O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Amantes fugitivos no espaço!

Costumo explicar Haven dizendo “Romeu e Julieta, mas sobreviveram e escaparam para um planeta deserto onde vivem juntos.” Mas isso não explica a jogabilidade. Então gostaria de falar mais sobre a sua experiência quando for jogar e o que poderá fazer.

A experiência de jogo em Haven é feita pela intersecção de três sistemas:

  1. A exploração com seu planador
  2. O combate
  3. A preparação da sua próxima expedição no Nest

A história é contada durante estas três sequências de gameplay. Mas vamos dar uma olhada mais de perto nos sistemas.

Planando sobre a grama alta

Em um RPG japonês, o que chamamos de “jogabilidade de movimentação” geralmente é bem simples. Basta mover seu personagem sem desafios, até você atingir uma luta ou seu destino. Em Haven, queremos reforçar a sensação de ser um casal, mesmo durante a exploração. Queremos que seja relaxante, belo e divertido. Descer uma rampa de ski com um amigo pode ser assim. Planar sobre a grama é a versão de Haven de esquiar juntos.

Para explorar o planeta, você segue “Flow threads” que enchem suas botas e luvas de Flow, a energia natural que move praticamente tudo em seu mundo, e também é usada para remover o Rust, a crosta vermelha que corrompe o planeta e suas criaturas. Colha o Flow, elimine o Rust e descubra recursos como comida, plantas medicinais, materiais para combate ou para reparar o (seu lar/espaçonave), ou até mesmo souvenirs e itens para sua casa.

Seguir uma Flow thread geralmente é tão relaxante quanto descer uma rampa simples de ski, mas algumas vezes você encontrará algumas mais difíceis, onde terá que fazer drifting e aprender a lidar com curvas fechadas.

A exploração também abre novas “pontes” que conectam um fragmento flutuante aos outros, e permite que chegue em novas áreas.

O combate e a pacificação das criaturas afetadas pelo Rust

Enquanto explora os fragmentos do planeta, você pode encontrar criaturas agressivas e ter que enfrentá-las. O combate também foi pensado como uma experiência como um casal. è praticamente obrigatório coordenar os ataques de Yu e Kay, ou colocar um para proteger o outro.

O combate é em tempo real, mas você pode mudar a ordem segurando os botões. Algumas vezes terá que reagir rapidamente para se defender, outras terá tempo para um ataque com ambos os personagens, já outras é melhor fazer vários ataques seguidos, enfraquecendo a criatura e depois causando dano pesado.

O sistema de combate fará você otimizar suas ações para que tudo flua, um pouco como em um jogo de ritmo. Quando encontrar o passo certo, é bem divertido fazer uma ação atrás da outra, minimizando os golpes que toma e maximizando o dano que causa às criaturas afetadas pelo Rust.

No fim da luta, as criaturas são “pacificadas”, livres do Rust, e retornam ao seu estado pafícico normal.

Curta seu par e prepare-se para sua próxima expedição

Eventualmente, será preciso voltar para sua nave para se curar, preparar refeições deliciosas e guardar  tudo que conseguiu. A nave se chama The Nest por um bom motivo: é o seu ninho de conforto.

No Nest você pode criar várias coisas: curas para melhorar sua saúde, cápsulas de combate para usar contra as criaturas infectadas e claro, deliciosas refeições.

Quando os personagens comem juntos, ficam saciados (quando estão com fome reclamam e são menos eficientes em combate). O mais importante de cozinhar e comer juntos é o tempo passado com seu par. É aqui que descansam e crescem, como personagens e como um casal. Desenvolvem seu relacionamento, e passam de nível.

Em Haven, você não ganha tantos pontos de experiência em combate, mas recebe mais passando tempo junto de seu parceiro. Isto torna Haven bem diferente, já que esta parte geralmente é pulada nos RPGs. Você nunca vê a intimidade dos seus heróis, mas em Haven, sim.

FIquem juntos o tempo todo

A história é um elemento chave da experiência de Haven. Será que vão morar para sempre neste planeta pacato? Será que o Apiary vai encontrá-los e separá-los?

O ritmo da história vem da experiência de planar juntos e explorar o planeta, além de lutar e pacificar as criaturas e voltar para casa para descansar, dormir juntos e preparar para a próxima expedição. Em geral, a experiência de Haven é sobre viver com Yu e Kay, todo minuto de seu cotidiano aventureiro.

Estamos trabalhando bastante para terminar o game, e logo vamos anunciar quando poderão jogar Haven, então fiquem ligados! Sigam-nos nos nossos canais sociais, ou juntem-se ao nosso Discord para ficar por dentro das novidades.