Atualização:

O site IGN jogou a demo de The Last of Us na PAX East e comentou sobre ela, revelando diversas novidades.

O primeiro comentário do site é que não são os gráficos, a vioência ou o sistema de construção de itens (crafting) que chamou a atenção, mas sim o som. The Last of Us não é Uncharted – é um suspense em um mundo que pode matá-lo a qualquer momento.

O jogo é sobre sobrevivência. Você entra na sala e escuta o que estará lá e como deve progredir. Há uma música "pequena" de ambiente, mas a Naughty Dog acredita que é mais importante usar os efeitos sonoros.

E segundo o site, funciona. Toda vez que Ellie, Tess e Joel entravam em uma nova área, o jogador parava e escutava. Parte disso é devido ao "Listen Mode", uma habilidade ampliada de Joel. Segurando L2 ou R2 (o site não especifica), você entra nesse modo que deixa tudo preto e branco e mostra os sons que os inimigos estão fazendo através das paredes.

Há dois tipos de "infectados" na demo. O primeiro é um estágio inicial da infecção: o "Runner". Esse monstro ainda tem noção de sua humanidade. Sabe que o que está fazendo é errado, mas não consegue parar. O corpo deste inimigo mostra que há um conflito interno do vírus com a pessoa. Eles andam em grupo e, obviamente, correm.

O segundo estágio da infecção é um que foi visto no primeiro trailer: "Clickers". O vírus já tomou conta da pessoa e possui toda aquela infecção em sua cabeça. Eles são cegos, mas possuem ouvidos super-sensíveis. Assim, os Clickers fazem um som de "click" com sua boca e percebem o que existe na frente deles (como morcegos).

Esses dois tipos fazem o jogo ficar bastante intenso. Você perceberá qual dos tipos está na sala adiante devido ao barulho que está acontecendo – se são seres fazendo barulhos agoniantes (Runners) ou os "clicks" (Clickers).

Na demo que o site IGN jogou, era preciso destruir os Runners e Clickers para garantir a segurança do grupo de Joel. Uma parte favorita deles foi uma sala que Joel foi na frente e tinha três ou quatro Runners e um Clicker. Eles adoraram porque morriam o tempo todo. A cada tentativa o progresso acontecia, até que finalmente passaram para a próxima parte. Se eles sufocassem um Runner, o Clicker o "veria". Se desviasse do primeiro Runner para evitar que o Clicker o visse também, um outro Runner acabaria vendo Joel.

Uma escolha era simplesmente tentar e atirar nos monstros, mas com poucas balas isso não era opção. The Last of Us recompensa aqueles que têm planejamento e paciência.

Mais tarde na demo, o site chegou a uma sala cheia de criaturas e recebeu uma shotgun. Eles jogaram uma garrafa no chão e os inimigos vieram com tudo – mas a shotgun garantiu um headshot. Eles mataram os três que vieram para cima, pegaram a munição de seus corpos e então continuaram o caminho para matar o próximo bando. Não parecia divertido como a estratégia da seção anterior.

Conversando com a Naughty Dog sobre isso, a desenvolvedora disse que a primeira experiência será mais parecia com o que acontecerá no jogo e que a parte com a shotgun foi uma coisa apenas para a imprensa ver como é "mais tarde" no jogo, considerando que você terá os recursos para fazer isso.

The Last of Us terá um sistema de construção de itens (crafting). Segundo o site IGN, não é complicado e os recursos estão por todo o lado, mas não são idênticos.

Normalmente, Tess irá na sua frente, no lugar que você pretende ir. Essa é a "dica" para que você possa explorar a área um pouco (não vá para onde Tess está pois o jogo continuará). Você acabará achando coisas como tesouras, fita adesiva e assim por diante. Existirá uma classificação de itens, o quão útil eles são. Preencha certos espaços em uma categoria e você terá o item completo. Então, será necessário ver as "receitas" que você coletou até agora, para coisas como med kit, molotov ou outros. Se você tiver as coisas necessárias, poderá criar o item.

O site compara esse sistema com o existente em Dead Rising 2. Quando você está criando itens e mexendo em sua mochila, estará vulnerável a ataques também.

Algumas outras curiosidades sobre The Last of Us:

  • Você começará em uma zona de quarentena em Boston, e então irá para a área desprotegida da cidade, que foi bombeada para evitar a infecção (e não funcionou);
  • Joel e Tess estão tentando levar Ellie a um grupo conhecido como Firefly;
  • Notas encontradas no game são objetos em 3D que possuem escritas à mão. Não são textos que ficarão na tela;
  • Itens colecionáveis listados na demo incluem: Notes, Comics, Firefly Logs e Training Manuals. O menu indica quantos há na fase e quantos você já coletou;
  • Itens que podem ser construídos na demo incluem: battery, blade, binding, rag, alcohol, explosive, sugar, e melee weapon.

As pessoas que passaram pela estande do jogo na PAX East teriam a chance de conseguir o tijolo abaixo, que é uma brincadeira com o que Joel e Ellie usam:

Abaixo você confere fotos do estande do jogo na PAX East: