O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Vaporum

Olá pessoal! Meu nome é Matej Zajacik, co-fundador da Fatbot Games, criadores do dungeon crawler steampunk Vaporum. Vaporum é um dungeon crawler single-player moderno em primeira pessoa, em um ambiente steampunk original, que será lançado em 9 de abril.

O jogo é focado em combate, resolução de puzzles, desenvolvimento de personagens, explorar um ambiente cheio de mistérios e segredos, e descobrir uma história sinistra. Vaporum usa um sistema única onde você desenvolve seu traje, ao invés do lado humano, ao instalar dispositivos que dão uma série de habilidades e bônus.

Quem Somos

Somos uma pequena empresa indie localizada na Eslováquia, Europa Central, fundada por Tibor Repta e eu. Trabalhamos no primeiro protótipo enquanto dividíamos seu pequeno apartamento e gastávamos nossas economias.

Vaporum foi desenvolvido por quatro veteranos da indústria (antigos colegas e amigos de longa data) com 43 anos de experiência combinado em desenvolvimento de games, e crescemos para seis membros desde o lançamento. Acreditamos em jogos polidos com histórias fortes e alto valor de produção, tanto em termos visuais quanto gameplay.

O que nos inspirou

Uma grande inspiração para Vaporum foi um jogo que basicamente criou seu próprio gênero: Dungeon Master (1988). Não apenas foi um jogo que definiu um gênero, foi também um dos melhores, e muitos outros jogos se inspiraram nele.

Um exemplo destes sucessores foi Eye of the Beholder (1991), que homenageamos neste vídeo. Em 2012, Almost Human reviveu o gênero ao lançar Legend of Grimrock. O movimento em tabuleiro funciona bem com audiovisual moderno, e traz a jogabilidade dos títulos antigos de volta a nossas telas.

Vaporum detalhado

Combate

O combate é em tempo real. Cada tipo de inimigo tem um conjunto distinto de forças e fraquezas, e vários mecanismos de ataque e defesa, então você deve usar táticas diferentes para vencer cada um.

Armas diferem em termos de dano, mas também porque cada tipo de arma tem um tipo único de comportamento ou bônus que outras armas não tem. Isso adiciona mais profundidade e requer que você pense cuidadosamente quando escolher que arma equipar.

Você veste um exoesqueleto, que você pode melhorar com muitos tipos de dispositivos: ataques diretos, ataques de área, buffs ofensivos e defensivos, e mais. Apesar destes dispositivos serem poderosos, eles também drenam sua energia, e certos inimigos são imunes a certos tipos de ataque. Portanto, você terá de descobrir qual a melhor forma de lidar com cada encontro.

Puzzles

A maioria das mecânicas de Vaporum são bem simples. No entanto, combiná-las cria puzzles intrigantes, onde você precisará usar sua inteligência e reflexos. Enquanto a maioria dos puzzles estão contidos em uma única sala, objetivos de progressão podem se arrastar por um nível inteiro, ou até múltiplos níveis.

Progressão de Personagem

Ao invés de aumentar as habilidades de seu personagem, você melhora o exoesqueleto em si. Você tem quatro tipos para escolher. Este sistema combina o aspecto “você é o que você veste” com o desenvolvimento de longo prazo de seu exoesqueleto. O sistema de dispositivos permite que você equipe vários dispositivos para ajudar a definir seu estilo de jogo. Você pode mudar sua configuração de dispositivos a qualquer momento, o que te dá grande flexibilidade para lidar com situações diversas.

Conforme seu exoesqueleto evolui, você destrava circuitos dentro dele, ganhando bônus de atributos permanentes e habilidades passivas fortes. Essas duas abordagens resultam em um monte de customização e diversos builds de personagens viáveis, tudo ao seu dispor.

História

Descubra a misteriosa história através de notas e diários em áudio gravados. Saiba o que aconteceu com a estrutura gigante no meio do oceano, seus habitantes e, mais importante, você.

Winz.io