Trophy Guides

Trophy Guide – Deus Ex: Human Revolution

Human Revolution, a “prequência” do aclamado Deus Ex, possui uma lista de troféus bem completa, exigindo que o jogador termine-o na dificuldade mais alta, complete todas as sidequests, vença todas as “batalhas sociais” e cumpra algumas outras condições.

Logotipo do jogo

Human Revolution, a "prequência" do aclamado Deus Ex, possui uma lista de troféus bem completa, exigindo que o jogador termine-o na dificuldade mais alta, complete todas as sidequests, vença todas as "batalhas sociais" e cumpra algumas outras condições. Não se trata de algo particularmente difícil, mas um troféu em especial pode desesperar o jogador – "Foxiest of the Hounds". Vamos lá.

0) Termine o jogo pela primeira vez em qualquer dificuldade (Opcional). Eu não recomendo tentar platinar HR em uma jogada só – o jogo é muito denso para isso e você com certeza terá mais facilidade em adquirir os 3 troféus de Ouro se já souber bem como o jogo funciona, embora seja perfeitamente possível platiná-lo em uma única jogatina. Use esta playthough para jogar como quiser e fazer o que quiser no jogo, e apenas na próxima foque-se nos troféus.

1) Termine o jogo na dificuldade "Give Me Deus Ex".   HR é melhor aproveitado se você jogar em stealth, e considerando-se que você morre muito rapidamente na dificuldade mais alta, recomendo aqui uma aproximação furtiva e não letal, para maximizar suas chances de sobrevivência. Use e abuse dos seus múltiplos saves.

1.1) Old School Gamer: logo no início, na sala de Megan. Fique atento para se livrar logo deste troféu.

1.2) Complete todas as Sidequests. Você precisará ficar MUITO atento a algumas coisas, como a sidequest "Acquaintances Forgotten" e alguns troféus das side missions (como aceitar o dinheiro de O’Malley em "Cloak & Daggers", por exemplo).

1.3) Atenção: alguns troféus só podem ser obtidos em momentos específicos. Hangar 18, em especial, necessita de Hack level 5 ANTES de se terminar Omega Ranch. Alguns outros troféus "perdíveis" incluem Balls, Ladies Man e outros – estes serão melhor detalhados no guia.

1.4) Pacifist e Foxiest of the Hounds: para estes dois troféus, você não poderá matar ninguém nem ativar NENHUM alarme. O guia conterá algumas dicas para ajudar, bem como o que conta como morte e alarme.

1.5)  Deus Ex Machina: na última fase, você deverá encontrar Sarif e Taggart, e conversar com ambos. Depois de vencer o último chefe, você terá que fazer uma das 4 escolhas. Salve neste ponto e use este save para assistir a todos os finais.

1.6) Assista os créditos até o final para receber "The D Project" e, se você já fez todo o resto, sua platina.


01. Platinum
Platina

Conquiste todos os outros troféus.


02. First Takedown
Bronze

Faça 1 takedown. Veja “Opportunist” para mais detalhes.


03. Opportunist
Bronze
Missable

Faça 50 takedowns em uma única playthrough. Takedowns existem na forma letal (segurando ) e não-letal (apenas dando um toque em ). Se você estiver atrás do troféu “Pacifist”, você obviamente deve seguir pelo caminho não-letal.

Na verdade, mesmo se você não quiser Pacifist, o caminho não-letal em HR costuma ser melhor, já que você ganha um bônus de XP pelo método não-letal, fora o fato de que takedowns não-letais não fazem barulho. De qualquer forma, quando você fizer 50 takedowns, conseguirá o troféu.


04. First Hack
Bronze

Hackeie pela primeira vez. Veja “Hax0r1!”para mais informações.


05. Hax0r1!
Bronze
Missable

Faça 50 hacks na mesma playthrough. Hackear é parte importante de HR e rende boas quantidades de XP, créditos e alguns itens que facilitam hackear, e você não deve ter problemas em adquirir este troféu.


06. Transhumanist
Bronze

Faça todos os upgrades de qualquer Augmentation. Simples.


07. Conciousness Is Overrated
Bronze
Missable

Em uma única playthrough, nocauteie 100 inimigo – ou seja, derrube 100 inimigos (civis não contam) por métodos não-letais.


08. Up The Ante!
Bronze
Missable

Faça upgrade em uma arma. Refira a “Gun Nut” para mais detalhes.


09. Trooper
Prata

Termine o jogo em qualquer dificuldade.


10. Legend
Ouro

Termine o jogo na dificuldade “Give Me Deus Ex” sem mudar a dificuldade em nenhum momento. Os inimigos nesta dificuldade são fortíssimos e podem abater Adam muito facilmente. A melhor maneira de prosseguir é, com certeza, o Stealth. Se você não é visto, não entra em conflito, e se não entra em conflito, não perde energia. Jogue de forma sorrateira e cautelosa e você não terá problemas.


11. Deus Ex Machina
Prata
Missable

Assista a todos os 4 finais do jogo. No fim do jogo, enquanto você segue seu caminho para o último chefe, duas ligações serão interceptadas – David Sarif e Bill Taggart. Você não é obrigado a encontrar nenhum dos dois para prosseguir o jogo, a menos que queira ver todos os finais possíveis.

Após vencer o último chefe, você chegará em uma sala e deverá fazer a escolha que determina o final do jogo. Caso tenha encontrado Taggart e Sarif, todas as 4 opções estarão abertas para você. Salve o jogo e experimente todas para adquirir o troféu.


12. Pacifist
Ouro
Missable

Termine o jogo sem matar ninguém, exceto os chefes. Não é nada difícil, mas existem alguns pontos que devem ser ressaltados:

  • Takedowns não-letais, Stun Gun, Tranquilizer Rifle, P.E.P.S., Gas Grenades e Concussion Grenades são as armas que você pode usar. TODO O RESTO é letal.
  • Inimigos nocauteados possuem um Zzz na caixa de opções quando você se aproxima deles, enquanto os mortos possuem um caveira.
  • O Tranquilizer Rifle e a Stun Gun podem sofrer de um glitch (não confirmei com a P.E.P.S.), em que ao invés de nocautear, eles “matam” o inimigo – ao invés do Zzz, aparece uma caveira. Alguns usuários dizem que isso conta como morte e trava o troféu, enquanto outros dizem que o glitch não contabiliza mortes. Por segurança, eu recomendo que você se atenha aos Takedowns não-letais – além de mais XP, eles são 100% seguros no quesito de não-letalidade. É perfeitamente possível terminar o jogo usando-se apenas de Takedowns não-letais (exceto nos chefes, claro), e eu mesmo usei a Stun Gun apenas 4 vezes quando fiz Pacifist – todos os outros nocautes foram por Takedowns ou Gas Grenades, e as 4 vezes que usei a Stun Gun foram mais por impulso que necessidade.
  • Os inimigos no prólogo do jogo CONTAM SIM para seu total de mortes. Guarde sua arma e esgueire-se para não matar ninguém.
  • Turrets e robôs que você hackeia e coloca para atacar inimigos contabilizam para seu total de morte – ao invés de colocá-los para atacar, simplesmente desative-os.
  • Explosões causadas por você (barris, por exemplo) que pegam inimigos contam como mortes.
  • Um inimigo nocauteado que cai de grande altura ou em um piso eletrificado conta como morte.
  • Matar Diamond Chan (sidequest “Rotten Business”) conta como morte.
  • Matar Brent Radford por eutanásia (sidequest “Acquaintances Forgotten”) NÃO CONTA COMO MORTE.
  • Câmeras, turrets e robôs NÃO CONTAM como mortes.
  • Os chefes que você é obrigado a matar NÃO CONTAM como mortes.
  • Dizem que se você destruir um robô e a explosão subsequente matar algum inimigo, isso NÃO CONTA como morte. Não posso confirmar, mas por segurança, recomendo eliminar robôs apenas quando ninguém estiver por perto.

Novamente, não é uma tarefa impossível. Apenas fique atento, evite usar (principalmente) o Tranquilizer Rifle e a Stun Gun e você conseguirá.


13. Foxiest of the Hounds
Ouro
Missable

Este é o outro troféu complicado de HR. Para obtê-lo, você deve terminar o jogo sem soar NENHUM alarme. Assim como o troféu “Pacifist”, existe uma série de considerações.

  • Alarme NÃO é sinônimo de Hostil ou até o “alarme” que aparece quando os inimigos desconfiam de sua presença. O “alarme” deste troféu se restringe ao alarme sonoro propriamente dito, que os inimigos soam em painéis, por exemplo.
  • Câmeras de segurança que você destrói ou que detectam você ou o corpo de um inimigo, falha ao tentar hackear, ativar algum feixe de laser e painéis de alarme ativados por inimigos contabilizam alarmes.
  • Câmeras de segurança em estado “Suspicious”, turrets em qualquer estado, inimigos em qualquer estado (que não ativaram painéis de alarme, claro) e eventos inevitáveis (como a invasão dos mercenários em Picus, por exemplo) NÃO CONTAM como alarme. Em outras palavras, o alarme existe apenas quando se ouve o som de sirenes. As “Decontamination Rooms” ficam fora desta “regra” e não contam como alarme também.

Uma boa forma de se verificar seu progresso com alarmes é através dos bônus “Ghost” e “Smooth Operator”. “Ghost” é fornecido quando nenhum inimigo entra em estado “Hostile” (e se ninguém ficou neste estado, a probabilidade de algum alarme ter soado é mínima), e “Smooth Operator” é dado ao se terminar objetivos sem soar nenhum alarme (que é exatamente o que você quer).

Parece simples então, não é? Não exatamente – “Smooth Operator” NÃO é fornecido em todas as missões do jogo. Basicamente, se a única maneira de soar um alarme é com câmeras ou hacks falhos, o bônus não aparecerá mesmo se você não tiver soado algum destes dois tipos de alarme. O exemplo perfeito é a primeira missão “de verdade” em Sarif Industries: ela não possui o bônus “Smooth Operator” (embora possua “Ghost”), embora você POSSA SIM soar algum alarme com as câmeras ou falhar algum hackeamento. Para piorar, algumas missões em que alarmes podem soar com painéis ou outros meios também podem não conter o bônus – em Hengsha, eu recebi o bônus em “Activate The Furnicular”, mas não em “Waiting For The Furnicular”… tentei umas 10 vezes e NADA de “Smooth Operator”, mas isso não impediu meu troféu. No fim, preste atenção: se você recebeu “Smooth Operator”, a barra está limpa. Se não recebeu, pense bem se você não ativou algum feixe laser ou câmera. Se não, continue normalmente. Faça múltiplos slots de saves (eu deixei um antes de cada missão principal), e fique de olhos e ouvidos atentos.


14. Doctorate
Prata
Missable

Em uma única playthrough, leia todos os 29 livros de Hugh Darrow. Eles estão espalhados na forma de ebooks, e visualmente não são diferentes dos outros comuns, exceto pelo fato de você receber o bônus “Scholar” para cada um que lê. Use o vídeo abaixo para se guiar.


15. Lesser Evils
Bronze
Missable

Estes troféus de número 15 a 24 são relacionados às Sidequests homônimas. Para obtê-los, basta terminar a sidequest em questão. É importante notar que o jogo é gentil o bastante para avisar quando as Sidequests ficarão indisponíveis, então fique atento.

Esta missão se inicia no escritório de Jensen, ao se conversar com Tim Carella (primeira vez em Detroit).


16. Motherly Ties
Bronze
Missable

Esta missão se inicia no lado de fora da Sarif Industries, ao se conversar com Cassandra Reed (primeira vez em Detroit).


17. Cloak & Daggers
Bronze
Missable

Esta missão se inicia próximo ao D-Row, ao se conversar com Jenny Alexander (primeira vez em Detroit).


18. Smash the State
Bronze
Missable

Esta missão se inicia ao sair do Convention Center, após conversar com Nicholas (segunda vez em Detroit).


19. Acquaintances Forgotten
Bronze
Missable

MUITA ATENÇÃO. Essa missão se inicia AUTOMATICAMENTE em sua segunda visita a Detroit, mas ela tem um pré-requisito:

Após voltar das Sarif Industries, passe no escritório de Jensen e converse com Pritchard. Ele dirá que Sarif está escondendo alguma coisa. Suba o elevador para a sala do chefe e vença a “Social Battle” com Sarif. Ele então encaminhará alguns e-mails para Jensen. Leia-os e pronto – quando você voltar para Detroit, a Sidequest se iniciará automaticamente.


20. Bar Tab
Bronze
Missable

Esta missão se inicia em The Hive. Após conversar com Tong, saia da Hive pela porta da frente. Um frequentador do local dirá que Bobby, o barman, tem uma missão para você. Converse com ele para iniciar a Sidequest (Hengsha, primeira visita)


21. Rotten Business
Bronze
Missable

Esta missão se inicia em Hong Hua Hotel, após se conversar com Mei no quarto andar do… estabelecimento (Hengsha, primeira visita).


22. Shanghai Justice
Bronze
Missable

Esta missão se inicia automaticamente ao entrar em Garden Pods, ao conversar com Malik (Hengsha, primeira visita).


23. Corporate Warfare
Bronze
Missable

Esta missão se inicia automaticamente após entrar em Youzhao District, após a chamada de Hugh Darrow (Hengsha, segunda visita).


24. Talion A.D.
Bronze
Missable

Esta missão se inicia na LIMB Clinic de Hegsha, após conversar com Dr. Wing (Hengsha, segunda visita).


25. Gun Nut
Bronze
Missable

Faça todos os upgrades de uma arma. O mais fácil é o Tranquilizer Rifle – bastam 3 Reload Upgrades e 1 Target Leading Upgrade. Simples.


26. Ghost
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Lembra-se da descrição do bônus “Ghost”no troféu “Foxiest of the Hounds”? Basta obter o bônus 1 vez para este troféu.


27. The Bull
Bronze
Troféu Secreto

Vença o primeiro chefe, Lawrence Barret. Vale lembrar que os chefes PRECISAM ser mortos, não é possível nocauteá-los.


28. The Mantis
Bronze
Troféu Secreto

Vença o segundo chefe, Yelena Fedorova.


29. The Snake
Bronze
Troféu Secreto

Vença o terceiro chefe, Jaron Namir.


30. The End
Bronze
Troféu Secreto

Vença o último chefe, Zhao Yun Ru e o Hyron Project.


31. Old School Gamer
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Investigue todos os itens na sala de Megan, logo no começo do jogo (assim que você assume o controle de Jensen). Os itens são:

1) PC (leia todos os e-mails);
2) Jornal;
3) Livro sobre a mesa;
4) carrinho de brinquedo;
5) Foto próxima ao PC;
6) E-Book no sofá.


32. Unforeseen Consequences
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Todos estes troféus, do número 32 ao 38, são relacionados às “Social Battles” de HR. As conversações são semi-aleatórias (o teor da conversa é o mesmo e existe um número limitado de linhas de conversação, mas estas são escolhidas ao acaso), e cabe a você determinar a personalidade que está confrontando e escolher a resposta adequada. O Social Augmentation que você pode destravar por 2 Praxis Kits ajuda imensamente a ver o tipo de resposta que melhor cabe à situação.

Para este troféu, você deve convencer Zeke Sanders a liberar a refém em seu poder. Sanders responde bem se você o fizer ouvir a voz da razão e empatizar com ele, dizendo que ele é muito melhor do que ele acha que é.


33. The Desk Job
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Convença Wayne a deixar você entrar no necrotério, durante a missão “Investigate The Suicide Terrorist”.

Wayne tem personalidade fraca e vive atormentado por um certo evento do seu passado. Dizer que não foi culpa dele funciona muito bem, mas você precisa trazê-lo de volta à realidade se ele começar a se achar inocente demais.


34. Yes Boss
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Lembram-se da Social Battle mencionada no troféu “Acquaintances Forgotten”? Pois bem, é esta aqui. Você confrontará Sarif a respeito de informações que ele escondeu de você e Pritchard. Sarif é seu chefe e NÃO gosta de ser desafiado, e frequentemente muda o foco da discussão para fazer valer sua vontade – além de ter uma personalidade Alpha clara. Tente manter o foco da conversa, e se ele se irritar, acalme-o. Defenda-se se ele tentar colocar a culpa de qualquer coisa sobre você.


35. Darker Shades
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Convença o barman do segundo andar da Hive a liberar seu acesso para encontrar Tong. Se você entrar na Hive por qualquer lugar que não a porta da frente (você vai precisar de um cartão de membro do clube, ou então subornar o guarda), o troféu estará perdido. O barman é durão e vai tentar enganar você com informações falsas – mostre que você é entendido da situação em Hengsha, no que concerne o Hacker que você procura, e você se sairá bem.


36. The Throwdown
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Quando você retornar a Detroit e for para o Convention Center, convença Bill Taggart a revelar o paradeiro de Isaias Sandoval (se você se infiltrar nos bastidores sem confrontar Taggart, o troféu estará travado). Taggart tem boa lábia e consegue facilmente deturpar o que você diz, além de fugir muito do assunto. Mostre as contradições nas falas dele e, se necessário, bata de frente com a opinião dele. Ele então chamará Jensen para o camarim, onde informará a localização de seu ajudante.


37. The Last Straw
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Este troféu só é possível de ser obtido caso você tenha vencido a “Social Battle” contra Taggart (sim, essa aí em cima). Isaias está convencido de que fez o mal e quer se suicidar, e seu trabalho é convencê-lo a não realizar o ato. Isaias responde bem tanto se você for frio e duro, dizendo que ele tem que responder por seus erros e não fugir deles, quanto se você empatizar com sua causa.


38. The Final Countdown
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Convença Hugh Darrow a liberar seu acesso para os níveis mais baixos de Panchea. Darrow é um visionário, o que faz convencê-lo de que está errado algo um tanto difícil. Sua melhor aposta é tentar extrapolar os eventos que ele menciona, assim como criticá-lo abertamente quanto a sua conduta.


39. The D Project
Prata
Troféu Secreto
Missable

Assista os créditos até o final para ver um vídeo surpresa.

NOTA: os créditos têm que ser vistos após o final do jogo. Selecionar a opção “Credits” no menu inicial NÃO funciona.


40. Good Soul
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Quando for para Hengsha pela segunda vez, seu transporte será abatido, e Malik ficará em perigo contra hordas inimigas. Você pode fazer como ela diz, e aproveitar essa chance para se esgueirar, o que custará a vida da piloto, ou então eliminar os inimigos (de forma letal ou não-letal) e salvá-la, que é o requisito deste troféu. Os inimigos incluem Heavies, Snipers e um Robô. Use o vídeo abaixo pera ver uma versão não-letal desta parte.

NOTA: eliminar inimigos de forma letal nesta parte trava o troféu “Pacifist”.


41. Hangar 18
Bronze
Troféu Secreto
Missable

No final de Omega Ranch você encontrará um computador de nível de segurança 5, perto do corredor por onde alguns cientistas chegaram. Este é um dos hacks mais difíceis do jogo, então esteja avisado. Quaando hackear o PC, leia os e-mails e pronto.


42. Sentimental Value
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Durante a Sidequest “Motherly Ties”, você receberá a chance de investigar um determinado depósito que contém informações sobre Megan Reed. Neste depósito existe um cofre – hackeie-o e pegue o bracelete dentro dele. Quando for reportar a Cassandra, não mencione o bracelete, mantendo-o com você – prontíssimo.


43. The Take
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Ao final da Sidequest “Cloak & Daggers”, O’Malley oferecerá proprina a Jensen – aceite para receber este troféu.


44. Guardian Angel
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Durante a sidequest “Bar Tab”, ofereça-se para pagar a dívida de Jaya. Você perderá 5000 créditos, mas receberá o troféu.


45. Lucky Guess
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Quando for desarmar a bomba na Sidequest “Smash The State”, NÃO a hackeie. Coloque o código 0000 para receber o troféu.


46. Kevorkian Complex
Bronze
Troféu Secreto
Missable

No começo da Sidequest “Acquaintances Forgotten”, aceite eutanasiar Brent Radford com altas doses de anestésico. Esta ação NÃO impede o troféu “Pacifist”.


47. The Fall
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Ao fim da Sidequest “Rotten Business”, jogue Diamond Chan do alto de seu prédio. Esta ação TRAVA O TROFÉU “Pacifist”. Caso queira tudo de uma vez, salve o jogo, jogue-o do prédio e depois volte ao seu save para plantar drogas na casa de Chan e incriminá-lo.


48. Super Sleuth
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Ao final da Sidequest “Shanghai Justice” você confrontará Lee. Responda “Inaccurate, Drunk, Antique Clock, Pregnant, LIMB” para receber o troféu.


49. Ladies Man
Bronze
Troféu Secreto
Missable

Ao final da Sidequest “Corporate Warfare”, não entregue o disco de dados para Mengyao. Compre o Social Augmentation, selecione “Inquire” e então “Charm” para receber o troféu.


50. Balls
Bronze
Troféu Secreto

Faça uma cesta na quadra de basquete em Detroit. É meio difícil explicar o que fazer, então deixo aqui este ótimo vídeo: