Sonic the Hedgehog tem dois tipos muito diferentes de estilos de jogo. Temos os clássicos títulos 2D que existem desde os primórdios da franquia, mas vários jogos em 3D também foram lançadas ao longo dos anos. Felizmente, ambas as versões de Sonic serão cuidadas pela SEGA daqui para frente.

Durante uma recente entrevista ao site Otaquest, o chefe da Sonic Team, Takashi Iizuka, foi perguntado se a popularidade de Sonic Mania afetou a maneira como o estúdio aborda o manuseio da franquia. Iizuka disse em resposta:

“Não passou muito tempo desde que a distinção entre “clássico” e “moderno” foi feita; na verdade, era desde Sonic Generations de 2011. Mesmo antes disso, além da principal série 3D, havia uma alta demanda por jogos de ação em 2D, como a série Sonic Advance, então revivemos o antigo Sonic como Classic Sonic pelo título de 20 anos, Sonic Generations. Inicialmente, pensávamos que seria apenas um projeto de 20º aniversário, mas depois disso tivemos uma forte demanda por um novo título clássico de Sonic, o que se tornou Sonic Mania de 2017. Gostaríamos de cuidar bem dessas duas iterações muito populares de Sonic no futuro”.

Além de Sonic Mania, Sonic Forces também foi lançado em 2017 e representou principalmente a jogabilidade 3D da série. Nenhum anúncio específico foi feito sobre o futuro, mas Iizuka confirmou durante um painel no SXSW 2019 que o trabalho havia começado no próximo grande título do Sonic.