PS5 Retro

Ao longo do dia, alguns usuários perceberam que a Sony parecia estar realizando algum tipo de manutenção no site oficial da PlayStation, inclusive na página da PlayStation Store, o que está causando alguns erros.

Curiosos, alguns usuários mexendo no código-fonte do site de erros da loja parecem ter encontrado algumas novas informações sobre o que pode estar sendo mudado na PS Store, com todos os indícios apontando para que ela esteja sendo adaptada para receber os títulos de PlayStation 5 na sua versão web.

Abaixo você pode ver um resumo das mensagens que foram encontradas, as quais muito provavelmente serão mensagens de erro ou prompts que aparecerão na versão web da PlayStation Store.

As informações se referem a vários detalhes importantes que ainda não foram divulgados pela Sony, incluindo Retrocompatibilidade, compartilhamento de contas/consoles, Parties e Cloud Saves. Abaixo você vê a tradução das mensagens de erro e um breve resumo do que elas indicam.

Retrocompatibilidade:

  • “ao jogar jogos de PS4 no PS5, algumas funcionalidades presentes no PS4 podem não estar disponíveis. Veja https://www.playstation.com/ps5-backwards-compatibility para mais detalhes.” (a página, por enquanto, está inativa);
  • “Este jogo de PS4 não é suportado pela versão atual do software do PS5. Nós continuamos a tornar mais jogos de PS4 jogáveis no PS5. Atualize o seu PS5 e então tente jogar o jogo”;
  • “Boost Mode do PS5 ativado”.

Isso confirma, novamente, o que já foi dito oficialmente pela Sony de que nem todos os jogos de PS4 serão compatíveis com o PlayStation 5, sendo necessárias atualizações do sistema operacional do console para ter acesso aos jogos que forem se tornando compatíveis ao longo do tempo. Além disso, a mensagem parece confirmar que o modo de melhoria dos jogos de PS4 no PS5 realmente se chamará “Boost Mode”.

Gatilhos Adaptáveis/Vibração Forçada:

  • “msgid_ps5_controller_trigger_effect”: “Efeito de gatilho necessário”

  • “msgid_ps5_controller_vibration”: “Funcionalidade de vibração necessária”

Ambas as mensagens parecem indicar que os desenvolvedores poderão forçar o uso dos efeito dos gatilhos/feedback háptico e da vibração em seus jogos. Resta saber se os jogadores terão a opção de desativá-los manualmente.

Compartilhamento de Consoles/Contas:

  • “Se a configuração ‘Compartilhamento de Console e Jogar Offline’ estiver ativada no seu PS5, jogadores acima de 18 anos que não sejam assinantes da PS Now poderão jogar os títulos da PS Now através do ícone de atalho do jogo (apresentado na tela principal do PS5) assim como no aplicativo da PS Now.”

Ignorando a parte específica relacionada a PS Now, isso sugere que o PS5 contará com o mesmo sistema de contas primárias do PS4, no qual um console pode ser designado como “primário” e outros usuários podem acessar as compras e conteúdo por assinatura no mesmo console.

Em adição a isso, foi observado na página oficial de produto do Demon’s Souls que nela diz o seguinte: “Você pode baixar e jogar esse conteúdo no seu console PS5 principal associado com a sua conta (através da configuração ‘Compartilhamento de Console e Jogar Offline’) e em qualquer outro console PS5 quando você logar com a mesma conta.”

Chat em Party Cross-Gen:

  • “Chat por mensagem e voz com seus amigos através do PS4, PS5 e PlayStation App.”

Não está claro se isso será feito jogo a jogo ou em um nível geral de sistema. No entanto, é provável que seja para todo o sistema.

Cloud Saves e Download Remoto:

  • “Cloud Saves da PlayStation Plus podem ser transferidos manualmente para a PS Now e vice-versa, usando a funcionalidade Gerenciamento de Dados Salvos no PS5”;
  • “msgid_download_ps5”: “Baixar para o PS5”

Essas mensagens parecem indicar que, assim como no PS3, PS Vita e PS4, será possível fazer backup dos seus saves usando a nuvem e determinar o download dos jogos através do navegador.

Resta agora aguardar a confirmação oficial da Sony sobre esses detalhes e se eles se mostrarão reais ou não.

O PlayStation 5 será lançado no dia 12 de novembro nos EUA e no dia 19 de novembro no resto do mundo, inclusive no Brasil.

Winz.io