Se na geração anterior o PlayStation 2 reinou sozinho no Brasil, o jogo está virando na era da alta definição: segundo o Gfk, o Xbox 360 domina 85% do mercado nacional quando levado em conta apenas os consoles da atual geração – ou seja, PlayStation 3 e Wii dividem os 15% restantes.

Em outubro, quando a fabricação local do Xbox 360 completou um ano no país, a Microsoft já celebrava um salto de 5,9% de participação de mercado, em agosto de 2011, para 65%. Porém, este número leva em conta o mercado como um todo, do PS2 ao Master System. Isolados os videogames atuais, o domínio é de 85%.

A montagem local reduziu o preço do Xbox 360 em 40% e, ao menos por enquanto, Sony e Nintendo continuam comercializando consoles importados, logo não contam com os benefícios locais da manufatura (ou montagem) local.

O PlayStation 3, cuja produção foi aprovada pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) no ano passado, pode seguir caminho semelhante ao do Xbox 360 em 2013.