Informações básicas e rápidas: PlayStation 4 será lançado no fim de 2013. Jogos revelados incluem Killzone: Shadow Fall, inFamous: Second Son, Knack, Watch Dogs, Diablo III e outros. Um preço e o design final do console não foram revelados. O console será altamente focado em uma interação social.


Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a Sony anunciou oficialmente o PlayStation 4.

A Sony começou o evento em New York com um trailer mostrando os principais consoles de sua história. Andrew House, CEO, subiu ao palco e depois de falar do potencial do PlayStation Vita, seu último console lançado, finalmente revelou o PlayStation 4.

Depois, Mark Cerny, responsável pela arquitetura do PlayStation 4, subiu ao palco para falar mais sobre o console. "Nós conversamos com os desenvolvedores, vimos o que eles queriam e trabalhamos para agradá-los", disse. O PS4 possui uma X86 CPU, GPU aumentada, 8GB de RAM de alta velocidade e um HDD local. Nada foi dito sobre a mídia. O processador (CPU) do PS4 terá 8 núcleos e será baseado na arquitetura x86 (usada em PCs comuns), com suporte a processamento em 64 bits. A placa de vídeo (GPU) será uma Radeon com 18 unidades de computação e capacidade de processamento de 1,84 teraflops (trilhões de operações de ponto flutuante por segundo).

A Sony confirmou que tanto a CPU quanto a GPU estarão na mesma placa, caracterizando um chip customizado e criado especificamente para o PS4. Para finalizar, o PS4 contará com 8GB de memória RAM do tipo GDDR5, um dos melhores e mais rápidos disponíveis atualmente. (fonte: Digital Foundry).

Cerny revelou o Dual Shock 4:

DualShock 4 tem uma touchscreen, um botão "Share", uma entrada para fone de ouvido e uma barra de luz para indicar o jogador. Essa barra de luz serve para identificar a distância do controle, para uma imersão maior.

Uma demonstração com a "Unreal Engine 4" em tempo real no console foi feita.

Logo em seguida, a Sony revelou Knack. Veja o trailer logo abaixo:

Depois da demonstração, Cerny começou a falar das características sociais do console. Botão de SHARE permite que você compartilhe um vídeo de alguns segundos do jogo. Basta apertá-lo, assistir aos últimos segundos e escolher. O botão SHARE também permitirá que você transmita os seus jogos online. É possível agendar um stream para ir ao ar em uma hora específica, usando o UStream. Seus amigos poderão assistir ao seu stream e poderão fazer comentários e conversar com você. A PlayStation Network será expandida para vários dispositivos como smartphones e tablets. "Acesso fácil a conteúdo e experiências" é umas das metas do PS4.

PS4 permite pausar e suspender um jogo, deixando-o suspenso, para poder ser reiniciado com o apertar de um botão. Um "segundo chip" cuidará de realizar os downloads de jogos. Você poderá jogar algo enquanto o baixa progressivamente.

Fotos da interface do PS4:

Cerny sai do palco e dá lugar a Dave Perry, CEO da Gaikai. Gaikai é o serviço de computação e jogos na nuvem que a Sony adquiriu há algum tempo. "A PSN será a rede mais rápida e robusta do mundo", disse Perry. Você poderá testar algo, e comprar apenas "aquilo que você ama". O PlayStation Vita será usado para fazer Remote Play dos jogos do PS4. "O Vita é o companheiro mais importante do PS4", disse Perry, mostrando logo em seguida Knack sendo rodado no Vita via Remote Play. A latência para esses jogos à distância e em Remote Play é uma preocupação, e ela foi bem reduzida com a ajuda da Gaikai.

O PlayStation 4 não terá retrocompatibilidade com o PS3. Para isso, o serviço de cloud gaming será usado para rodar jogos de PS1, PS2, PS3 e PS Mobile. Mais detalhes sobre isso serão dados no futuro.

Em seguida, um vídeo com desenvolvedores famosos do mundo dos games foi mostrado, comentando as características do PS4. A função do botão SHARE e o "imediatismo" de jogar enquanto o game baixa foram destacados.

Depois, os primeiros jogos do PlayStation 4 foram revelados. O primeiro, e o mais impressionante, inclusive com gameplay, foi Killzone: Shadow Fall (o segundo vídeo abaixo foi dito que foi enviado através do botão SHARE do PS4 para o Facebook):

O jogo se passa em um futuro próximo, 30 anos após os eventos de Killzone 3. O mundo é um lugar completamente diferente; duas facções rivais conhecidas como Helghast e Vektans vivem lado a lado em uma cidade futurista, divididas por um gigantesco muro. A tensão é constante e a guerra fria em que elas estão envolvidas está prestes a ficar bem quente. Em meio a tudo isso está um Shadow Marshal, você. O mais especial das forças especiais, com a delicada missão de manter o equilíbrio entre as facções.

Logo em seguida foi mostrado Drive Club, da Evolution Studios (MotorStorm). É um "jogo de corrida em primeira pessoa", com grande foco na experiência realista. O estúdio está trabalhando há 10 anos no título, e "faltava tecnologia" para concluir o projeto.

inFamous: Second Son foi revelado:

O criador de Braid, Johnathan Blow, subiu ao palco e revelou The Witness. O título possui um mundo aberto cheio de puzzles.

Depois, David Cage subiu ao palco e mostrou uma tech demo de um rosto de um velho renderizado no PS4.

Logo em seguida veio Alex Evans, da Media Molecule, que subiu ao palco e mostrou os problemas que os desenvolvedores têm ao criar os jogos. Ele diz que a solução é o PlayStation Move (confirmando assim suporte do controle ao PS4) e mostrou um exemplo de que as pessoas podem criar "itens" em 3D com o controle. Veja o vídeo:

O próximo passo foi mostrar os jogos das third-parties para o PlayStation 4. Yoshinori Ono, da Capcom, subiu ao palco e mostrou Deep Down:

Depois, a Square Enix subiu ao palco e mostrou novamente a tech demo "Agni's Philosophy".

E confirmou que um novo Final Fantasy para o PlayStation 4 será revelado na E3 2013.

A Ubisoft revelou em seguida que Watch Dogs será lançado para o PS4. Um gameplay foi mostrado em tempo real:

A Blizzard, surpreendentemente, revelou em seguida que Diablo III será lançado para o PlayStation 4 e PlayStation 3.

A Activision convidou a Bungie depois para falar sobre Destiny, que também chegará ao PS4. Destiny terá conteúdo exclusivo para os donos de PlayStation.

Depois da apresentação de Destiny, a conferência foi encerrada.

Em seu telão, a Sony mencionou que o PlayStation 4 será lançado no "holiday 2013", ou seja, nas festas de fim de 2013 (lançamento previsto para novembro ou dezembro, portanto).