Star Wars 1313 foi revelado no pré-show da E3 2012 e até hoje sabemos quase nada do jogo – nem mesmo suas plataformas.

Três fontes diferentes falaram com o site Kotaku sobre a situação atual do título. As três dizem a mesma coisa: o desenvolvimento foi pausado, mas não cancelado. Isso aconteceu desde que a Disney comprou a franquia Star Wars. Assim, a paralisação fez com que um lançamento previsto para o fim de 2013 não apareça nem na E3 deste ano.

A LucasArts não comentou sobre o assunto, apenas disse que não está cancelado.

O game foi concebido em 2009, segundo uma das fontes, e era para ter sido lançado junto com uma série de TV live-action de Star Wars. O show aconteceria entre as duas trilogias e o game aproveitaria esse lançamento. O nome dele seria Underworld. O nome “1313” indica um submundo (“underworld”) no planeta Coruscant, sendo que existem coisas como crime, violência e drogas.

A escala do game (que seria com mundo aberto – e do gênero RPG – e coisas como histórias via DLCs/expansões) foi diminuída quando o show de TV foi cancelado. O game foi reescrito com uma nova história.

O desenvolvimento começou a evoluir bem entre 2011 e 2012, quando George Lucas viu o projeto e aparentemente gostou. A história, portanto, responderia coisas como “quem é Boba Fett?”, “por que Han Solo estava trabalhando para Jabba?” e mais. A partir daí, o jogo foi renomeado para 1313 e uma nova história começou a ser feita – e aqui é que foi mostrado na E3 2012.

Star Wars 1313 poderia ter sido mostrado no evento do PlayStation 4, e assim muitas dúvidas do seu desenvolvimento teriam sido sanadas. Mas isso não aconteceu.

Há rumores de que devido ao fato de surgir uma nova trilogia, o foco de tudo será nisso – inclusive nos games e por isso o projeto está parado. Mas, como foi dito, a LucasArts respondeu que não está. Resta aguardar por novidades algum dia.