Usuários que possuem contas europeias notaram que, através do PS4 é possível trocar a região da loja. Veja as imagens:

À primeira vista, isso parece ser uma consequência de um novo regulamento (2018/302) na União Europeia que entrou em vigor neste mês. A lei diz que não é permitido bloquear geograficamente conteúdos para os consumidores. Há exceções nos casos de copyright que seriam avaliados por uma comissão, portanto não se sabe exatamente onde a PS Store se enquadra nessa nova lei.

De qualquer forma, esse sistema possui limitações:

  • Mudar a região da PS Store só pode ser feito no PS4. Não é possível no PS3, PS Vita ou via navegador;
  • Mudar a região da PS Store não altera a região de sua conta;
  • Seu saldo não é levado junto quando você troca de região (não há uma “carteira universal”, é preciso inserir fundos novamente);
  • Mudar a região não permite comprar jogos que não existam na região de sua conta. Por exemplo, Subnautica não está disponível nos Países Baixos e mudar para o Reino Unido não permitirá você adquirir o jogo;
  • Mudar a região só está disponível para os seguintes países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Ou seja, apenas de Europa para Europa. Não há essa funcionalidade para países da América, Oceania ou Ásia. Também não é possível uma conta europeia trocar para um país desses continentes.

Considerando que a funcionalidade existe, jogadores que possuem contas americanas ou de Portugal como principais (quando o Brasil ainda não era opção na época do PS3), e que tinham o desejo de mudar a região, agora têm uma luz no fim do túnel. Mas é bastante improvável que algo seja feito tão cedo, ainda mais que a região da conta em si não é alterada e que a Sony provavelmente apenas fez isso por causa da lei na União Europeia.