Se você visita o PS3 Brasil, deve ter visto nosso vídeo de "unboxing" do PlayStation 4.

Na ocasião, você pode ver que os discos estavam sendo lidos normalmente. De uma hora para outra, porém, o console parou de lê-los. O vídeo acima mostra o que acontece.

Basicamente, o PS4 tenta ler o disco, do nada resolve cuspi-lo, não consegue, lê de novo e aparece o "disco não reconhecido".

Por coincidência, o problema aconteceu quando um disco blu-ray de filme (não 3D) foi inserido no console. Porém, acredito que tenha sido coincidência – ele rodou normalmente no PS3 em seguida, por exemplo.

Além disso, não sou o único no barco. Nos fóruns oficiais da Sony há um tópico com mais de 50 páginas de usuários relatando problemas semelhantes. Há casos mais extremos, que o disco nem sai do aparelho, e outros mais suaves, que o jogo é lido, mas o videogame cospe o disco no meio do gameplay ou quando está em standby.

A solução relatada pela maior parte das pessoas foi trocar de PS4 – algo que infelizmente eu não posso fazer. A solução que a Sony sugere no tópico em questão (de entrar no modo de segurança e realizar todas as etapas que existem lá) é mais válida para o último caso do parágrafo anterior; seguindo o que eles dizem não adiantou em nada no meu caso.

Ontem, de forma curiosa, antes de gravar o vídeo, o disco de Killzone acabou sendo lido. Mas foi só trocar para Knack que o problema voltou.

Enfim, nem tudo está perdido: a solução é seguir uma geração digital até que um modelo mais estável do PS4 seja lançado.

Nossa análise do console será publicada ainda neste sábado.