O texto abaixo foi escrito pelo usuário Reiki do fórum UOL Jogos (clique aqui para conferir) e foi gentilmente cedido ao PlayStation 3 Brasil para sua publicação, a pedido do administrador Ivan Castilho.

Aproveitem, boa leitura!



FINAL FANTASY XIII

Lançamento: 17 de Dezembro de 2009 (Japão e Asia), 9 de Março de 2010 (EUA e Europa)
Consoles: Playstation 3 e Xbox 360

Gênero: Role-Playing Game
Single-Player
ESRB: Teen
Site Oficial: http://www.square-enix.co.jp/fabula/ff13/
Online: Downloadable Content para a versão Ocidental
Duração da Storyline: Aproximadamente entre 40 e 60 horas (dependendo do estilo do jogador)

INTRODUÇÃO

Considerado um dos games mais aguardados de todos os tempos, Final Fantasy XIII finalmente estará estreando na atual geração de consoles.

Produzido desde 2005 (e sendo revelado pela primeira vez apenas na E3 de 2006), o décimo terceiro episódio da saga é o primeiro de uma série de games relacionados ao universo do próprio Final Fantasy XIII, chamado "Fabula Nova Crystallis".

Final Fantasy XIII sempre teve muita expectativa em torno de seu lançamento. Desde o êxtase em relação às novidades até as decepções por conta de supostos "downgrades" e perda de exclusividade da versão PS3, o game sempre teve muita repercussão durante os 5 anos de seu desenvolvimento.

E agora, mais precisamente, no dia 17 de Dezembro, a espera chegou ao fim (ao menos no Japão e na Ásia – para o resto do mundo, a espera acabará em 9 de Março de 2010!): Lightning e cia finalmente entrarão em ação!

Assim, como sei que muitos aqui não vão querer esperar até Março de 2010 para se aventurar em Pulse, estou aqui para apresentá-los sobre o game em si, desde a explicação sobre o sistema de batalha e até mesmo algumas traduções de menus (inclusive da música tema!) da versão japonesa.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

ENREDO

(Possíveis spoilers podem estar presentes no texto abaixo. Leia com atenção!)

 

Treze séculos atrás, um fal’Cie (seres "superiores formado pelo cristal") criou um continente flutuante, com ares utópicos na atmosfera de um planeta conhecido como Pulse. O fal’Cie desejava que este continente fosse completamente isolado das consideradas "selvagerias brutais" do mundo externo, conhecido como "Gran Pulse", que se localizava abaixo deste.

Para garantir a segurança e o isolamento do continente, foram criadas barreiras em volta de todo a área, surgindo posteriormente uma espécie de "paraíso em forma de metrópole", que passou a ser chamada de Cocoon.

Com o passar do tempo, devido ao isolamento em relação ao resto do mundo durante tantos anos, os cidadãos de Cocoon ficavam curiosos sobre o que encontrar em Gran Pulse. Devido ao aumento da repercussão causada pelo povo de Cocoon, a Sanctum de Cocoon resolveu tomar uma atitude radical: Expulsar qualquer indivíduo que fosse suspeito de ter qualquer tipo de contato com o mundo de Pulse do continente, e forçado a enfrentar as condições do planeta situado abaixo.

Com isso, os cidadãos de Cocoon passaram a questionar os seus meios de vida. E, em meio a tudo isso, surgiram rumores sobre a "queda do mundo", pelo poder do fal’Cie de Pulse, que teria enviado um grupo para destruir este mundo e todos no qual o habitam.

Um dos integrantes deste grupo seria uma suposta mulher, que atende pelo codinome "Lightning". Este fal’Cie teria forçado Lightning e seus companheiros a realizar sua vontade. Para tanto, o fal’Cie marcou ela e os outros designados, com a marca do l’Cie, dando aos mesmos, o poder dos cristais.

Agora, cabe a Lightning e companhia decidirem se irão cumprir o seu "destino" e enfrentar o mundo, ou se irão se rebelar e enfrentar aqueles que as pessoas consideram como uma espécie de "deuses" do mundo…

De acordo com o presidente da Square-Enix, Yoichi Wada, o enredo de FFXIII é focado "naqueles que resistirão contra o mundo"…

Mais informações sobre os fal’Cie e os l’Cie podem ser encontradas nas seções abaixo. 

fal’Cie

Os fal’Cie (leia-se Farushi em japonês e Fall-Ci em inglês) são considerados os "seres superiores" em Final Fantasy XIII, sendo formado pelos cristais que existem dentro dos mesmos, sendo que estes cristais agem como uma fonte de energia para eles.

Apesar de não serem "deuses" em si, muitas pessoas no mundo de FFXIII os consideram assim, devido a sua capacidade de criação. Um deles, inclusive, é o responsável pela criação do "mundo flutuante" Cocoon sobre o mundo de Pulse, representando o poder do sol e da luz. Um outro fal’Cie (de Pulse) é descoberto em Cocoon, sendo este, o provável responsável pelos acontecimentos em Final Fantasy XIII. O fal’Cie de Pulse representa o poder da natureza, e possui um brilho verde.

De acordo com o produtor Yoshinori Kitase, existem tantos que o número chega a ser "incalculável", apesar de apenas alguns aparecerem em Final Fantasy XIII. Isto quer dizer que, na Fabula Nova Crystallis devem aparecer muitos mais…

 

l’Cie

Os l’Cie (leia-se Rushi em japonês e El-ci em inglês) são seres escolhidos pelos fal’Cie para realizar tarefas designadas pelos mesmos, aqui chamadas de "Focus". Coincidência (ou não), todos os sete principais personagens do game são l’Cies.

Em Cocoon, eles são temidos pela sociedade de forma geral, e são os alvos dos soldados PSICOM. A Sanctum considera os l’Cie uma espécie de maldição, e que a simples existência de um l’Cie pode ser a perdição de milhões, daí a perseguição contra eles.

Cada l’Cie recebe uma "Focus" diferente, sendo que ela é transmitida através de "visões". Cabe ao l’Cie saber interpretar estas "visões" para conseguir cumprir a missão. A recompensa por conseguir cumprir a sua "Focus" é a transformação (leia-se "imortalização") em cristal. Por outro lado, se falhar, são transformados em monstros "cristalizados" (leiam "zumbis"), chamados de Cie Corpse. Quando isto ocorre, o l’Cie perde toda sua humanidade dentro dele e seu corpo é totalmente transformado pelo cristal.

Em um determinado momento do jogo, Yun Fang diz que, conforme o tempo passa, a marca do l’Cie "brota" mais e mais, eventualmente formando uma espécie de "olho". Quando este olho é aberto por completo, o l’Cie é transformado…

Ou seja, tanto de um jeito, quanto de outro, até aqui, não parece nada agradável ser um l’Cie, e nos próprios trailers isso é demonstrado pelos personagens…

Os Eidolons, de certa forma, são considerados a "salvação" dos l’Cies, apesar da resposta concreta ser mostrada apenas no jogo em si. Somente foi dito que cada l’Cie possui um Eidolon de acordo com "o que existe em seu coração", e que um l’Cie não pode invocar um Eidolon logo de início, é necessária antes, uma evolução dos mesmos (ainda não foi informado que tipo de "evolução" seria esta).

 

PERSONAGENS

 

Terceira protagonista mulher da história da saga nos games, depois de Terra Branford , em Final Fantasy VI e Yuna em Final Fantasy X-2 (sendo a quarta, depois de Linaly se considerarmos os animes).

Lightning, sendo umas das escolhidas pelos fal’Cie, é, inicialmente, declarada "inimiga da humanidade", junto com os outros l’Cies pelo povo de Cocoon em geral, tendo a marca que a caracteriza como uma l’Cie em seu braço direito. Sua personalidade também demonstra ser fria com seus companheiros inicialmente, porém, conforme o desenrolar da trama, tanto sua personalidade quanto sua maneira de agir mudam.

"Lightning", na verdade, é seu codinome escolhido para esquecer seu passado (seu verdadeiro nome será revelado no game), após a morte de seus pais. Desde então, ela age como uma mãe protetora para sua irmã, Serah Farron, embora por excesso de trabalhos e falta de tempo, elas se distanciem. Inicialmente, não tem uma relação muito amigável com Snow, muito por seu relacionamento com Serah.

E não pára por aí… Na verdade, inicialmente ela não se dá bem com nenhum integrante do grupo protagonista do game. Já no início do game, praticamente ignora a presença de Sazh durante sua missão de encontrar Serah no fal’Cie de Pulse… Assim como também não gosta da idéia de ter que "proteger uma criança" (Hope), em um determinado momento do jogo… (Ainda que, com o decorrer da jornada, ele evolui e ela passe a olhá-lo com outros olhos).

Além disso, conforme ela vai descobrindo as verdades sobre os fal’Cies, l’Cies e sobre o passado de Cocoon e Pulse, ela vai amadurecendo e muda seus conceitos, sendo que, em determinado momento, passa a lutar pelos dois mundos juntamente com seu grupo e passa a protegê-los de qualquer ameaça.

Sua arma, "Blaze Edge", é parecida com a Gunblade, de Squall Leonhart (Final Fantasy VIII), podendo mudar a forma desta dependendo da situação na qual se encontra.

Seu Eidolon é Odin, sendo que, em seu modo Gestalt, ele se transforma em Sleipnir para que Lightning possa montá-lo.

 

 

 

 

Um dos personagens mais importantes da trama, Snow também é um l’Cie, e liderou o TEAM NORA, um grupo de rebeldes que lutou contra o Sanctum. Considerado dono de um coração puro, porém, muitas vezes, inocente demais para ser líder, Snow sempre está disposto a ajudar aqueles que ele gosta, longe da frieza indicada por seu nome. 

Ao contrário da agilidade de Lightning, ele se destaca pela força. Comparando com outras profissões em games anteriores da saga, pode-se considerá-lo como um Monk. Apesar de se concentrar em seus próprios punhos para lutar, Snow também usa, com a ajuda de sua Eidolon (as irmãs Shiva – Styria e Nix), vários tipos de magias de gelo (embora não se limite a elas, diferentemente das versões anteriores). Em seu modo Gestalt, as irmãs se transformam em uma espécie de moto para enfrentar seus oponentes. 

No passado, ele foi noivo de Serah, porém, um evento trágico fez com que eles não ficassem mais juntos, (ainda que contra a vontade de ambos) embora haja esperanças para que eles se reencontrem algum dia. Tal acontecimento também criou uma espécie de rachadura no relacionamento entre ele e Lightning. Para piorar a situação, Snow também tem que enfrentar o ódio de Hope Estheim, por causa da perda de sua mãe em um acidente durante uma missão, na qual ele culpa o líder do TEAM NORA pelo acontecimento. Snow passará boa parte do jogo resolvendo os conflitos entre ele e Lightning, assim como Hope, enquanto parte na busca para salvar sua amada.

 

 

 


Por muito tempo, muitas pessoas se perguntavam, ao assistir os trailers, sobre quem seria essa tal "Serah", que tanto se falava nos vídeos, porém nunca aparecia de fato. Desde um fal’Cie misterioso até mesmo Dia Vanille, muitos foram os palpites…

Na realidade, Serah é a irmã mais nova de Lightning, e noiva de Snow. Porém, por motivos que serão revelados no decorrer da trama, Serah se tornou a primeira l’Cie de Pulse em Cocoon, ganhando uma marca no seu braço esquerdo. Desde então, sua vida se transformou, e seu destino é um dos fatores-chaves abordados na trama principal.

É mostrado em um dos capítulos iniciais que, mesmo que sem intenção, ela acaba completando seu Focus. Sendo assim, ela é absorvida pelo fal’Cie de Pulse e acaba se tornando um cristal. Essa é a razão de Lightning, Snow e Vanille (assim como Sazh, porém por outro motivo…) se interessarem tanto pelo fal’Cie de Pulse no início, pois estão certos de que Serah está lá, e ainda poderia ser salva.

Mesmo depois de cristalizada, eles descobrem que ainda existe uma maneira de reverter o processo, sendo esta um dos fatores que impulsionam o grupo pela grande jornada do game.

Curiosidade: O pendant que Serah carrega aparece no logo principal do game. É mostrado, em um momento adiantado do jogo, que Snow aparece usando o acessório. O bracelete dela também é usado por Lightning, e ambos usam os acessórios no braço direito.

Curiosidade 2: O produtor Kitase descreveu Serah como a "mais bonitinha de todas" no jogo.

  

Oerba Dia Vanille (Vanilla no Japão) é uma garota que, apesar do estilo "kawaii" similar à Serah, esconde vários segredos por trás desta aparente inocência. Segredos estes que vão além do mundo de Cocoon, inclusive…

Sua personalidade, de modo geral, é muito alegre e extrovertida, ainda que em muitos momentos, ela prefere fugir, até mesmo deixando alguns companheiros de lado. "Vamos fugir?" será uma frase muito ouvida durante sua jornada. Apesar disso, Vanille também não consegue esconder seu lado medrosa e até mesmo solitária em determinadas passagens do enredo.

Ao contrário da maioria dos outros l’Cies, ela é uma residente de Pulse, assim como Yun Fang, e devido à um grande acontecimento do passado, se tornou uma l’Cie com um grande fardo. O nome Oerba provém de uma espécie de "tribo" em Pulse, que no passado era uma vila grandiosa e com vários conhecimentos sobre Pulse…

Apesar de não aparentar (pelo menos não no início), ela e Fang são uma das "peças-chave" no enredo. Para saber o por que, é só jogar o game…

Durante a jornada, ela também desenvolve uma relação bastante próxima com Hope, confortando-o em vários momentos difíceis dele, e Sazh, de quem esconde um grande segredo…

Seu Eidolon é outro estreante na série: Hecatoncheir, um ser vários braços que, em sua forma Gestalt, pode se transformar em um mech de guerra de vários tentáculos.

Vanille também é vista interagindo com Carbuncle durante uma apresentação em Nautilus, porém, ele não é controlável como Eidolon no jogo. 

 

Hope é um garoto de 14 anos que vem de uma nobre e rica família que vive na cidade porto de Palumpolum. Em uma determinada época, porém, ele e sua mãe se vem em uma enrascada, quando a Sanctum decide, juntamente com outras pessoas, enviá-los para Pulse. Com isso, eles acabam sendo salvos pelo TEAM NORA, liderados por Snow, e se aliam a ele.

Apesar de seu estilo agressivo, pelo menos no início, Hope não passa de um garoto covarde. Isso se comprova quando Snow ofereceu a Hope a chance de lutar com ele na rebelião contra a Sanctum, porém, ele recuou, deixando que sua mãe lute em seu lugar, de certa maneira. Quando o acidente com Snow e sua mãe ocorre, e ele a perde, Hope passa a nutrir, mesmo que secretamente até certo ponto, um ódio por Snow.

Inicialmente Hope também odeia os l’Cies, pois ele acredita que os mesmos sejam seres amaldiçoados. Porém, quando descobre que é um deles, ele é de certa forma forçado a mudar de opinião. Um dos motivos é Lightning, que, mesmo que contra a sua vontade no início, passa a protegê-lo de diversas situações de perigo, e, conforme o desenrolar da trama, ele amadurece, e passa a criar mais coragem ao se inspirar nela.

Seu Eidolon é Alexander, clássico na série, que pode se transformar em uma verdadeira fortaleza na sua forma Gestalt, de onde Hope pode subir e dar as ordens a ele. 

 


Personagem bem atípico da série, com uma mistura de um "jeito simpatético" e um estilo bem peculiar, Sazh é um piloto profissional de Airships em Cocoon, e conhece Lightning desde os tempos que serviram juntos a PSICOM. Quando ele e Lightning encontram o fal’Cie de Pulse, ele também ganha a marca do l’Cie.

Porém, de um integrante da PSICOM, ele passa a lutar contra a Sanctum, principalmente pelo fato da tenente Jihl Nabaat ter relação com a transformação do seu filho, Dajh, em um cristal. Na trama, seu objetivo principal é salvar seu filho da cristalização.

Em determinado momento ele também tem conflitos com Dia Vanille, inclusive chegando ao ponto de apontar uma arma na direção dela (conforme o progresso da história você descobrirá o por que).

Ele está sempre acompanhado de um Baby Chocobo, que ele tinha dado a seu filho antes deste ser transformado em Cristal. Mesmo que este Chocobo não lute nas batalhas em si, ele em muitas vezes ele é útil, animando Sazh e Vanille, e fazendo parte de momentos cômicos do game.

Utilidade esta que sua Eidolon, Brynhildr, a fêmea do fogo, também terá de sobra, nas batalhas. Já que, além de lutar ao lado de Sazh normalmente, ela poderá, em sua forma Driving/Gestalt, se transformar em um "carro de corrida" flamejante.

Curiosidade: O próprio Yoshinori Kitase afirmou, em uma das entrevistas, que o modelo de Sazh foi baseado no famoso cantor norte-amercano Lionel Richie. 

 

Ainda mais misteriosa do que Vanille é Oerba Yun Fang…

Inicialmente, ela é vista trabalhando para a Sanctum, mesmo possuindo a (detestável) marca de l’Cie. Inclusive, ela chega a capturar Snow em Lake Bilge em um determinado momento da trama. Porém, em outro momento, ela é vista juntamente com o grupo de Lightning, e inclusive chega a lutar contra soldados da PSICOM em Cocoon, e diversos monstros em Pulse.

Ela possui uma relação próxima com Dia Vanille, e em vários momentos, é vista protegendo-a dos inimigos. Diferentemente do resto do grupo, Yun Fang parece conhecer bem sobre a natureza dos l’Cie, chegando até a explicar a Lightning sobre o processo que pode transformar um l’Cie em um Cie Corpse.

No começo, pode ser vista por muitos como uma inimiga da turma, porém, mais adiante no jogo são revelados as seus verdadeiras motivações no enredo. E, assim como Vanille, Fang é um dos elementos "chave" do enredo.

Seu Eidolon é Bahamut, considerado o "Rei dos Dragões" (entre outros apelidos na série). Em sua forma Gestalt, ele pode levantar vôo juntamente com Yun Fang nas batalhas.

 

 THE SANCTUM

Também conhecido anteriormente como "Governo Sagrado", são os responsáveis por controlar a cidade de Cocoon. Diferentemente do habitual, quem governa de verdade são os fal’Cies, e não os humanos.

Devido aos questionamentos da população em relação à Pulse, eles decretaram que, qualquer cidadão que tenha qualquer tipo de contato com o mundo de Pulse, será expulso permanentemente de Cocoon, e será forçado a viver no "mundo abaixo".

Para garantir a ordem, a Sanctum possui sua própria força militar: a PSICOM, que consiste em um exército de soldados, robôs e até mesmo monstros armados, além de sua própria frota de Airships.

Personagens importantes fazem parte da Sanctum, entre eles: Yaag Rosch, Jihl Nabaat e Cid Raines, além do líder do governo, Galenth Dysley.

  

EIDOLONS

Em Final Fantasy XIII, os Eidolons (como são chamados os Summons no game) terão uma importância bem maior que na maioria dos outros games da série (quase tanto quanto em FFXI). Eles residem nos cristais dos l’Cie, e possuem uma grande relação com os mesmos, podendo servir como desde aliados em batalhas como até mesmo determinados tipos de "veículos" durante o chamado "Gestalt Mode".

Nas batalhas, quando um Eidolon é invocado, os outros integrantes do grupo são substituídos no momento, e o Eidolon luta juntamente com seu personagem até ser derrotado ou dispensado pelo mesmo. Para lutar, cada Eidolon necessita de uma certa quantidade de SP (Summon Points).

Similar à Final Fantasy X e XI, o seu Eidolon evolui de acordo com a evolução do personagem a qual ele é ligado. Ou seja, seu status cresce a medida que o personagem cresce, e seu "Finisher" durante o modo "Driving" / "Gestalt" também aumenta em potência à medida em que ele é invocado nos confrontos.

Os Eidolons de Final Fantasy XIII são:

Odin

Em Final Fantasy XIII, Odin reside no crystal de Lightning, e, diferentemente de outras versões, originalmente ele vem sozinho quando invocado, equipado com uma espada (que pode se dividir em duas) e um escudo gigante. No seu modo "Gestalt", ele se transforma no seu Sleipnir, permitindo a Lightning montá-lo e usar suas armas para enfrentar os inimigos. Seu ataque especial continua sendo o clássico "Zantetsuken".

 

 

Shiva

Aqui, Shiva é representada por duas irmãs: Styria e Nix, residindo no cristal de Snow. Diferentemente das outras versões, em FFXIII, Shiva aparentemente possui o poder de outros elementos, além do gelo. Em sua forma "Gestalt", as irmãs podem se "transformar" em uma motocicleta para Snow.

 

Hecatoncheir

Estreante na série, Hecatoncheir é o Eidolon de Oerba Dia Vanille. Apesar de parecer um Magitek Armor (de Final Fantasy VI), ele não foi inspirado no mesmo. Ele representa o elemento Earth, e possui vários "braços".

Em Sua forma "Gestalt", Hecatoncheir se transforma em uma máquina de guerra, com várias metralhadoras em volta, o que dá a entender que esta forma é voltada para ataques Ranged. Seu grande ataque é o "Gaia Salvo".

 

Brynhildr

Também estreante na série, Brynhildr é a Eidolon de Sazh Katzroy. No game, ela é uma espécie de Fire Knight que, em seu modo "Gestalt", se transforma em uma espécie de "carro esportivo". "Múspell Flame" é o seu grande ataque.

Curiosidade: Na mitologia nórdica, Brynhildr é uma das Valquírias enviadas por Odin (favor não confundir com a mitologia apresentada em Valkyrie Profile!) para decidir uma luta entre dois reis. Porém, por ter ajudado o rei menos favorecido, é punida pelo seu "deus".

 

Alexander

Um dos Summons mais tradicionais da série, Alexander, em Final Fantasy XIII, reside no cristal de Hope Estheim. Diferentemente de outros games da série, aqui ele aparece um pouco mais "humanizado", sendo que inclusive suas mãos aparecem para atacar os inimigos, tanto de perto, quanto à distância.

Mais uma vez, Alexander é representado pelo elemento Holy, e, em seu modo "Gestalt", ele se torna uma espécie de "fortaleza", na qual Hope pode dar ordens em cima dele, atirando "raios de luz" quando necessário.

 

Bahamut

"Conquistador dos céus", "Rei Dragão", "Controlador dos Wyrms"… Bahamut sempre teve diversos "títulos" ao longo da série. Aqui, ele é o Eidolon de Oerba Yun Fang. Em FFXIII, ele poderá voar com ela e é um dos Eidolons de maior poder no game, podendo facilmente ultrapassar os 99.999 de dano nos inimigos.

 

Carbuncle

Ao contrário de Final Fantasy XI, onde era um dos principais Avatar, Carbuncle só apareceu pela primeira (e única) vez no trailer do game para a E3 2008, quando Dia Vanille pega um disco do qual o faz aparecer. E isso se confirmou no "produto final": Carbuncle aparecerá durante uma apresentação na cidade de Nautilus, no capítulo 8, quando Vanille e Sazh passam pela cidade, e assistem ao espetáculo.

Carbuncle também tem uma rápida aparição como um fal’Cie, que é mostrado durante um diálogo entre Lightning e Hope.

Ifrit

Um dos mais famosos Summons da série, desta vez Ifrit deveré ter uma participação bem mais "tímida" no game, já que, de certa forma, fora "substituído" por Brynhildr como "o Eidolon de fogo jogável".

Assim como Carbuncle e Siren, sua participação no game se resume à uma apresentação no grande show de Nautilus, durante o capítulo 8.

Siren

Apesar de já até mesmo ser uma Guardian Force em Final Fantasy VIII, aqui em Final Fantasy XIII, Siren aparecerá apenas como Carbuncle e Ifrit, ou seja, durante a grande apresentação em Nautilus, onde ela aparece tocando harpas.

 

SISTEMA DE BATALHA

O sistema de batalhas em Final Fantasy XIII é um híbrido do sistema tradicional de batalhas da série (lutas por turnos, com barra de ATB), e novidades importantes, como o "Optima Change" e o "Driving Mode", além de mudanças consideradas "drásticas", como a ausência do MP pela segunda vez na série (principal), e dos pontos de experiência (utilizando um sistema de evolução parecido com o Sphere Grid de FFX).

A Volta da ATB

Para quem não sabe, ATB é a sigla de "Active Time Battle", muito conhecida nos games da série. Embora ausente em alguns episódios (X, XI e XII), em FFXIII a barra de ATB voltou trazendo várias mudanças (e melhorias) ao sistema de batalha.

A mudança mais "impactante" é a já mencionada ausência do MP, devido ao novo sistema de uso da barra. Agora, ao invés das Magic/Mana Points, o game divide a barra em várias partes, que variam de 1 à 6, dependendo do nível de sua Crystarium e de determinados equipamentos.

Cada comando que o personagem faz, utiliza-se ao menos 1 parte da barra de ATB. Ataques comuns e outras ações mais simples, requerem apenas 1 parte da barra, porém, magias mais potentes, como as "ga spells" (e.g Firaga, Blizzaga, etc.) necessitam de 3 partes ou mais, além de ações ainda mais poderosas ("Limit Breaks" como a "Highwind" da Fang, por exemplo), que consomem 5 partes.

Ou seja, em FFXIII, o jogador pode não necessariamente realizar apenas um comando por turno, e sim, múltiplos, dependendo da sua estratégia nas batalhas.

Sistema "Break"

Apesar de não ser realmente uma novidade, em Final Fantasy XIII é possível realizar "Chains" (também chamados de Combo), assim como em FFX-2, porém de uma maneira diferente, em seus inimigos. Dependendo do seu combo (marcado através de uma porcentagem e uma barra que cresce conforme se aplica danos e status negativo), seu adversário poderá entrar em "Break Mode". Quando isso acontece, você poderá, lançar seus inimigos no ar (dependendo do adversário) e continuar o combo a partir dali, aumentando o dano aplicado nos mesmos, assim como impedir qualquer reação do inimigo durante esse tempo. Acoplada à essa porcentagem, existe uma barra na qual indica a duração desse "status" no inimigo quando este entra no referido modo, decrescendo com o tempo. Ou seja, quando ela acaba, o oponente sai do "Break", e volta a receber danos comuns, até que ele entre em "Break" novamente…

Para onde correr?

Em Final Fantasy XIII, você não poderá mais fugir das batalhas, uma vez iniciadas, pelo modo convencional. O que você poderá fazer é reiniciá-las e voltar à um ponto imediatamente antes do encontro com o oponente que fora engajado. Se o jogador preferir, existem vários items "Smokes" no game, que, entre eles, existe um que permite ao jogador "camuflar" o líder do grupo, permitindo-o desviar dos inimigos na tela sem ser percebido (não vale para Bosses), até o efeito do "Smoke" acabar…

Battle Restart

Como uma medida de facilitar e agilizar a jogatina, em Final Fantasy XIII, será possível RECOMEÇAR a batalha ! Isso mesmo: Caso você encontre um "Boss" muito difícil na sua situação, você poderá simplesmente retornar ao ponto ANTERIOR à batalha!

Ou seja, a partir de agora, chega de frustrações por terem ficado "presos" em um Boss que, às vezes, você nem queria enfrentar naquela hora. Ou mesmo, chega de perder tempo por terem esquecidos de salvar antes de algum "Boss" e perderem por algum detalhe…

Avaliação das lutas?!

Exatamente! Agora, após cada luta, surgirão na tela informações relacionadas a batalha, como o tempo de duração da luta e tempo estipulado para o rank máximo. E o mais importante: Você será avaliado de acordo com suas ações, podendo receber de 1 a 5 estrelas!

O sistema de avaliação serve para ajudar o jogador a conseguir determinados troféus no game, como o "L’Cie Paragon", além de fornecer items raros e Smokes, dependendo da avaliação recebida na luta, onde aumentam-se as chances de drops de items raros com rank de 5 estrelas, dimunui-se a chance de drops com rank de 3 estrelas, assim como o rank de 1 estrela, que, apesar disso, poderá ter drops de "Smokes" para auxiliar o jogador em uma próxima batalha.

Onde foram os Experience Points?

Em Final Fantasy XIII, também não temos mais os clássicos pontos de experiência para subir o nível dos personagens…

No lugar, entra em ação o "Crystarium System", onde os personagens, aos vencerem suas batalhas, recebem "Crystarium Points" (CP), e, lembrando um pouco o sistema de Sphere Grid de Final Fantasy X, usam esses pontos para melhorar os status de cada personagem, assim como conseguir novas spells, habilidades, entre outros.

Para não dizer que as "EXPs" foram extintas nesse episódio, agora são as ARMAS e ACESSÓRIOS que necessitam de pontos de experiência para subirem de nível e, assim, terem a chance de ganharem upgrades nas mesmas. Isto, porém, não é conseguido simplesmente lutando. São necessários items de experiência (conseguidos através de drops e/ou Shops) para evoluí-las…

E não acaba por aí…

Por falar em melhora dos personagens, em FFXIII, você evolui suas spells e habilidades de acordo com o caminho que você escolhe. Como exemplo, se você escolhe aprender a magia "Fire", o caminho para você aprender "Fira" futuramente será aberto.

Outra mudança significativa, que tem relação com a ausência de MP, é o fato de você não mais poder usar magias fora das batalhas (apenas "Smokes"). Sendo assim, o HP do grupo é restaurado totalmente após o término de cada batalha (assim como qualquer status negativo é neutralizado).

Os famosos "Limit Breaks", presentes em vários episódios anteriores da série, de certa forma também reaparecem em FFXIII, ainda que não exatamente com este nome. De qualquer forma, além dos Eidolons, cada personagem possui seu "ataque especial", que variam entre múltiplos ataques à magia que pode derrotar instantâneamente inimigos vulneráveis a ela (mesmo que com baixa Accuracy).

Uma das grandes novidades em Final Fantasy XIII, em relação ao seu sistema de batalha, é o modo "Driving" (Gestalt na versão ocidental).

Durante as batalhas, quando estiver lutando ao lado do seu Eidolon, você poderá, eventualmente, ativar o seu modo "Driving" / "Gestalt". Esta é uma habilidade especial do seu Eidolon que, quando ativada, transforma seu Eidolon em uma forma "controlável".

Assim que isso ocorre, você poderá comandar seu Eidolon atráves de uma sequência de movimentos que aparecerão na tela. A duração do modo é representada por uma barra, sendo que, após cada comando executado, esta barra diminui. Além disso, durante esse tempo, seu inimigo não ataca, nem realiza qualquer outra ação.

Como em Final Fantasy XII, quando esta barra se esgotar (ou mesmo a qualquer momento em FFXIII), seu Eidolon poderá realizar seu ataque mais poderoso. Ao executá-lo, ele automaticamente encerra o modo, e seus personagens retornam à ação, com todo seu HP recuperado, e neutralizado de qualquer status negativo.

OPTIMA CHANGE

Em Final Fantasy XIII, você controla apenas um personagem por vez. Sendo assim, enquanto você controla um personagem, os outros são controlados pelo sistema chamado "Optima Change" ("Paradigm Shift" na versão Ocidental).

Este pode ser descrito, de certa forma, como a "postura" que esses personagens terão nas lutas, determinando o tipo de ataque e reação dos mesmos.

Como exemplo, existe o "Healer", onde o personagem se concentra em curar e eliminar status ruins do grupo, enquanto que, por outro lado, há o "Attacker", que basicamente apenas realiza ataques físicos e magias ofensivas, como a "Ruin".

Apesar da aparente restrição excessiva, o jogador poderá escolher entre 6 tipos de "posturas" para usar nas batalhas, podendo levar à cada uma, 6 configurações diferentes de 3 roles pré-determinadas, assim como alterar o "role combo" de seus personagens a praticamente qualquer momento da luta, dependendo do que a situação pedir (e ele estiver habilitado).

Cada tipo de postura é determinada por uma cor, a fim de facilitar sua identificação:

Attacker (ATK – Cor vermelha): É a role designada para danos, seja eles físicos ou mágicos não-elementais. Não ajuda muito quanto ao crescimento da barra de "Break", porém, se combinada à Blaster e/ou Jammer, reduz-se a frequência de diminuição desta barra.

Blaster (BLA – Cor Azul): A principal função desta é carregar a barra de chain do inimigo com magias variadas, já que, exceto em adversários que são fracos contra elas, as magias em geral não causam o mesmo nível de danos quanto à Attacker. Recomenda-se usar em conjunto com a Attacker e/ou Jammer, já que ela sozinha sofre uma diminuição da barra de "Break" rapidamente.

Enhancer (ENH – Cor Roxa): Utilizando-se de magias de suporte (como Haste e Enspells), aumenta a performance do grupo em geral.

Defender (DEF – Cor Amarela): Role que serve para provocar os inimigos para atrair a atenção destes para o Defender, além de aumentar (e muito) seu nível de defesa. É como um "tanker" nos MMORPGs.

Healer (HLR – Cor Verde): Adota-se a postura parecida com a de um White Mage, curando o grupo e removendo status negativos.

Jammer (JAM – Cor Branca): Também chamado de "debuffer", onde se concentra em neutralizar status positivos (Dispel), assim como aplicar "debuffs" nos mesmos.

 

MÍDIA

Box Art da versão Oriental de Final Fantasy XIII:

 

Box Art da versão Ocidental de Final Fantasy XIII:

Final Fantasy XIII – Limited Collector’s Edition confirmada oficialmente no Ocidente!

Trailer da Versão Ocidental de Final Fantasy XIII (com a música tema "My Hands"):

Trailer da TGS 2009 (Com legendas em inglês):

Vídeo especial sobre a Fang mostrando parte do gameplay (incluindo Bahamut):

Comercial japonês de Final Fantasy XIII:

TV Spot Japonês de 30 segundos:

Making of CGs de Final Fantasy XIII:

 

Inicialmente, Nobuo Uematsu mais uma vez realizaria o tema principal de Final Fantasy XIII. Porém, por estar envolvido com a trilha sonora de Final Fantasy XIV Online, Masashi Hamauzu, responsável por toda a trilha de FFXIII, compôs "Kimi ga Iru Kara" ("Porque você está aqui"), que, juntamente com "Eternal Love" (ambas cantadas por Sayuri Sugawara), se tornaram os temas principais do jogo.

Por falar em trilha sonora, a OST de Final Fantasy XIII sairá no dia 27 de Janeiro de 2010, enquanto o single da cantora Sayuri Sugawara, que contém as duas músicas tema de FFXIII, já saiu no dia 02 de Dezembro de 2009.

Para a versão Ocidental, a cantora inglesa Leona Lewis foi a escolhida, com a canção "My Hands".

A OST normal conterá 4 CDs, enquanto que na versão limitada será incluída um "Drama CD" especial com os voice-actors do jogo.

Para aqueles que forem comprar a versão japonesa, confiram na seção Traduções (abaixo), a tradução para o português da canção Kimi ga Iru Kara. E para quem deseja ver a letra transcrita para o Romaji, segue abaixo (feita por mim mesmo):

E para ajudar ainda mais, eis o vídeo da Sayuri Sugawara cantando no evento de lançamento oficial do Final Fantasy XIII, em Shibuya:


Esta seção é dedicada para aqueles que irão jogar a versão japonesa / asiática de Final Fantasy XIII. Como não tenho diploma na língua japonesa, conhecendo apenas o que eu aprendi quando morei lá (e treinando um pouco com amigos), minhas traduções podem não estar 100% perfeitas. Portanto, se encontrarem erros, não hesitem em corrigir (desde que comprovem o erro antes, é claro)!

Atenção com os "Spoilers" !!

Introdução

"13 dias após despertarmos… Era o início do fim…"

(Cena do trem)

Sazh: É pra valer… ?
Lightning: Cale-se…

Sazh: … Conto com você…

(Lightning começa o ataque)

Alguém: Impressionante!

(Sazh encontra um garoto assustado)

Sazh: Está tudo bem?
Sazh: Aqui não é um l’Cie…

(Um Baby Chocobo aparece e o garoto sorri. Depois…)

Sazh: Está indo muito bem! Todos disseram que vão lutar!
Lightning: Esperem aí dentro… (Querendo dizer para não se intrometerem…)

(Após o ataque do inimigo)

Sazh: Fuja!
Sazh: Por aí… ?!

Sazh: Ei, ei, ei, ei !! (Ele) Não está de brincadeira!
Sazh: Ah, dá um tempo !! O que vamos fazer?!
Lightning: Fique observando daí…

(Depois da batalha contra o Manasvin)

Lightning: Recue!
Sazh: Tente agora! (Para o Manasvin)

Sazh: Não venha, tá bom? (No sentido de não ficar furioso e voltar a atacá-los)
Lightning: Pule !

Lightning: Está vindo…
Sazh: Tenha dó…

Sazh: Uff… Conseguimos…
Sazh: Bem, se você é um soldado, então porque não protege os cidadãos? Porque você indo contra o Purge e…
Lightning: Desisti do exército.

Sazh: Ei, espere! Ei…

(Sazh olha para o Baby Chocobo)

Sazh: O papai está sendo deixado para trás…
Sazh: Ei, não há caminho por aí… Não me diga que teremos que descer…

Sazh: Mesmo se você resistir ao Purge… Você não acha que não é um pouco demais para meros "amadores" lutar contra o Sanctum?
Lightning: Pior do que o Purge é o Pulse… O Pulse é um inferno…

Sazh: Eh, bem… Esse lugar não é muito diferente também…

Lightning: Eles são "cães de caça" treinados pelo exército. Eles não são briguentos…
Sazh: Bem, pode não ser para você, mas… Ei!

Lightning: Nós vamos atacar primeiro.
Soldado: Os rebeldes!
Sazh: Vamos acabar com isso!

Sazh: Ei, vamos voltar!
Lightning: Não há tempo…
Sazh: O que vamos fazer?
Lightning: Cale-se…

(Lightning se prepara para usar a "Gravity Bomb")

Sazh: Ei, espera, não me deixe para trás!
Lightning: Me solte!

(Lightning ataca Sazh)
Sazh: Você sabe, eu não tenho escolha a não ser te seguir!

Sazh: Nós podemos usar aquilo…
Lightning: Parece que sim…

(Continua…)

Glossário dos termos básicos do game:

Menu Principal dos Personagens

Tradução da Música Tema "Kimi ga Iru Kara":

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009…

Mais uma madrugada gelada na Terra do Sol Nascente… Que só não foi mais gelada por conta das mais de 300 pessoas que já esperavam para um dos grandes eventos no Japão em 2009… (Isso por volta das 2 horas da manhã…)

Se você pensou que fosse um show de um grande artista famoso, você errou… Se pensou que fosse a final do Yakyuu, também errou…

Apesar de ser um pouco (talvez, muito) diferente do que nós aqui no Ocidental estamos acostumados, (embora seja algo muito comum por lá) um dos grandes eventos de 2009 no Japão foi o lançamento de Final Fantasy XIII !!

Desde o período da tarde DO DIA ANTERIOR, já existiam pessoas na fila para serem as primeiras pessoas a adquirirem o que muitos já consideram o game mais esperado da história dos games…

Apesar de cerca de 1 milhão e 800 mill cópias do game (além do Bundle PS3 Slim Especial da Lightning) estarem disponíveis por todo o Japão, foram dois os grandes focos das filas:

– Akihabara, considerado o "paraíso" dos eletrônicos (e dos "geeks");

– Shibuya, onde foi realizado o grande evento da Square-Enix para o lançamento oficial do game.

As informações a seguir são baseadas em comentários de alguns amigos meus que enfrentaram a gelada, porém, recompensadora madrugada do dia 17:

Enquanto as pessoas esperavam até as 7 horas da manhã, horário em que as vendas teriam início, era possível notar que, mais uma vez (e tem se tornado uma constante), cada vez mais "gaijins" (estrangeiros) na fila, junto com os japoneses, isso desconsiderando a imprensa estrangeira que também cobria o evento…

Sobre a "aventura":

Em primeiro lugar, a organização, como é comum no Japão, esteve muito boa: Havia desde a preocupação com as pessoas em relação ao vento, deslocando-as para um lugar onde este não chegasse… Em caso de "necessidades fisiológicas", havia sempre alguém para te escoltar até o toilet e, assim que você terminasse, esta mesma pessoa te levava de volta a fila… Até mesmo funcionários do McDonalds passavam, subindo e descendo as escadas, para vender comida para as pessoas da fila…

Havia também uma grande fiscalização contra filmagens, para aqueles que não eram da imprensa (a grande maioria)… Mesmo assim, é possível encontrar vários vídeos sobre o evento, desde o povo na fila até a contagem regressiva para o início das vendas de Final Fantasy XIII…

O evento da Square-Enix em si abriu as portas por volta das 6 horas da manhã. Nele, era possível assistir o "tedioso" trailer de 30 segundos do game, que se repetiu seguidamente durante 30 minutos…

Por volta das 6:35, se iniciou um "Pocket Show" com a cantora Sayuri Sugawara, mais uma vez cantando a música tema de FFXIII, "Kimi ga Iru Kara" ("Porque você está aqui")…

Logo após, o presidente da SE, Yoichi Wada, subiu ao "palco" , curiosamente agradecendo o público por "dar uma pausa na guerra contra o terrorismo" para vir ao evento. Para aqueles que não entenderam, a SE é Publisher de "Call of Duty: Modern Warfare 2" no Japão… A seguir, ele realizou comentários gerais sobre o time que produziu FFXIII e seu "maravilhoso mundo", de acordo com o mesmo…

Depois do presidente, foi a vez de três convidados entrarem em cena: Duas integrantes do grupo pop japonês "Morning Musume", e o comediante Kazuhiro Ozawa com seu esquisito traje… Após o trio realizarem (engraçados) comentários sobre seus FFs preferidos (incluindo um de uma das cantoras do MM – onde ela se lamenta por ter perdido tanto tempo evoluindo os personagens de FFVIII, sendo que os inimigos sobem de nivel a medida que os personagens o fazem…), eles chamaram ao palco o produtor Yoshinori Kitase, que, mais uma vez, comentou sobre o mundo de FFXIII e sua trama…

Quando finalmente ele terminou, chegou a hora que todos esperavam: A contagem regressiva…
Com uma produção obviamente bem melhor do que estamos acostumados na Rede Globo antes da transmissão de um evento importante, acompanhado do já característico sotaque japonês (Fáibu, Fôo, Suree, Tsuuu, Waaan…),
as vendas tiveram início, com um notório atraso da cantora Sayuri Sugawara para acompanhar o restante da turma no palco (talvez por esquecerem de dar a ela um Elixir para se manter "acesa")…

Como já é tradição em eventos desse tipo, o primeiro comprador do evento recebeu uma espécie de "homenagem" no palco, e inclusive respondeu a algumas perguntas, tirando fotos com a turma do palco posteriomente…

O que se sucedeu foi um festival de pessoas comprando suas cópias e saindo, na grande maioria das vezes, com um largo, apesar de tímido, sorriso no rosto, posando para fotos orgulhosos de seus "troféus"…

E, enquanto milhares de pessoas estavam em festa por conseguirem o game / bundle especial, um ser em especial não estava lá muito animado com toda essa festa…

Depois do sucesso do Final Fantasy XII: Potion e da versão do Dissidia, a Square-Enix mais uma vez realizou uma parceria com a Suntory, e trouxe, juntamente com o grandioso lançamento de Final Fantasy XIII, o seu Final Fantasy XIII: Elixir !!

O Elixir, apesar de não ser tão "potente" como na versão dos Games, desta vez trará cerca de 3 vezes mais cafeína e geléia real do que seus antecessores. Desta vez, serão 16 latas colecionáveis, cada uma com uma figura de um personagem diferente.

Apresentação especial do Elixir:

Existe ainda, uma "versão de colecionador" (como já é rotina…), que virá com uma caixa tematizada, contendo todas as 16 latas, mais uma embalagem especial.

(Só não me perguntem o porque da fonte do filme do Star Trek ser utilizada no lugar da fonte tradicional…)

Em relação ao sabor, assim como muitas pessoas que já experimentaram o Potion e o Dissidia Beverage, muitos dizem que, após provarem o Elixir, elas realmente acharam melhor deixar as latas apenas para coleção mesmo…

Apesar disso, o Elixir, que estava sendo vendido junto ao grande lançamento de Final Fantasy XIII, ao menos deve ter servido para ajudar todas aquelas pessoas que passaram a madrugada toda na fila a se manterem de pé…

Final Fantasy possui 36 troféus, sendo: 1 Platina, 6 de Bronze, 3 de Prata, 2 de Ouro e mais 25 secretos. Mesmo jogando a versão japonesa, é possível ter a descrição dos troféus em inglês, dependendo do idioma da sua XMB. Portanto, é praticamente certo que, diferentemente de alguns outros games que possuem diferentes versões regionais (como Demon’s Souls), Final Fantasy XIII terá apenas um único set de troféus.

Lista Oficial de Troféus (Na ordem em que eles aparecem)

Ultimate Hero: (Platina)
"Acquire all trophies."

Instrument of Fate: (Bronze)

"Took the first steps toward challenging an unjust fate."

Instrument of Dissent: (Bronze)

"Survived the Purge to confront a greater peril."

Instrument of Tragedy: (Bronze)

"Strode into danger’s den and paid the consequences."

Instrument of Flight: (Bronze)

"Slipped through the net and lived to fight another day."

Instrument of Vengeance: (Bronze)

"Resolved to be more than a victim of circumstance."

Instrument of Survival: (Bronze)

"Evaded pursuers, though memories of the past still gave chase."

Instrument of Rebellion: (Bronze)

"Made plans to infiltrate enemy-occupied territory."

Instrument of Shame (Bronze):

"Carried the burden of guilt to the end of the line".

Instrument of Wrath (Bronze):

"Took the fight to the enemy’s door".

Instrument of Truth: (Bronze):

"Recognized the true threat to the world’s future."

Instrument of Hope: (Bronze):

"Traveled to the world below, seeking a way to alter fate."

Instrument of Faith (Prata):

"Defied destiny’s charge and embarked on a diferent path."

Instrument of Change (Ouro):

"Witnessed the dawn of a new crystal legend."

Pulsian Pioneer (Bronze):

"Took over 10,000 steps on the lowerworld surface."

Gysahl Wreath (Bronze):

"Discovered buried treasure with a little help from a chocobo."

Kelger’s Cup (Bronze):

"Completed all low-level Cie’th Stone missions.

Xezat’s Chalice (Bronze):

"Completed all mid-level Cie’th Stone missions."

Exorcist (Prata):

"Triumphed over undying lowerworld souls in seven fierce battles."

Floraphobe: (Prata)

"Toppled a green terror and cut an oversized succulent down to size."

Natural Selector: (Prata)

"Passed Titan’s trials."

Dorgann’s Trophy: (Prata)

"Completed all high-level Cie’th Stone missions."

Galuf’s Grail: (Prata)

"Completed all Cie’th Stone missions."

L’Cie Paragon: (Ouro)

"Earned a 5-star ranking for all Cie’th Stone missions."

Commando’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Commando role."

Ravager’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Ravager’s role."

Sentinel’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Sentinel’s role."

Saboteur’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Saboteur’s role."

Synergist’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Synergist’s role."

Medic’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Medic’s role."

Limit Breaker: (Prata)

"Dealt 100.000+ damage with a single attack."

Adamant Will: (Prata)

"Felled a heavyweight of the lowerworld wilds."

Master’s Seal: (Prata)

"Fully developed all characters."

Treasure Hunter: (Ouro)

"Held every weapon and acessory."

Loremaster: (Ouro)

"Discerned the full attributes of 100 enemies."

Superstar: (Ouro)

"Earned a 5-star ranking in the battle to determine the world’s fate."


Sejam bem-vindos ao meu Guia de Troféus para Final Fantasy XIII !!

Aqui, ensinarei com detalhes, como vocês poderão conseguir cada troféu do game, com planos de jogo para economizar tempo e esforços. Porém, vale lembrar que este guia foi feito para a versão JAPONESA do game, mesmo que aparentemente, com exceção de mudanças de certos nomes e items, a versão ocidental seja idêntica à esta.

Aproveitem!

Informações Gerais

Total de Troféus: 36 (Todos Offline).
Número de Troféus que necessitam uma segunda jornada: 0*.
Tempo Médio Estimado para a Platina sem utilizar Guias (meu caso): 115 horas+ (98:28 foi o meu tempo).
Tempo Médio Estimado para a Platina utilizando este Guia: Menos de 90 horas (é a intenção deste guia).
Dificuldade para se conseguir a Platina (Versão Japonesa): Relativamente Alta (Altíssima se você não souber ler japonês). Para a versão ocidental, atualizarei aqui quando a mesma for lançada.
Troféus com Glitches? Sim (leia nota abaixo).

Sobre o glitch dos troféus: Vocês precisam tomar cuidado com os temas para a XMB das quais você adquire ao conseguir determinados troféus. Quando for instalá-los, recomendo que vocês, após instalarem, saiam imediatamente do game, e reinicie-o. Caso você volte a jogar sem reiniciar, as chances de ter algum glitch e não receber determinados troféus são muito grandes (e não há um determinado troféu que sofra com o problema, pode ser qualquer um deste game).

*: Embora não exista no game algum troféu que necessariamente te obrigue a jogá-lo uma segunda vez por inteiro, dependendo de certas ações suas no jogo, pode te fazer perder o troféu "Treasure Hunter". Portanto, siga atentamente o meu plano de jogo abaixo para não correr o risco de perder nenhum troféu.

Plano de Jogo para a Platina

Primeira Etapa: Não venda nenhum acessório!

Você provavelmente irá perceber neste game que, diferentemente de outros episódios da série, aqui o Gil, pelo menos nos primeiros capítulos, é bem "escasso"… Contudo, recomendo a você que persista, e não venda acessório algum durante todo o game, até conseguir o troféu "Treasure Hunter"! Embora também não recomende que você venda suas armas no game, em relação à elas não há tantos problemas, já que mais para frente, você poderá comprá-las em lojas.

Contudo, quanto aos acessórios, existem alguns que são únicos no game (embora existam métodos para recuperar algumas posteriomente), portanto, embora para o troféu você necessite apenas tê-la equipado os acessórios uma única vez para conseguir o troféu, vários destes acessório necessitam de upgrades (dê atenção especial aos acessórios elementais). E sim! Você precisará destes upgrades também! Sendo assim, mesmo que a vontade de vender seja enorme, resista! Existem vários métodos de farming eficientes no game que fazem que com que você nunca precise vendê-los…

Segunda etapa: Complete a Side-Quest do Pakutei na Vila Oerba e termine a storyline principal!

Isso mesmo! Apesar de em episódios anteriores fosse necessário o jogador completar todas as side-quests e outros extras antes do Boss Final, em Final Fantasy XIII sugiro justamente o contrário!

A razão é simples: Quando você termina o jogo pela primeira vez, o game (não a Storyline) não se encerra após os créditos finais. Você terá a oportunidade de salvar novamente e voltar à sala antes do Boss Final, podendo assim voltar para Gran Pulse e Eden. Mais do que isso, você irá liberar o último nível de sua Crystarium (nível 10), podendo maximizar todas as roles de todos os personagens (nível 5 em cada)! Isso não é só necessário para você completar todas as missões (principalmente com 5 estrelas), e sim para conseguir o troféu "Master’s Seal", que requer que você complete a Crystarium de todos os personagens!

Porém, antes disso (apesar de não precisar ser necessariamente antes, recomendo fazê-lo devido aos valiosos items que o robô lhe concede), complete a Side-Quest do Pakutei na Vila Oerba (se ainda não o fez durante a sua passagem por lá), reparando-o após encontrar todas as suas partes perdidas pela Vila. Após interagir com ele depois de completar sua Side-Quest, você não apenas receberá items valiosos, mas também te possibilitará a iniciar a busca pelo troféu "Treasure Hunter", já que é necessário terminar esta Side-Quest para Pakutei avaliar seus equipamentos e, assim, conceder lhe o troféu quando você tiver todos.

Portanto, recomendo a você, caso queira poupar seu tempo, que deixe para fazer as missões (exceto aquelas que fazem parte da storyline) para depois de terminar a storyline!

Vale lembrar também que a maior parte dos troféus será conseguida durante a sua jornada principal.

Terceira Etapa: Complete as 64 Missões!

Quando você terminar o game, será a hora de completar todas as 64 missões que o game oferece. Elas estarão disponíveis a partir do capítulo 11, em Gran Pulse, variando de acordo com Ranks, que se inicia com o "D", e vai até o "A", onde se situam os Bosses mais difíceis. Se você for perceber, irá notar que vários deles são basicamente idênticos, apenas com alguns inimigos extras ou ligeiramente mais fortes.

E, mesmo que você evolua seus personagens ao máximo, dificilmente irá conseguir as 5 estrelas em todas as missões, por um simples motivo: O tempo para conseguir as 5 estrelas é diminuído de acordo com a evolução do seu personagem.

Sendo assim, mesmo que você inicialmente pense que irá economizar tempo ao tentar 5 estrelas logo de cara, recomendo que espere até vencer a 64ª missão para conseguir um item que reduz o tempo limite para conseguir 5 estrelas.

A partir de agora, também recomendo a você a realizar sessões de farming, principalmente com os Adamantaimais em Gran Pulse ou Eden, que podem lhe conceder Platinum Ingots (drop comum – podendo ser vendido por 150 mil Gil) e, se tiver sorte, Trapezohedrons. Também ressalto que, antes de iniciar qualquer sessão de farming, tenha equipado em seus personagens, pelo menos 1 Good Choice e 1 Best Choice, para aumentar as chances de drops de items comuns e items raros, respectivamente.

Especialmente com as Platinum Ingots, você facilmente conseguirá evoluir as armas e acessórios necessários para as missões. Caso algum Trapezohedron apareça, recomendo a você que evolua a arma do seu personagem predileto até a tier 3, para que você habilite a sexta barra de ATB do mesmo.

Dica Essencial: Nunca compre Trapezohedrons nem Dark Matters nas lojas. Para as Dark Matters, ela cai facilmente (apesar de ser uma rare drop) de Xiao Longuis. E para as Trapezohedrons, apesar de necessitar muito mais sorte, use as recomendações acima para conseguir.

Quarta Etapa: Vença o Boss Final e complete todas as missões com 5 estrelas!

Ao adquirir o prêmio da missão 64, você notará que terá um tempo limite ligeiramente maior do que o habitual, independentemente de seus status. Com isso, você poderá voltar até o Boss Final utilizando-se deste item para conseguir vencer a terceira e última forma do Boss Final com 5 estrelas para conseguir o troféu de ouro "Superstar" (lembre-se de que apenas a última forma é a que conta).

Para conseguir tempos ainda melhores, reduza o status de seus personagens caso vá enfrentar mobs de Rank muito baixo (principalmente os de Rank D e C), pois à esta altura, seus personagens provavelmente estarão muito fortes para eles.

E quando você reduz seus status, o tempo limite aumenta consideravelmente. Com isso, complete as missões com 5 estrelas das quais você não completou na primeira vez, e ganhe o troféu de ouro "L’Cie Paragon".

Etapa Final: Prepare-se para o Long Gui e complete os troféus que faltam!

Quando você conseguir o troféu "L’Cie Paragon", você estará mais do que pronto para o oponente mais formidável do game: Long Gui. Eles são nada mais nada nada menos do que uma evolução do Adamantaimai, mais resistência total à "Death" e a maioria dos status negativos! Confira nas dicas dos troféus detalhados sobre como vencê-lo. Ao fazê-lo, você conquistará o troféu de prata "Adamant Will"!

Com a vitória sobre o Long Gui, se você seguir as dicas para os troféus detalhados abaixo, muito provavelmente restará apenas um troféu antes da platina: "Treasure Hunter", de longe, o mais demorado e trabalhoso de se conseguir.

Para conquistar o "Treasure Hunter", você (felizmente) não necessitará atualizar TODAS AS ARMAS até o tier 3, e sim conseguir a tier 3 apenas uma única vez para cada personagem. Isso porque todas as armas de tier 3 para cada personagem possuem o mesmo nome, apenas atribuindo a sexta barra de ATB aos atributos já existente na arma de tier 2 que será melhorada.

Já em relação aos acessórios, você realmente terá que realizar upgrades até o nível máximo com cada acessório que permita tal ação.

Em resumo, para este troféu, você irá precisar, entre diversos outros items, de um determinado número de items raros/caros:

– 6 Trapezohedrons (Adamantoises, Adamantaimais, Long Guis);
– 7 Dark Matters (Xiao Longuis);
– 7 Adamantine (Loja apenas);
– Muitos Platinum Ingots para compra de items de experiência de armas/acessórios e atualizações.

Para os troféus que não foram descritos aqui, como o "Gysahl Wreath", recomendo conquistá-los a partir da terceira etapa do plano de jogo. Confira detalhes sobre como conquistar estes e outros troféus na Lista Detalhada de Troféus, apresentada abaixo!

Como conquistar cada Troféu no Final Fantasy XIII !

Ultimate Hero: (Platina)
"Acquire all trophies."

Conquiste todos os troféus abaixo para obter a tão desejada Platina!

Instrument of Fate: (Bronze)

"Took the first steps toward challenging an unjust fate."

Após a primeira batalha do game, você terá o controle sobre Lightning pelo mapa em Hanged Edge. Juntamente, você receberá este troféu.

Instrument of Dissent: (Bronze)

"Survived the Purge to confront a greater peril."

Complete o capítulo 1.

Instrument of Tragedy: (Bronze)

"Strode into danger’s den and paid the consequences."

Complete o capítulo 2.

Instrument of Flight: (Bronze)

"Slipped through the net and lived to fight another day."

Complete o capítulo 3.

Instrument of Vengeance: (Bronze)

"Resolved to be more than a victim of circumstance."

Complete o capítulo 4.

Instrument of Survival: (Bronze)

"Evaded pursuers, though memories of the past still gave chase."

Complete o capítulo 5.

Instrument of Rebellion: (Bronze)

"Made plans to infiltrate enemy-occupied territory."

Complete o capítulo 6.

Instrument of Shame (Bronze):

"Carried the burden of guilt to the end of the line".

Complete o capítulo 7.

Instrument of Wrath (Bronze):

"Took the fight to the enemy’s door".

Complete o capítulo 8.

Instrument of Truth: (Bronze):

"Recognized the true threat to the world’s future."

Complete o capítulo 9.

Instrument of Hope: (Bronze):

"Traveled to the world below, seeking a way to alter fate."

Complete o capítulo 10.

Instrument of Faith (Prata):

"Defied destiny’s charge and embarked on a diferent path."

Complete o capítulo 11.

Instrument of Change (Ouro):

"Witnessed the dawn of a new crystal legend."

Complete a storyline. (Não há troféu para o capítulo 12)

Pulsian Pioneer (Bronze):

"Took over 10,000 steps on the lowerworld surface."

Ao contrário do que parece, você não precisará ficar "perambulando" por Gran Pulse para conquistar este troféu. A não ser que na versão ocidental seja diferente, o subtítulo sugere um objetivo completamente errado, já que para este troféu você precisará reparar o Pakutei, o robô que se localiza na Vila Oerba, em uma Side-Quest. Após encontrar suas partes perdidas, você receberá, além de items muito preciosos, o troféu de Bronze.

Gysahl Wreath (Bronze):

"Discovered buried treasure with a little help from a chocobo."

Para conquistar este troféu, você precisará encontrar uma Ribbon utilizando um Chocobo no mini-game "Chocobo Digging". Para habilitar o "Chocobo Digging", você precisará completar a missão 14 para poder montar em Chocobos na área central de Gran Pulse. Com sorte, você poderá encontrar a Ribbon em um dos Treasures (ela virá em uma Treasure que se "abre" automaticamente, portanto, caso encontre uma Treasure em uma "poça", certamente não será ela).

Kelger’s Cup (Bronze):

"Completed all low-level Cie’th Stone missions.

Sem segredos, apenas complete todas as missões de Rank D (não é necessário 5 estrelas), que são indicadas pelas Cie’th Stone de cor azul.

Xezat’s Chalice (Bronze):

"Completed all mid-level Cie’th Stone missions."

Novamente um troféu sem maiores dificuldades, complete todas as missões de Rank C (não é necessário 5 estrelas), que são indicadas pelas Cie’th Stone de cor verde.

Exorcist (Prata):

"Triumphed over undying lowerworld souls in seven fierce battles."

Vença Vercingetorix, boss da Missão 64, para conquistar este troféu. Deverá vir junto com outros dois troféus: "Dorgann’s Trophy" e "Galuf’s Grail".

Floraphobe: (Prata)

"Toppled a green terror and cut an oversized succulent down to size."

Você precisará vencer o Jumbotender, boss da missão 54 (Rank B). Uma dica valiosa que lhes ofereço é: Antes da batalha, equipe a habilidade "Lucky Break" nos três personagens que irão lutar, com todos usando a role Attacker e acessórios que protegem contra Dull. Com sorte, antes mesmo do Jumbotender conseguir usar seu "10.000 Needles", você conseguirá o status "Break" no mesmo, podendo facilmente vencer a luta. Caso não consiga, preocupe-se em deixar o líder do seu grupo com a role Jammer (que possua a habilidade Dull), e use-a contra o Jumbotender, enquanto os outros continuam atacando o mesmo.

Natural Selector: (Prata)

"Passed Titan’s trials."

Complete todas as missões que fazem parte da Titan’s Trials (35 a 51 – não sendo necessário 5 estrelas). Para conseguir habilitar a missão 51, você deverá completar todas os caminhos (35 a 50) em primeiro lugar. Logo após, antes de seguir para a Cie’th Stone da coluna final, aparecerá uma nova Cie’th Stone que o levará para a missão 51. Complete-a para conquistar o troféu!

Dorgann’s Trophy: (Prata)

"Completed all high-level Cie’th Stone missions."

Complete todas as missões de Rank A (não é necessário 5 estrelas), que são indicadas pelas Cie’th Stone de cor roxa. Deverá ser conquistada junto com os troféus "Galuf’s Grail" e "Exorcist".

Galuf’s Grail: (Prata)

"Completed all Cie’th Stone missions."

Complete todas as 64 missões do game (não é necessário 5 estrelas) para conquistar o troféu. Deverá ser conquistada junto com os troféus "Exorcist" e "Dorgann’s Trophy".

L’Cie Paragon: (Ouro)

"Earned a 5-star ranking for all Cie’th Stone missions."

Um dos troféus mais difíceis de se conquistar (perdendo apenas para o "Treasure Hunter", você terá que conseguir vencer todas as missões com o rank de 5 estrelas! Para ajudar nesta tarefa, utilize o prêmio da missão 64 para conseguir aumentar o tempo limite das batalhas contra os Bosses das missões. Se você não conseguir vencer as missões de rank baixo com 5 estrelas antes da missão 64, reduza os status dos personagens utilizando armas e acessórios mais fracos para poder aumentar consideravelmente o tempo também!

Commando’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Commando role."

Para este troféu, você precisará completar a role Attacker (versão japonesa) em seu nível máximo (nível 5) na Crystarium de qualquer personagem.

Ravager’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Ravager’s role."

Aqui, você precisará completar a role Blaster (versão japonesa) em seu nível máximo (nível 5) na Crystarium de qualquer personagem.

Sentinel’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Sentinel’s role."

Complete a role Defender (versão japonesa) em seu nível máximo (nível 5) na Crystarium de qualquer personagem para este troféu.

Saboteur’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Saboteur’s role."

Complete a role Jammer (versão japonesa) em seu nível máximo (nível 5) na Crystarium de qualquer personagem para este troféu.

Synergist’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Synergist’s role."

Complete a role Enhancer (versão japonesa) em seu nível máximo (nível 5) na Crystarium de qualquer personagem para este troféu.

Medic’s Seal: (Bronze)

"Mastered the Medic’s role."

Complete a role Healer (versão japonesa) em seu nível máximo (nível 5) na Crystarium de qualquer personagem para este troféu.

Limit Breaker: (Prata)

"Dealt 100.000+ damage with a single attack."

Muito mais simples do que parece, e você nem precisa necessariamente dos acessórios que eliminam o limite de dano de 5 dígitos para seus personagens. Tudo o que você precisará é conseguir o Eidolon Bahamut, e, em qualquer batalha, usar o seu Driving Mode e seu "Limit Break". Mesmo nas primeiras batalhas, as chances de se conseguir dano 100.000+ são muito grandes. Porém, caso isso não aconteça logo "de cara", simplesmente continue evoluindo a Fang, que eventualmente isso ocorrerá!

Adamant Will: (Prata)

"Felled a heavyweight of the lowerworld wilds."

Aqui, você precisará vencer o inimigo mais "formidável" de todo o game: Long Gui. Apesar de ser uma evolução do Adamantaimai, o Long Gui é muito mais difícil de ser vencido, já que ele possui muito mais HP (quase 16 milhões), além de ser totalmente imune à spell "Death" da Vanille. Portanto, nada de "truques baratos" contra ele!

Se você estiver com dificuldades em vencê-lo, aqui ensinarei um método seguro (embora não tão rápido quanto outras que usei, pelo menos essa é a mais fácil e garantida) para vencê-lo, mesmo se não tiver evoluído toda a Crystarium de seus personagens! Primeiramente, recomendo a você encher totalmente a barra de TP (nível 5). A seguir, consiga pelo menos um Elixir (existe um em uma Treasure da Orphan’s Cradle). Agora, utilize a seguinte configuração e os seguintes personagens que irei indicar (caso sinta-se confortável com outros personagens, use-os, mas recomendo que deixe pelo menos a Fang como líder):

Fang, Lightning e Vanille

Defender, Defender, Defender
Enhancer, Enhancer, Enhancer (troque um deles por Healer se seu HP não estiver muito alto)
Attacker, Attacker, Attacker
Jammer, Blaster, Blaster
Jammer, Jammer, Healer
Attacker, Healer, Healer

Agora, equipe em cada um dos personagens, o acessório que elimina o limite de dano de 5 dígitos. Também é interessante ter pelo menos 1 Imperial Guard em cada personagem, caso seu HP não esteja maximizado na Crystarium (principalmente na Lightning). Para completar a parte dos acessórios, equipe Kaiser Knuckles na Fang e na Lightning se tiver (caso contrário, utilize tiers menores de acessórios que aumentam a força), e Magister Crest na Vanille (utilize tiers menores de acessórios que aumentem a magia caso não possua).

Quanto às armas, embora não seja extremamente necessário, é altamente recomendável que você tenha uma arma de tier 3, pelo menos na Fang (recomendo a Lance of Kain derivada da Dragon Lance). Isso lhe possibilitará ter 6 barras de ATB, podendo utilizar até 3 Enhancer Magics por turno, muito importante nesta batalha.

Por último, como segurança, compre items que te curam do status Dull. Elas são baratas, e certamente serão úteis caso o Long Gui use a habilidade "Howl".

Com as configurações prontas, vamos ao Modus Operandi!

Long Gui sempre iniciará a batalha utilizando "Ultima", que pode devastar seu grupo caso você não comece com o trio Defender. Portanto, espere pela "Ultima", e imediatamente troque para o trio "Enhancer". Aqui, você precisará ser rápido, pois não deverá usar o Auto-Enhancing, já que esta função certamente irá usar as magias "erradas". Portanto, use manualmente "Haste", "Proteda" e "Blader" no grupo o mais rápido possível.

A seguir, mude para a formação Jammer, Blaster e Blaster. Seu objetivo agora é derrubar as duas pernas que possuem mais de 1 milhão de HP do Long Gui para derrubá-lo. Não perca seu tempo utilizando Jammings no Long Gui em si, com exceção da Slow, pois ele é imune a todas as outras. Deixe a Fang utilizar Jamming Magics nas pernas, enquanto Lightning e Vanille atacam a mesma perna! Isso é muito importante, pois se atacarem pernas diferentes, será muito mais difícil de se conseguir o status "Break" nas mesmas! Quando finalmente conseguir, certifique-se de que as pernas atingidas estão com Deprotect e aí use o "Limit Break Highwind" da Fang para derrubar uma das pernas! Repita o processo com a outra perna até a próxima cair.

Se precisar de Healing, mude rapidamente para a formação 5 da lista (ou 6 se precisar), e volte a tentar o "Break".

Caso o Long Gui volte a usar Ultima ou Quake, imediatamente mude a formação para o trio Defender! Se for atingido pelo Howl, use imediatamente o item que cura Dull nos personagens atingidos.

Uma vez vencidas as pernas, assim como os outros Adamans, o Long Gui irá cair. Agora, imediatamente utilize as Enhancing Magics caso elas tenham "expirado", e mude para a formação Jammer, Blaster, Blaster. Fang deverá usar "Deprotect", "Slow", "Deshell", "Weak" e "Curse" no Long Gui, enquanto Lightning e Vanille usam magias para deixá-lo em status "Break". Assim que conseguir, mude imediatamente para a formação Attacker, Attacker, Attacker, e ataque com tudo o que puder.

Na primeira vez, você não conseguirá (mesmo com a Crystarium maximizada), vencê-lo antes que ele consiga se reerguer (pelo menos por este método que é mais demorado). Contudo, quando a barra de "Break" estiver quase no fim, use a Highwind da Fang para tirar uma boa quantidade de dano dele.

Quando ele se reerguer, ele se livrará de todos os status negativos, exceto o Slow (caso você tenha aplicado). Nessa hora, pare de atacar e invoque Bahamut. Long Gui irá cair novamente.

Aproveite agora para aplicar todas as Jamming Magics anteriores, e aproveite para usar Haste e Blader no Bahamut, enquanto o mesmo ataca o mob sem parar. Quando a barra de Drive se encher, e sua SP estiver praticamente no fim, entre em Driving Mode e use as habilidades até zerar e soltar o "Limit Break" do Bahamut. Se estiver seguindo este guia, o Long Gui ainda estará caído quando o Bahamut se retirar. Aproveite para deixá-lo em status "Break" novamente e use a formação triplo A para tirar o máximo de dano possível. É possível que neste momento você já seja capaz de vencê-lo antes dele se reerguer novamente. Caso ainda não consiga, utilize o Elixir para encher a barra de TP novamente e invocar Bahamut mais uma vez.

Utilize as dicas acima e acabe de vez com o oponente!

Master’s Seal: (Prata)

"Fully developed all characters."

Complete todas as roles em seu nível máximo (nível 5) na Crystarium de todos os personagens para conquistar o troféu.

Treasure Hunter: (Ouro)

"Held every weapon and acessory."

Certamente o troféu mais difícil e trabalhoso de todo o jogo, também deverá ser o que levará mais tempo para ser conquistado. De todos, é o único que, de alguma forma, pode te fazer jogar o game inteiro por uma segunda vez, já que determinados acessórios (principalmente os elementais), uma vez vendidos, podem não voltar mais, mesmo com o "Dismantling". Isso porque, apesar de você precisar ter a arma e/ou acessório por apenas uma única vez, no caso dos acessórios em especial, você precisará de todos os upgrades possíveis, coisa que não ocorre nas armas, já que é necessária apenas uma tier 3 para cada personagem. Além disso, em determinado momento do game, todas as armas podem ser compradas em lojas. Já no caso do acessório, nem todos são vendidos em lojas, ou mesmo conseguidos após completar determinadas missões. Tenha muito cuidado em relação à este troféu, e siga atentamente o plano de jogo para não perdê-lo!

Loremaster: (Ouro)

"Discerned the full attributes of 100 enemies."

O troféu de ouro mais fácil do game é muito simples de ser conquistado. Com atenção, é possível conquistá-lo até mesmo antes do capítulo 10! Tudo o que você precisa fazer é ter o total conhecimento dos atributos e características de 100 oponentes diferentes! A forma mais rápida de se conseguir isso é utilizando a habilidade de TP "Libra" (o item Libra Scope também vale) nos inimigos. Porém, caso não queira gastar TPs em toda batalha, você pode simplesmente continuar a lutar com o mesmo tipo de adversário, até a tela de status (do botão R1) do oponente estar completa (sem nenhum "????)!

Superstar: (Ouro)

"Earned a 5-star ranking in the battle to determine the world’s fate."

Durante a batalha final do game, você precisará vencer o Orphan em sua terceira e última forma, com um Rank de 5 estrelas. É mais difícil do que parece, pois apesar da terceira forma do Boss Final ser relativamente fácil, o tempo estipulado para conseguir as 5 estrelas é bastante curto. Para facilitar, utilize o prêmio da Missão 64 e outras dicas do plano de jogo para conseguir o troféu!

Winz.io