A Sony adquiriu uma participação minoritária na Epic Games com um investimento estratégico de 250 milhões de dólares. A participação minoritária significa que a Sony e a Epic poderão colaborar mais estreitamente em áreas de jogos, entretenimento e tecnologia.

“A poderosa tecnologia da Epic em áreas como gráficos os coloca na vanguarda do desenvolvimento de mecanismos de jogos com a Unreal Engine e outras inovações. Não há melhor exemplo disso do que a experiência revolucionária de entretenimento chamada Fortnite“, afirmou o presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, em comunicado.

“Ao longo de nosso investimento, exploraremos oportunidades de colaboração adicional com a Epic para encantar e agregar valor aos consumidores e à indústria em geral, não apenas em jogos, mas também no cenário de entretenimento digital em rápida evolução”, acrescentou Yoshida.

O fundador e CEO da Epic, Tim Sweeney, acrescentou: “a Sony e a Epic construíram negócios no cruzamento da criatividade e da tecnologia, e compartilhamos uma visão de experiências sociais em 3D em tempo real, levando a uma convergência de jogos, filmes e música. Juntos, nos esforçamos para construir um ecossistema digital ainda mais aberto e acessível para todos os consumidores e criadores de conteúdo”.

Sony e Epic trabalharam juntas para revelar a Unreal Engine 5. A tech demo que mostrava a nova engine estreou em execução no PlayStation 5, e embora a UE 5 esteja chegando a todos os consoles de última geração como o Xbox Series X, Sweeney elogiou o PlayStation 5.

Atualização: de acordo com o site VentureBeat, a transação da Sony reflete a aquisição de 1,4% da Epic Games. Dito isso, a companhia possui um valor estimado de quase 18 bilhões de dólares.