Trophy Guides

Trophy Guide – Dead Space: Extraction

Os troféus de Dead Space: Extraction (DSE) no geral são fáceis de serem pegos. Felizmente não há nenhum troféu que possa ser perdido, já que todos os capítulos podem ser jogados a qualquer momento depois de serem completados pela primeira vez.

Logotipo do jogo
Platina Ouro 3 Prata 8 Bronze 36

Total: 48

Troféus que podem ser perdidos: Nenhum
Troféus bugados: Nenhum

Terminar o jogo: 2 vezes, no mínimo
Tempo estimado:
Dificuldade: Médio

Quer conhecer mais de Dead Space: Extraction? Confira nossa análise clicando aqui.

Os troféus de Dead Space: Extraction (DSE) no geral são fáceis de serem pegos. Felizmente não há nenhum troféu que possa ser perdido, já que todos os capítulos podem ser jogados a qualquer momento depois de serem completados pela primeira vez. Há dois modos de jogos, a Campanha e o modo de desafios, ou Challenges, e esses desafios são habilitados à medida que se progride no modo de Campanha.

O jogo possui vários coletáveis: armas novas, upgrades para as armas e logs de texto, áudio e vídeo. Você precisará coletar todas as armas e upgrades em todas as fases, mas os logs só são obrigatórios em algumas fases (isso será esclarecido mais pra frente, nos troféus apropriados).

Ao terminar cada fase você é classificado com 1 a 5 estrelas de acordo com diversos parâmetros: quantos inimigos matou, quanto dano levou, quantos coletáveis pegou e a precisão do seu uso de stasis, de tiros certeiros (que atingem inimigos) e de reloads perfeitos (ao recarregar uma arma, uma barra circular será preenchida, e em certo ponto dessa barra há uma seção cinza mais elevada: se você apertar novamente o botão de recarregar quando a barra está sob essa parte cinza, seu reload será muito mais rápido e será considerado "perfeito"). Para buscar as 5 estrelas em cada fase (necessárias para um troféu de ouro), você deve, resumindo, levar o menor dano possível e acertar os inimigos sem errar, usando stasis pelo menos uma vez e acertando o inimigo nessa tentativa. Eu consegui 5 estrelas em 9 dos 10 capítulos na primeira tentativa, sem nem ao menos me esforçar muito, e jogando na dificuldade Hard, então isso não é tão difícil quanto pode parecer.

O roteiro sugerido para pegar os troféus é o seguinte:

1) Complete o modo Campanha na dificuldade Hard

Inicialmente apenas duas dificuldades estarão habilitadas, Normal e Hard. A Hard não é tão difícil assim e pode facilmente ser jogada desde o princípio. O seu foco agora é simplesmente terminar o jogo a primeira vez no Hard para ganhar os troféus de completar cada fase e os de terminar o jogo (ao terminar no Hard você ganhará o troféu do Normal também). Também é legal já tentar pegar os troféus opcionais das primeiras fases, que não são difíceis. Se quiser, pode tentar fazer essa rodada coletando todos os itens de todas as fases e buscando as 5 estrelas por fase, para acelerar seu progreso. Eu fiz isso, e ao zerar o jogo no Hard eu já tinha 5 estrelas em 9 dos 10 capítulos e havia coletado quase todos os upgrades de armas e logs nas fases necessárias.

Minha arma favorita era a Force Gun, que tem um tiro muito forte quando os inimigos estão perto e seu tiro secundário atira uma granada que causa muito dano. A Plasma Cutter é boa para cortar as pernas dos inimigos que ainda estão longe, dando mais tempo para você se preparar. O Flamethrower também é uma ótima arma, e seu uso será melhor explicado abaixo.

2) Complete o modo Campanha na dificuldade Impossible

Ao terminar o jogo pela primeira vez as dificuldades Expert e Impossible são habilitadas. Não se assuste com os nomes, porque elas não são tão difíceis assim, principalmente porque você já deve possuir vários upgrades de armas, além de todos ou quase todos os upgrades da armadura, obtidos ao conquistar estrelas nas fases. Vá direto no Impossible em cada fase e ao terminar todas as 10 nessa dificuldade, você ganhará os troféus do Expert e do Impossible.

Nessa rodada tente pegar todos os coletáveis que faltaram na primeira rodada e os troféus opcionais das primeiras fases, além de focar nos logs nas fases que os exigem. Alguns logs são realmente muito, muito chatos de serem pegos (principalmente o último do capítulo 5), mas no geral esse é um trabalho fácil. lembre-se de que nas fases em que os logs são necessários você deve pegar todos de uma só vez. O jogo não aceita que você pegue 2 em uma jogada e 2 em outra, por exemplo; você deve pegar os 4 na mesma jogada. Fazendo isso você evitará uma rodada de limpeza ao final e agilizará o processo para pegar a platina.

Uma arma que gostei muito de usar no Impossible foi o Flamethrower. Na primeira rodada peguei todos os upgrades dele, e assim ele fica sendo uma arma MUITO forte. Além de causar muito dano ao acertar os inimigos, eles ainda ficam pegando fogo por um tempo depois que você pára de atirar, então muitas vezes eles acabam morrendo sozinhos. O segredo é nunca segurar o botão de tiro: sempre dê pequenos toques no botão e espere o fogo causar dano por si só. Depois de 1 ou 2 segundos, dê mais um tiro. Assim você mata os inimigos de forma rápida e fácil. Porém, lembre-se de que o alcance da arma é pequeno, então ela não pode ser usada contra inimigos distantes (principalmente Lurkers e Spitters) e no geral também não serve para os chefes.

3) Challenges

Caso tenha pego todos os colecionáveis do jogo até esse ponto, só o que restará são os challenges. São 10 fases de desafios, cada fase é dividida em 10 rounds e seu objetivo é superar a maior pontuação pré-definida em todas elas. A cada inimigo que você mata sem levar dano ganha um bônus de combo, acumulando mais e mais pontos a cada inimigo, então o seu foco nos desafios é matar os inimigos sem levar dano nenhum. Parece difícil, mas realmente não é. Lembre-se de sempre jogar os desafios na dificuldade Normal, e não se esqueça de que os upgrades das armas obtidos no modo Campanha estão disponíveis aqui, então procure fazer os desafios realmente após todo o resto.

O segredo para os challenges é não usar o Move, caso esteja utilizando-o. O ideal é usar o DualShock 3 (DS3) para eles por um simples motivo: o ataque físico. Apertando L2 rapidamente no controle você usa a picareta, que causa dano nos inimigos que estão bem próximos a você e, principalmente, evita que você leve dano. Tanto ataques físicos de inimigos próximos quanto projéteis de inimigos distantes são quase sempre bloqueados pela picareta, então você irá jogar os desafios apertando L2 rapidamente e sem parar, nunca. A arma recomendada para a maioria das fases é o Flamethrower, mas para algumas a Force Gun ou até mesmo a Ripper pode ser mais recomendada. cada fase será detalhada no guia, com a recomendação de arma mais adequada.

Um grande problema de usar o DS3 é que você não pode alterar o layout dos botões, ficando preso ao que o jogo determina. Ou seja, você deverá usar a picareta com o L2, mirar com o analógico esquerdo (o direito seria mais confortável, mas fazer o que…), atirar com R1, usar kinesis com X e recarregar com Quadrado. É um esquema que particularmente me incomodou no começo, mas depois de um tempo acabei acostumando.

As 10 fases de desafio são progressivamente mais fáceis de se bater as maiores pontuações por um simples motivo: cada fase adiciona apenas 1000 pontos à pontuação máxima da fase anterior, e cada fase possui muito mais inimigos que a fase anterior. A partir da 4ª ou 5ª fase os desafios ficam muito fáceis e você consegue fazer uma pontuação muito além da necessária. Se não me engano, uma das fases finais exigia 258.000 pontos para o primeiro lugar, e eu consegui mais de 1.500.000 na primeira tentativa, então você vai ter muito espaço para errar e até levar dano. Só não abuse.

Caso já tenha feito tudo no modo Campanha, ao terminar o último desafio você ganhará o troféu de platina e sua jornada estará completa. Caso reste algo a ser feito, siga a dica da rodada abaixo.

4) Limpeza

Caso não tenha conseguido coletar tudo nas fases da Campanha, ou não tenha pego 5 estrelas em alguma, volte nelas e jogue na dificuldade Normal. As estrelas podem ser obtidas em qualquer dificuldade, então caso tenha tido problemas (como nas fases 6 e 9, que possuem chefes), jogue nessa dificuldade e termine sem problemas.


01. Man Up Sweetheart
Platina

Conquiste todos os outros troféus do jogo para ganhar a platina.


02. It Needs Our Help
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 1.


03. That’s Quite A Mouthful
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 2.


04. Figments Of My Imagination
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 3.


05. Quit Yacking And Start Shooting
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 4.


06. Finally Grow A Pair
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 5.


07. Suck In Your Guts Gentlemen
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 6.


08. Ecologist
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 7.


09. Pull The Knife Out
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 8.


10. Sacrifice And Survival
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 9.


11. Sprawl Bound
Bronze

Relacionado à história. Complete o Capítulo 10.


12. Survivor
Prata

Termine o jogo na dificuldade Normal. Caso ganhe o troféu “P-Sec Officer” ganhará esse automaticamente, caso não o tenha.


13. P-Sec Officer
Prata

Termine o jogo na dificuldade Hard. Siga as dicas do passo 1 no começo desse guia.


14. Necro Slayer
Prata

Termine o jogo na dificuldade Expert. Caso ganhe o troféu “Isaac 2.0” ganhará esse automaticamente, caso não o tenha.


15. Isaac 2.0
Ouro

Termine o jogo na dificuldade Impossible. Siga as dicas do passo 2 no começo desse guia.


16. Overtime Sheet
Bronze

Supere a pontuação máxima do primeiro desafio: 251.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Flamethrower.


17. No Cop Duty
Bronze

Supere a pontuação máxima do segundo desafio: 252.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Flamethrower.


18. Engineer By Trade
Bronze

Supere a pontuação máxima do terceiro desafio: 253.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Flamethrower. Nessa fase os Lurkers (bebês com tentáculos) aparecem pela primeira vez, e eles geralmente ficam fora do alcance do Flamethrower. Quando eles aparecerem, use stasis neles e mude para a Rivet Gun para matá-los com tranquilidade.


19. Laugh It Up Partner
Bronze

Supere a pontuação máxima do quarto desafio: 254.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Flamethrower.


20. Colony Full Of Crazy People
Bronze

Supere a pontuação máxima do quinto desafio: 255.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Flamethrower.


21. Need A Towel
Bronze

Supere a pontuação máxima do sexto desafio: 256.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Flamethrower (ou a Ripper na função secundária).


22. Herbal Remedies
Bronze

Supere a pontuação máxima do sétimo desafio: 257.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Force Gun (há muitos contêiners de munição na fase, então você nunca deverá ficar sem).


23. Ready For Takeoff
Bronze

Supere a pontuação máxima do oitavo desafio: 258.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Force Gun (há muitos contêiners de munição na fase, então você nunca deverá ficar sem).


24. Bridge Commander
Bronze

Supere a pontuação máxima do nono desafio: 259.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Force Gun (há muitos contêiners de munição na fase, então você nunca deverá ficar sem), mas a Ripper também pode ser usada na função secundária. O mapa é bem grande, então o Flamethrower não é uma boa primeira opção.


25. Get A Medic
Bronze

Supere a pontuação máxima do décimo e último desafio: 260.010 pontos. Use a tática explicada no passo 3 do começo desse guia para completar o desafio. Arma recomendada: Ripper (na função secundária) ou a Force Gun para os Leapers e a Rivet Gun para os Lurkers.

Esse desafio é o pior de todos. Ele é feito em Gravidade Zero e você deve pular entre plataformas a cada final de round para prosseguir o jogo. A câmera é muito ruim nessa fase, balançando muito e muitas vezes impedindo que você veja um inimigo ou mesmo acerte ele. Tenha paciência e espere a cãmera acalmar antes de sair atirando.


26. You Need Glasses Partner?
Bronze

Sobreviva ao ataque à nave com menos de 10% dos escudos ainda intactos. Esse troféu é obtido no começo do capítulo 4, quando você deve usar os canhões da nave para se proteger dos asteróides e depois dos tiros da Ishimura. A dificuldade está em levar tanto dano assim, porque não é uma seção tão difícil assim. Você vai precisar de sorte e de algumas tentativas, provavelmente, para conseguir. O que eu fiz foi passar da parte dos asteróides com 45% dos escudos, e então levar dano até chegar em 9% e então interceptar todos os tiros possíveis. Consegui isso na terceira tentativa. Você só tem até o instante em que a sua nave passa por entre uns pilares externos da Ishimura, então caso esteja acima de 10%, recomece a fase.


27. Twice The Firepower
Bronze

Jogue com 2 jogadores. Basta ligar outro controle e apertar Start para habilitar o segundo jogador e ganhar o troféu.


28. Sharpshooter
Bronze

Acerte e caixa pendurada no guindaste no início do capítulo 1. Ao sair do prédio e ir para a superfície do planeta, você irá andar e atravessar uma ponte. Então irá olhar para um guindaste e uma caixa estará pendurada nele por uma corda. Acerte essa corda para a caixa cair e você ganhar o troféu. Caso não consiga, basta recomeçar o capítulo e tentar de novo rapidamente.


29. Too Much Firepower?
Bronze

Abra a sala secreta no capítulo 2. Assim que encontrar a Lexine você irá voltar pelo caminho por onde passou. Depois de descer em um elevador você irá poder olhar para qualquer direção: olhe para a esquerda e verá uma porta com uma caixa de fusíveis ao lado. Destrua os fusíveis com um tiro para abrir a porta e ganhar o troféu.


30. What Did You Find?
Bronze

Na metade do capítulo 3 você terá a chance de escolher o caminho que quer seguir. Você terá duas escolhas: ir para a esquerda ou para a direita. Escolha a esquerda e vá até o final da ponte. Depois de abrir a porta, o troféu será seu.


31. Taking Your Time, McNeill?
Bronze

No início do capítulo 4, depois da parte em que você atira com os canhões da nave, seu grupo deverá colocar roupas espaciais para sair da nave. Você então irá pegar a sua roupa, e por um breve momento irá olhar para trás e verá Lexine pegando algo no chão e mostrando toda a sua glória posterior. Coloque o cursor sobre o… bumbum dela (é sério) e aperte o botão de kinesis (o botão Move ou o X no DS3) para ganhar o troféu.


32. Flushed
Prata

Relacionado à história. Vença o chefe ao final do capítulo 6. Ele pode parecer difícil, principalmente por ter ataques difíceis de evitar, mas com a arma certa ele fica bem fácil. Eu recomendo fortemente usar o Pulse Rifle nele, em todas as suas formas.

Na sua primeira forma ele irá balançar os tentáculos e então acertar você. Depois que ele começar o ataque ele não pode ser desviado e você irá levar dano. O que você deve fazer é: assim que ele indicar qual tentáculo irá usar, atire na ponta dele (na parte amarelada) para que ele cancele o ataque. Você tem pouco tempo e o ponto e difícil de acertar, então o Pulse Rifle é realmente a melhor opção. Assim que causar dano suficiente nele, você irá para uma das plataformas laterais e continuará tendo que cancelar os ataques. Em certo momento você irá olhar para trás e ver um ventilador. Use stasis nesse ventilador para escalar o duto e se proteger. O tentáculo irá te seguir e o ventilador irá destruí-lo quando o efeito do stasis acabar. Repita isso para o outro tentáculo e a primeira parte estará pronta.

Na segunda parte o chefe usará outros tentáculos para acertar você. Antes disso, barris vermelhos irão flutuar na sua frente. Pegue um com kinesis e assim que ele começar a mexer um tentáculo, jogue o barril nele. Repita o processo para o outro tentáculo e essa parte estará terminada. Caso o chefe te agarre, atire sem parar na boca dele para escapar.

A última parte é simples, contanto que você ainda tenha munição do Pulse Rifle. Basta atirar na parte amarela na frente do chefe, que está parcialmente submersa, para causar dano e eventualmente matá-lo. Ele pode jogar uma gosma em você de tempos em tempos. Quando ele fizer isso use seu ataque físicosem parar para bloquear, ou melhor ainda, pegue a gosma com kinesis e jogue de volta nele para causar muito dano. Depois de um tempo, o chefe irá se levantar e então morrer, e o troféu será seu.


33. Lexine, I Told You To Be Quiet!
Prata

Relacionado à história. Derrote o Brute no capítulo 7. Ele é o chefe mais fácil de todos e pode ser derrotado rapidamente e sem levar dano nenhum. Quando ele se aproximar, basta usar stasis nele. Você irá automaticamente para o lado, perto das costas dele e então basta atirar na parte amarelada para causar dano. Depois de um tempo ele pode atirar uma gosma em você, pegue-a com kinesis e jogue-a de volta para causar mais dano. Em pouco tempo, repetindo o processo, ele será derrotado.


34. Sack Blast
Prata

Relacionado à história. Derrote o chefe no final do capítulo 9. Assim como no chefe do capítulo 6, a arma que eu recomendo aqui é o Pulse Rifle. Esse chefe parece muito o do capítulo 6, então a mesma tática vale para cá.

Inicialmente ele tentará te acertar com os tentáculos. Acerte a ponta deles antes que eles desçam. Depois de alguns tiros o chefe irá esticar a boca e engolir você. Quando estiver lá dentro, acerte as bolhas amarelas que surgirem. Depois de algumas, o chefe irá cuspir você e então várias bolas amarelas irão surgir dele. Acerte-as o mais rápido possível com o Pulse Rifle para elas escurecerem e explodirem. Quando isso acontecer, Leapers irão surgir. Tome conta deles rapidamente (de preferência com a Force Gun) para poder voltar a sua atenção para o chefe. Depois de explodir as bolas, uma espécie de antena com uma ponta amarelada irá aparecer. Acerte-a sem dó. Repita o processo até que o chefe morra.


35. Skill – Reload
Bronze

Complete uma fase (da Campanha ou dos Challenges) com pelo menos 80% de “reloads perfeitos”. Pode ser feito em qualquer fase, mas na primeira será mais fácil. Ao recarregar uma arma, uma barra circular será preenchida, e em certo ponto dessa barra há uma seção cinza mais elevada: se você apertar novamente o botão de recarregar quando a barra está sob essa parte cinza, seu reload será muito mais rápido e será considerado “perfeito”


36. Skill – Accuracy
Bronze

Complete uma fase (da Campanha ou dos Challenges) com pelo menos 80% de precisão dos tiros. Pode ser feito em qualquer fase, mas na primeira será mais fácil. Sempre que atirar, garanta que o tiro acertou o inimigo. Uma arma boa para esse troféu é a Plasma Cutter.


37. Skill – Stasis
Bronze

Complete uma fase (da Campanha ou dos Challenges) com pelo menos 80% de precisão no uso de stasis. Pode ser feito em qualquer fase, mas na primeira será mais fácil. É um troféu bem simples: basta usar stasis uma vez na fase e acertar o inimigo para, ao final, ter 100% de precisão.


38. A Star Is Born
Bronze

Complete qualquer fase com 5 estrelas. Facilmente obtido nas primeiras fases, sem muito esforço. Obrigatório para a obtenção do troféu Mega Star.


39. Rising Star
Bronze

Obtenha 10 estrelas em um só perfil. Facilmente obtido nas primeiras fases, sem muito esforço. Obrigatório para a obtenção do troféu Mega Star.


40. Super Star
Prata

Obtenha 30 estrelas em um só perfil. Obrigatório para a obtenção do troféu Mega Star. Facilmente obtido até a metade do jogo, e praticamente impossível de não ser obtido ao final do jogo, depois de todas as fases completadas.


41. Mega Star
Ouro

Obtenha 50 estrelas em um só perfil. Você deverá conquistar 5 estrelas em cada uma das 10 fases para conquistar esse troféu. Não é nem um pouco difícil, e ainda é independente da dificuldade na qual se joga, então caso não esteja conseguindo pegar todas no Hard ou mesmo no Impossible, jogue no Normal para facilitar sua vida. Ao terminar o jogo no Hard pela primeira vez eu estava com 49 estrelas, então acredite quando digo que é algo simples de ser feito.


42. Collector’s Delight
Bronze

Colete todas as armas, logs de texto e áudio no capítulo 1. Observe que os upgrades de armas não são necessários para esse troféu. Esses vídeos mostram as localizações de todos os coletáveis necessários:


43. No Stone Unturned
Bronze

Colete todas as armas, logs de texto e áudio no capítulo 3. Observe que os upgrades de armas não são necessários para esse troféu. Esses vídeos mostram as localizações de todos os coletáveis necessários:


44. Scavenger
Bronze

Colete todas as armas, logs de texto e áudio no capítulo 5. Observe que os upgrades de armas não são necessários para esse troféu. Esses vídeos mostram as localizações de todos os coletáveis necessários:


45. Treasure Hunter
Bronze

Colete todas as armas, logs de texto e áudio no capítulo 8. Observe que os upgrades de armas não são necessários para esse troféu. Esses vídeos mostram as localizações de todos os coletáveis necessários:


46. Make Us Whole
Bronze

Colete todas as armas, logs de texto e áudio no capítulo 9. Observe que os upgrades de armas não são necessários para esse troféu. Esses vídeos mostram as localizações de todos os coletáveis necessários:


47. Gun Dealer
Prata

Obtenha todas as armas em um mesmo perfil. Caso você pegue todas as armas, ganhará o troféu no início do capítulo 7, assim que pegar a Ripper. Essas são as armas e onde você pode pegá-las:

  • Rivet Gun (Capítulo 1 – você começa com essa arma)
  • Plasma Cutter (Capítulo 1)
  • P-Sec Pistol (Capítulo 2 – você começa com essa arma)
  • Pulse Rifle (Capítulo 2)
  • Flame-thrower (Capítulo 3)
  • Line Gun (Capítulo 4)
  • Arc Welding Gun (Capítulo 5)
  • Contact Beam (Capítulo 6)
  • Ripper (Capítulo 7 – você começa com essa arma)

48. Weapon Nut
Ouro

Pegue todos os upgrades de todas as armas. São 9 armas, cada uma com 4 upgrades, totalizando 36 itens que devem ser colecionados. Os vídeos acima indicam onde estão todos os itens das fases 1, 3, 5, 8 e 9. Para a localização de todos os itens, confira o canal do usuário IGIPNP no Youtube, que contém vídeos de todas as fases do jogo e onde obter cada um dos itens.