Starfield foi um dos anúncios na conferência da Bethesda na E3 2018. Na ocasião, ficou claro que seria um título para a próxima geração de consoles (PlayStation 5), assim como The Elder Scrolls VI.

No entanto, em uma entrevista com o site Eurogamer, Todd Howard, diretor e produtor executivo da Bethesda, esclareceu melhor o seu comentário de próxima geração.

Segundo ele, o que a equipe está fazendo é “extrapolando os limites”: pensando bem adiante e no futuro. Ou seja, estão pensando em um jogo que rodaria na próxima geração. Esse é o foco. Isso não significa, porém, que não sairá para a geração atual.

Como as especificações técnicas do projeto ainda não foram decididas, existe a chance do jogo sair na geração atual, caso seja possível rodá-lo no PS4 e Xbox One no fim das contas.

Porém, se levarmos em conta que estão se focando no futuro, é bastante improvável que isso ocorra. Ou, especulação de nossa parte, talvez seja um título que saia nas duas gerações, com uma versão inferior sendo lançada no PS4 e Xbox One – algo comum quando estávamos na transição da geração passada para a atual.