O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro. A notícia de que o teste gratuito seria expandido já foi dada no passado.


Olá a todos! Sou a Natasha “Kiwikopo” Cheng, da equipe de Comunidade de Final Fantasy XIV Online (FFXIV), e estou aqui para trazer notícias emocionantes — estamos lançando o nosso próximo grande patch de FFXIV, Reflections in CrystalEsta atualização é especial, já que não apenas vem com bastante conteúdo da mais nova expansão, Shadowbringers, como também novidades para quem está pensando em se juntar à nossa comunidade sempre crescente de Warriors of Light.

Atualizações para o Teste Gratuito de Final Fantasy XIV

Primeiro, há algumas grandes mudanças chegando para o Teste Gratuito de Final Fantasy XIV amanhã, que está sendo expandido para incluir não apenas o jogo base, A Realm Reborncomo também a primeira expansão, Heavensward, e todo o conteúdo lançado até o Patch 3.56! Isso quer dizer que você pode jogar o equivalente de dois jogos completos Final Fantasy gratuitamente, sem limite nas centenas de horas que pode curtir com seus amigos aventureiros!

Além disso, há mais coisas acessíveis a partir de agora para todos os jogadores do Teste Gratuito:

  • O limite de nível de todas as classes e jobs do free trial foi aumentado para 60.
  • Jogadores agora podem testar um total de treze classes e jobs diferentes, incluindo os três que chegaram com Heavensward — Dark Knight, Machinist, e Astrologian.
  • A raça Au Ra está disponível para todos.
  • O Palace of the Dead agora está completamente destravado, e todos osj ogadores podem descer até o andar mais profundo.

E se você já possui A Realm Reborn? Boas notícias, já que quem possui o game, ou quem deseja adquirir a Starter Edition, também terá acesso à expansão Heavensward e todos os benefícios acima!

Mudanças na Linha de Missão Principal de A Realm Reborn

A expansão do Teste Gratuito não é a única mudança emocionante que chega com a atualização de amanhã — a linha de missão principal de A Realm Reborn será mudada, de maneira que todos os novos jogadores poderão jogar o melhor da história, e chegar até Heavensward e além um pouco mais rápido!

Esperamos que, caso esteja jogando pela primeira vez, ou voltando para vivenciar novamente a hist´ria atualizada, você vai se divertir com A Realm Reborn ainda mais após esta atualização.

Além disso, também vamos permitir o uso de montarias voadoras nas área de A Realm Reborn. Os jogadores terão que completar o cenário principal de A Realm Reborn até a missão The Ultimate Weapon, mas podem aproveitar novas vistas e transporte mais rápido por essas áreas.

Tudo isso pode parecer muito, mas é apenas a ponta do iceberg que é a próxima atualização! Esperamos encontrar ainda mais Warriors of Light em Eorzea do que nunca.

Também juntamos algumas dicas úteis para os nossos novos Warriors of Light—veja abaixo! 

Novo em FINAL FANTASY XIV Online? Sem problema!

A maioria de nós já teve a experiência e o nervosismo de entrar em território desconhecido, e embarcar em uma nova aventura em um mundo de fantasia não é diferente. Há muito o que explorar e aprender, então vista suas botas de aventureiro e vamos começar!

Jogue e Passe de Nível em Qualquer Papel

Uma das decisões mais difíceis quando se criar um novo personagem é escolher a classe, e ficar nela. Não em Eorzea! Após escolher uma classe inicial e atingir o nível 10, os jogadores podem destravar e mudar de classes e jobs simplesmente trocando de arma principal.

Há oito classes iniciais de batalha: Gladiator, Marauder, Arcanist, Archer, Lancer, Pugilist, Thaumaturge ed Conjurer. Há mais classes e jobs para se destravar ao progredir pelo jogo, então continue jogando para conhecer cada vez mais!

Se precisar de um tempo de todo o combate, então pode tentar a vida como artesão ou coletor! Eorzea oferece um mundo todo, rico em vida marinha, flora e minerais, para jogadores obterem materiais para criar seu próprio equipamento.

UI e Cross Hotbar

Players need to set skills or actions to utilise them in battle, and on the PlayStation you can take advantage of the cross hotbar.

A Cross Hotbar de Final Fantasy XIV foi criada específicamente para jogar com controles, e possui comandos fáceis de dominar, mesmo para novatos. Os jogadores podem customizar várias barras com todas as habilidades que precisam, e podem rapidamente trocar entre elas pressionando um botão!

Customize as suas barras em [OPTIONS] > System > Character Configuration > Hotbar Settings. O HUD também é completamente customizável – clique aqui para um guia mais detalhado.

Missões do Cenário Principal e Missões Secundárias

Complete a história de FFXIV ao progredir pelas missões do Cenário Principal!

Para destravar missões, mapas e várias outras funções, os jogadores devem avançar pelas missões do cenário principal. Precisa de ajuda para encontrar a sua próxima missão? Basta selecionar esta barra na sua UI, e você será direcionado para o próximo passo de sua jornada!

Para aceitar um missão, fale com um NPC com o símbolo de missão acima deles. Há símbolos diferentes para tipos diferentes de missões, como as do cenário principal, missões que destravam conteúdo adicional, como missões de jobs, missões secundárias, e mais.

  

Ícones de Missão de Cenário Principal, Destravamento e Secundária

Ao visitar uma área, você poderá ver todos os marcadores de missão disponíveis ao abrir o mapa com o botão □. Se você já possui uma missão ativa ou encaminhada no seu mapa, você poderá ver um marcador para o próximo passo no seu minimapa.

Movimentação e Montarias

Uma das ferramentas mais importantes quando for se movimentar por FFXIV são os Aetheryte Crystals, que permite que os jogadores teleportam para áreas diferentes do jogo. Ativar a teleportação para um nova área é simples — basta sintonizar-se aos Aetheryte Crystals que encontrar em cada área clicando neles.

A lista de áreas pode ser acessada via o ícone de teleporte na sua Cross Hotbar, ou da aba “Travel” no menu principal ,acessada pelo botão [OPTIONS].

Após chegar no nível 20 e completar a missão secundária “My Little Chocobo,” jogadores podem destravar montarias. As montarias são uma parte essencial da movimentação, já que tornam as suas jornadas mais eficientes, e você poderá até destravar a habilidade de voar com suas montarias conforme progredir pelo jogo!

Duty Finder e Matchmaking

Muitas de suas aventuras serão na forma de masmorras instanciadas, que são destravadas ao progredir pelas missões principais.

Os jogadores podem entrar na fila e participarem de instâncias pelo Duty Finder, pressionando [OPTIONS] > Duty > Duty Finder.

Você então será automaticamente colocado em uma fila baseado no seu job no momento da escolha, e você se juntará aos outros jogadores para formar um grupo Light Party de 4 jogadores ou um grupo Full Party de oito, dependendo do conteúdo.

Combate

Além das lutas solo nas missões do cenário principal, a maioria das instâncias requer papéis diversos para se completar, incluindo pelo menos um tanque, alguém que cure e dois jobs de dano (DPS).

Os tanques são responsáveis por segurar a ira dos inimigos e tomar dano, enquanto são curados pelo curandeiro que mantém o grupo vivo, e o DPS tenta derrotar os inimigos o mais rápido possível usando rotações de habilidades.

Outras Dicas

Você pode não só mudar de job livremente fora das masmorras, como também pode mudar seu guarda roupa usando o sistema de glamour do jogo! Tem uma roupa ou traje que quer usar independente de seus atributos? O sistema de glamour é como você projeta o visual deste item na sua armadura atual! Se precisar dar uma parada nas missões, volte até a cidade, obtenha prismas de glamour, e troque entre visuais como desejar.

Quer mais dicas avançadas do combate? Aqui estão algumas:

  • ↑↓ para trocar de alvo na Party List
  • ←→ para trocar de alvo entre os inimigos (visíveis na tela)
  • L1 + ↑↓ para trocar de inimigo de acordo com a Enmity List (muito útil quando se quer acertar um alvo específico e/ou um inimigo fora da tela)
  • □ quando mira em um membro do grupo/inimigo para abrir o submenu (que dá acesso á várias opções)
  • L1 + R3 ativar/desativar o modo Mouse. Use o analógico da direita para controle um curros virtual, e pressione R2/L2 como se fossem “cliques” com o botão da esquerda/direita respectivamente

Com estas dicas, esperamos que se sintam prontos para embarcar nesta jornada e se tornar o Warrior of Light, e não vemos a hora de encontrá-los em Eorzea!