O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro. Caso queira saber mais sobre o game, leia a nossa análise da versão de PS Vita.


VA-11 Hall-A: Cyberpunk Bartender Action foi lançado há 3 anos atrás e ainda não posso acreditar. Todas as oportunidades que tivemos, toda a ajuda que pudemos dar àqueles que amamos graças a ele, todo apoio que recebemos diariamente de todos. Tudo parece surreal, e agora o jogo chegará ao PS4 em maio!

Caso nunca tenha ouvido falar de VA-11 Hall-A: não é um jogo sobre heróis glamourosos derrubando governos em um futuro cyberpunk. Você é uma bartender normal chamada Jill Stingray, que ouve os contos de estranhos e clientes regulares no bar VA-11 Hall-A enquanto faz drinks para eles. Personagens reagem diferentemente dependendo dos drinks que servir, e o quanto de álcool colocar neles — e você aprenderá sobre o local distópico onde todos moram, Glitch City.

Quero falar sobre a chefe de Jill em VA-11 Hall-A, Dana Zane. Dana é uma personagem que pré-data a própria Sukeban Games. Sua origem pode ser traçada como sendo a mascote de um blog antigo que meu co-fundador, Christopher, teve. O papel de Dana permaneceu mesmo após o blog ter sido retirado do ar e após começarmos a fazer jogos. Achamos justo fazer dela, se não a protagonista, ao menos alguém notável na produção de VA-11 Hall-A.

Sendo uma “mascote”, por assim dizer, Dana sempre refletiu a Sukeban Games como uma marca, mesmo antes de criarmos a Sukeban Games. Uma das forças que motivam o que fazemos é o constante sentimento de não pertencermos em círculos regulares. Seja gaming, anime ou qualquer coisa, sempre nos sentimos estranhos quando tentamos participar de círculos de hobbies. Então tentamos criar um espaço onde pudéssemos ser nós mesmos sem problemas.

Assim sendo, Dana sempre teve um caráter rebelde, que condiz com o princípio básico de se o mundo não vai aceitá-la, então ela irá criar seu próprio espaço nele, e aceitará qualquer um que sinta que não pertencem lá fora.

O papel de Dana como a representação do que a Sukeban Games personifica é até refletido no nome da empresa. Quando a hora de escolher o nome chegou, sabíamos que queríamos algo que refletisse o personagem de Dana, que capturasse sua rebeldia e atitude punk. E assim, “Sukeban Games” surgiu.

Gostaríamos de salientar que Dana de VA-11 Hall-A é uma versão mais madura de si mesma. Temos um enorme desejo de explorar Dana no auge de sua rebeldia e natureza punk. A Dana de VA-11 Hall-A é um vislumbre no futuro, após ter vivido o inferno e retornado mais forte e mais inclusiva do que nunca.

Sukeban Games como uma equipe passou por um inferno enorme também, se você sabe o que aconteceu na Venezuela. Ainda sim, se você me contasse há 5 anos atrás que o jogo que fizemos em um game jam sairia em consoles ao redor do mundo todo, eu provavelmente ficaria irritado por você estar me iludindo. Mas VA-11 Hall-A agora é uma realidade, nossa realidade, e seremos para sempre gratos a todos que nos apoiaram durante os tempos difíceis e além.

Winz.io