Como revelado anteriormente, Killer is Dead possui como protagonista Mondo. Ele possui uma espada chamada Gekkou (Moonlight), que pode absorver o sangue dos inimigos (se absorver o suficiente, a espada ficará azul e Mondo causa mais dano e combos nos inimigos).

Seus movimentos básicos são atacar, defender ou desviar. Existe um mecanismo de defesa que é acionado ao se defender no momento certo – se fizer isso, o inimigo ficará tonto, permitindo que você inicie um combo nele.

Mas Killer is Dead não é apenas sangue. Há uma espécie de romance também. As missões “gigolô” permitem que Mondo seduza as mulheres. Natalia, uma brasileira de 27 anos chamada de “Pheromone” é uma delas. Eles começam a noite em um bar hotel, tomando um drinque para quebrar o gelo. Se você falhar em impressionar Natalia e tentar fazer algo, ela possivelmente dará um tapa na sua cara. Por outro lado, você pode conquistá-la dando um presente.

Mondo possui uma ferramenta que o ajuda nessas missões chamada “Gigolo Glasses” (óculos gigolô), que permitem você literalmente ver o coração da mulher e seu corpo. Há dois tipos: o com armação rosa e outro com preta. Se você colocar a preta, pode ver o corpo da mulher sem roupa como as imagens abaixo mostram.