O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Olá leitores do PlayStation.Blog! Faltando apenas uma semana até a volta de Kratos, é com prazer que anuncio que a trilha sonora completa de God of War está ao vivo hoje no Spotify, disponível em PlayStation Music!

Quando o Santa Monica Studio me pediu para compor a trilha do novo God of War, fiquei emocionado, já que sou um grande fã dos jogos originais da franquia. Conforme colaborava com o diretor do jogo Cory Barlog, ficou claro que o jogo novo precisaria de música nova, sem revisitar a trilha memorável dos games originais, em vez disso, teríamos que trilhar um novo terreno. Usei as memórias que tinha da trilha clássica do antigo God of War – o coro profundo, percussão forte, e o metal gritante – e os reinventei para uma era Nórdica. Escrevi novos temas, e introduzi instrumentação exótica e línguas de várias tradições do norte da Europa à música.

De todas as faixas novas que escrevi para God of War, a que tem maior significado pessoal para mim é provavelmente “Memories of Mother.” Foi a primeira faixa que escrevi para God of War, e não era para a mãe, mas para o próprio Kratos! Inspirado pela história surpreendentemente emocional do jogo novo, parti para reinventar completamente a linguagem musical do personagem, para compor um tema belo e inesperado para Kratos.

Meus esboços musicais iniciais foram criados com base e variações deste tema melancólico, e foram criados quase quatro anos atrás para uma versão protótipo do game. Conforme o jogo iniciou a produção completa, a equipe criativa da Sony e eu percebemos que o tema era muito lírico e triste para representar Kratos. Então, guardei aquele e passei a escrever um tema novo, que iria estrear na E3 de 2016 com uma orquestra ao vivo antes do jogo ser anunciado. Aquela melodia é mais ilustrativa das qualidades que geralmente são associadas à Kratos: masculina, implacável e irada.

Mais ou menos um ano após começar a compor, mudei o foco para a trilha cinemática, e ficou claro que precisaria de um tema para representar a mãe de Atreus. Foi aí que me lembrei da linda melodia que havia abandonado! Era exatamente o tema que precisava. O Mother Theme então foi tecido em dezenas de cenas, e agora faz parte da trilha tanto quanto, senão mais do que o tema principal de Kratos.

“Memories of Mother” foi a melodia que imaginei anos atrás, quando iniciei minha busca por novos sons para a franquia. Espero que os fãs fiquem comovidos por ela quando jogarem esta aventura épica no dia 20 de abril.