Worbital

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Olá! Sou Sasu Kemppainen, designer chefe do Team Jolly Roger, e feliz em anunciar que nosso game de artilharia espacial gravitacional, Worbital, finalmente chegou para PlayStation 4!

Para comemorar, pensei em dar uma olhada no elemento que mais torna Worbital Worbital e, basicamente, iniciou tudo: O CAOS CÓSMICO!

A longa guerra interplanetária em Team Jolly Roger Worbital é um jogo de estratégia em tempo real, onde os jogadores controlam seus planetas, constroem artilharia e atiram pelo sistema solar na esperança de destruir planetas inimigos. Tudo isso com muitas explosões e travessuras gravitacionais.

A idéia vem de nosso jogo anterior, Interplanetary—um jogo de combate entre planetas realista com uma estética sci-fi. Foi um projeto longo, e no fim, já estava exausto com a natureza séria do jogo. Queria um laser super turbo para furar um planeta, causando uma reação em cadeia no sistema solar. Mas não seria muito realista.

Mas seria divertido.

Eis que chega Worbital, o game caótico de artilharia espacial onde podia colocar tudo que queria! Explosões planetárias, espaçonaves, colisões, buracos negros… Mesma premissa, mas com perspectiva diferente! Pode se dizer que se trata de “desenvolvimento de games catártico”.

Defina “Divertido”

Quisemos libertar nossa criatividade, então criamos uma regra para este projeto: diversão acima de tudo. Se uma arma é divertida, ela entra, não importa quão maluca. Um conflito entre diversão e balanço de jogo surgiu? Decidimos a favor da diversão. Por exemplo: Decidi logo cedo que os jogadores poderiam usar táticas para remover seus planetas de órbita, vagando pelo sistema solar. Colisões planetárias, aqui vamos nós!

Claro, isto viria com uma mecânica que permite armas de alto poder para dirigir os planetas enquanto estiverem vagando, tornando isso uma opção ofensiva também. Até agora, essas táticas são fortes, e bem divertidas! E desde então criamos maneiras de contra atacá-las, e apesar da nossa “regra da diversão”, Worbital se manteve bem equilibrado.

Gerando Caos

Após testes iniciais, ficou claro que os gritos de emoção mais altos vinham sempre que algo inesperado acontecia; um sinal claro que poderíamos usar mais dessa “randomização”.

Queremos surpreender os jogadores a toda hora e criar elementos que trabalham juntos para criarem resultados surpreendentes, e portanto, hype. Nossos dois ingredientes principais: as armas e o sistema solar em si.

O sistema solar é governado por sua gravidade. Qualquer projétil, asteroide ou planeta fora de órbita flutua em direção a um poço gravitacional, como outro planeta. A quantidade de asteroides aumenta conforme a partida corre, aumentando o caos. Essas coisas podem até estourar um planeta. Talvez até o sol? Espero que suas defesas estejam prontas.

Ou, pode usar suas armas para tirar vantagem do caos! Você tem maneiras de redirecionar asteroides e planetas para seu inimigo, então envie reações em cadeia explosivas na direção dele! Além disso, suas armas interagem não apenas com o sistema solar, como com outras armas. Claro, pode atirar em projéteis inimigos, mas o que acontece quando cruza seu raio laser com o dele? E que tal usar seu Lança-chamas para “acender” uma Mist Dispersion? Só… não ative um Overcharger construído bem do lado de outro Overcharger…

Uma espécie de caixa de areia com mecânicas que brincam juntas com resultados inesperados, Worbital consegue surpreender até nós os desenvolvedores. Quais serão as estratégias que surgirão após nosso lançamento para PS4?

Worbital chega hoje ao PS4!

Winz.io