Na expectativa pelo lançamento do filme The Smurfs 2, da Columbia Pictures e Sony Pictures Animation, a Ubisoft anuncia que irá desenvolver e publicar um jogo baseado no longa-metragem. Produzido pela Ubisoft e WayForward, o game de ação e aventura em estilo plataforma terá versões para PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii, Wii U e, em formato interativo de livro de contos com uma coleção de minigames, para Nintendo 3DS. O jogo chegará às lojas em julho de 2013.

Inspirado em The Smurfs 2, o game dá sequência a um grande sucesso da parceria entre Ubisoft e Sony Pictures Consumer Products: The Smurfs Dance Party, que se tornou o segundo jogo licenciado mais vendido em 2011. No mesmo ano, o filme The Smurfs arrecadou mais de US$560 milhões de bilheteria por todo o mundo.

The Smurfs 2 dará aos fãs de todas as idades a oportunidade de mergulhar na mágica Vila dos Smurfs e reviver momentos chave do filme em cenários marcantes. Os jogadores assumirão o papel de um Smurf e viverão uma aventura interativa pelo universo encantado do filme, incluindo locações como Nova Iorque e Paris, além de locais produzidos exclusivamente para o jogo, como a Tundra Ártica e a Selva de Lava.

Os fãs optarão entre uma aventura solo ou cooperativa e, conforme progredirem no jogo, desbloquearão até nove Smurfs presentes no filme, que poderão atuar juntos em uma divertida experiência multiplayer de até 4 jogadores ao mesmo tempo. Na versão para Wii U, um quinto participante poderá se juntar ao grupo controlando a Engrenagem Smurf por meio do GamePad touchscreen do console.

Cada Smurf tem suas habilidades exclusivas para usar em mais de 30 fases em seis mundos diferentes. Controlando o Papai Smurf, por exemplo, o jogador poderá atirar poções mágicas em seus inimigos. Já se estiver no comando do Ranzinza, pisará nos adversários, e se estiver no controle de Vaidoso fará poses que servirão como plataforma para outros jogadores alcançarem objetos. Cada movimento será usado para ajudar nas batalhas contra Cruel, os Danadinhos e Gargamel.

Em The Smurfs 2, o malvado feiticeiro Gargamel cria a dupla Danadinhos. São criaturas travessas, semelhantes aos Smurfs, que Gargamel acredita poderão ajudá-lo a roubar a mágica e poderosa Essência dos Smurfs. Porém, quando descobre que apenas um verdadeiro Smurf pode dar a ele o que deseja e que Smurfette é a única que tem o poder de transformar os Danadinhos em Smurfs reais, Gargamel sequestra Smurfette e a leva para Paris, onde se torna cada vez mais reconhecido como o maior mago do mundo. Caberá a Papai Smurf, Ranzinza, Desastrado e Vaidoso visitarem o mundo dos humanos, reunirem seus amigos Patrick e Grace Winslow, e resgatarem Smurfette. Será que ela, que sempre se sentiu diferente dos outros Smurfs, se identificará com os Danadinhos Vexy e Hackus, ou será que as criaturinhas azuis irão convencê-la de que tudo não passa de uma grande armadilha?