras tem precedência em relação ao tempo, então o que eu sempre tento fazer é procurar algum ponto de grind infinito nas fases, fazer toda a pontuação necessária na fase e só então prosseguir normalmente com a fase. Caso você prefira, também pode grafitar todos os pontos da fase, menos um que esteja perto de onde irá fazer as manobras, para se garantir com mais segurança. A escolha é sua. Este vídeo ajuda a conhecer alguns pontos de grind infinito, mas você sempre pode descobrir os seus e fazer os que preferir:

Conseguir JET nas fases de Shibuya-cho libera a Love Shocker; em Benten-cho libera o Noise Tank; em Kogane-cho o Poison Jam e em Grind City, o Goji.

Cada fase exige uma pontuação diferente para o JET, e é difícil saber com exatidão qual a pontuação necessária em cada uma (o jogo não informa estes limiares). Contudo, há alguns valores arredondados que, se conseguidos, são garantia de que você vai conseguir JET. Estas pontuações são, de acordo com este guia:

  1. Shibuya GG – 30.000
  2. Love Trap – 40.000
  3. The Monster of Kogane – 30.000
  4. No. 540 – 40.000
  5. Kogane Circus – 30.000
  6. Benten Boogie – 45.000
  7. Graffiti High – 30.000
  8. Noise Reduction – 30.000
  9. Love Attack – 30.000
  10. Bantam Street – 40.000
  11. Grind Square – 50.000
  12. Shibuya-cho: Explosion – 70.000
  13. Benten-Cho: Benten Burning – 50.000
  14. Kogane-Cho: Fight or Flight – 70.000
  15. Benten-Cho: Behind the Mask – 30.000

Não existe ranking na última fase do jogo, então ao final de Behind the Mask, você já terá todos os personagens possíveis até aqui. Comece um novo jogo, no mesmo save, e estarão liberados: Love Shocker, Noise Tank e Poison Jam (os ícones deles ficam em uma parede da garagem) e Goji (ele é um barril azul ao lado do carro estacionado).

Neste ponto você terá 14 personagens, mas restará um (que para mim é o melhor personagem do jogo, de longe): Pots, o cachorro-mascote da sua gangue, pode ser recrutado como um personagem jogável. Para isto, você primeiramente deve recrutar todos os outros 14 personagens do jogo, e então deve começar a fazer novamente as fases do modo de história. Atenção: logo depois da primeira missão do jogo, você terá algumas opções de fase a jogar. Para recrutar Pots, você deve obrigatoriamente terminar a fase "Monster Of Kogane" antes da "Benten Boogie". Depois de garantir que fez isso, continue o jogo normalmente até o final do capítulo 2. Quando tentar ir para a próxima missão, um Noise Tank que havia sequestrado Pots anteriormente na história irá desafiar você. Basta cumprir os 3 desafios dele para então ganhar o troféu e poder usar Pots em qualquer fase do jogo.

 
09. King of the street
Bronze

Complete todas as 15 fases opcionais (são 3 em cada uma das 5 fases) com qualquer ranking para ganhar o troféu. Depois de terminar o jogo, em cada uma das 5 áreas principais serão habilitados 3 modos de jogo: Jet Graffiti (grafite todos os pontos vermelhos antes do tempo se esgotar), Jet Technique (faça a maior pontuação que puder antes do tempo acabar) e Jet Crush (vença uma corrida). Você pode terminar cada fase com qualquer ranking que conseguir; o importante é chegar ao final dela e voltar para a garagem.

Para as fases do Jet Graffiti minha personagem preferida era a Love Shocker, que é rápida, tem uma quantidade decente de energia e consegue carregar 30 latas de tinta de uma só vez. Para o Jet Technique e Jet Crush eu gosto de usar o Pots, que é rápido, ágil e pequeno, e não perde muita energia caso tome algum dano. Ele só não serve muito bem para grafitar, já que só carrega 7 latas de tinta ao mesmo tempo.

Imagem do destaque: artwork do jogo recolorida por Matthew Allen Smith.