Yaiba: Ninja Gaiden Z, spin-off da série com ninjas vs zumbis feito pela Comcept (de Keiji Inafune) e Spark Unlimited, foi discutido na Game Developers Conference.

O protagonista é um ninja cibernético. Ele é parte máquina, com um braço mecânico e um olho também cibernético. Seu visual parece ter vindo diretamente de um personagem de história em quadrinhos, lembrando uma mistura de Deadpool (Marvel) e Lobo (DC). Inafune diz que Yaiba possui inspiração em Dragon Ball.

Inafune sente que a relação entre Yaiba e Ryu Hayabusa é semelhante e influenciada pela rivalidade que Goku e Vegeta possuem. O visual de Yaiba: Ninja Gaiden Z terá um estilo artístico influenciado por comics norte-americanas.

Devido a essa influência, existirá uma certa forma de humor inexistente nos outros jogos da série. Yaiba poderá, por exemplo, cortar fora os braços de um zumbi e usá-los como um nunchaku.

Apesar de Ryu Hayabusa estar no título, este jogo terá uma história paralela e sem relação à franquia principal. “É uma IP (propriedade intelectual) completamente nova”, disse Hayashi.

Inafune também comentou que há muito tempo gostaria de ter trabalhado na série Ninja Gaiden. Quando estava criando Onimusha, o ex-chefe da Team Ninja, Tomonobu Itagaki, estava fazendo o reboot de Ninja Gaiden. Itagaki disse que gostou de Onimusha, mas que “este título que estou fazendo será melhor que o seu”. Inafune jogou e achou que era bom, mas ainda sentia a competição.

Abaixo você confere um vídeo com uma discussão entre Keiji Inafune e Yosuke Hayashi.

O game se passará na Ucrânia, a produção está fluindo e que o conceito do protagonista ter um braço mecânico abre inúmeras possibilidades.

Por fim, em um anúncio feito para a imprensa, foi revelado que Yaiba: Ninja Gaiden Z fará uso da Unreal Engine 3.