O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Hoje, é com prazer que anunciamos o lançamento de Track Lab para PlayStation VR*, e mostramos como os sistemas intuitivos podem ajudá-lo com seus talentos musicais, e a criar performances para mostrar ao mundo. Sabemos que mesmo quem é músico experiente vai curtir a nova perspectiva de criação de música de Track Lab.

O Básico

Track Lab essencialmente desconstrói ritmos musicais para que se tornem algo que você possa criar apenas com blocos. Não é para ser um instrumento para usar com uma partitura, embora você possa fazer isso. A intenção é que seja uma ferramenta de improvisação, uma maneira divertida para brincar com blocos musicais. Você acaba criando apenas tentando e vendo o que acontece. COm estruturas físicas e visuais que representam um ritmo, e Track Lab garante que o som será o melhor possível. Depois que criar seu ritmo, poderá mixá-lo, e usar efeitos para canalizar seu DJ interior.

Track Lab for PS VR

Blocos Principais

Vamos falar sobre como construir ritmos. É bem simples e intuitivo uma vez que vê o sistema em ação, e requer apenas três elementos.

  1. Pulsos: Cada batida em Track Lab é criada por pulsos de luz que viajam pela grade tocam notas musicais. Cada vez que um pulso atinge uma nota, o som toca. A formação do caminho dos pulsos e a colocação das notas é o que determina o ritmo.
  2. Notas são as notas e sons que usa para criar composições musicais, com os blocos empilhados, em linha ou em formações. A interação entre as notas e os pulsos é a sua música. Há mais de 2.500 notas em 16 estilos para você usar.
  3. Ótica não possui som, mas é um bloco que permite manipular o pulso em si, dividindo, divergindo ou bloqueando-o. Com a ótica você pode ir de um simples loop até uma composição complexa com várias camadas. Há óticas para bloquear e alternar pulsos e até portões de lógica que levam à arranjos complexos.

Modo de Jogo: Evolver

O modo Evolver é onde misturamos games e música usando os conceitos principais de Track Lab. Evolver é para ser divertido, além de ensiná-lo a pensar em estruturas musicais. Preencher e completar músicas usando os blocos principais de Track Lab ajuda a entender ótica, pulsos e notas.

Estes são combinados em puzzles para você resolver. Cada vez que consegue, destrava a faixa na qual estava trabalhando. Então você pode customizar a faixa na estação de mixagem, com opções de mix, crossfade e efeitos de som de Track Lab.

Track Lab for PS VR

Modo de Jogo: Creation

O modo Creation é o coração de Track Lab. É aqui que você passa de jogador à músico. Descubra 16 estilos que variam de Hip Hop ao Dubstep, Hardstyle ao Chiptune e até Metal e Rock – cada um com múltiplos instrumentos.

No modo Creation você usará todas as mecânicas aprendidas no modo Evolver para criar suas próprias faixas, e terá todas as opções de Ótica para criar música na grade. Poderá usar diferentes tipos de pulsos, rápidos ou devagares, dividir ou mudar o curso desses pulsos para criar loops que são ativados na hora certa, e pode usar portões de ótica para colocar elementos de lógica na sua faixa.

Quando estiver satisfeito com sua criação, basta adicioná-la à estação de mixagem e começar a criar arte. Também terá acesso à FX-Orbs para colocar efeitos profissionais que ajudam na montagem perfeita.

Track Lab for PS VRTrack Lab for PS VR

Efeitos

Experimente no modo de criação e logo estará criando música! Comece com um simples loop e continue até que pareça bom o bastante. Track Lab é sobre experimentação e improvisação, que resultam em incríveis faixas.

Então, está esperando o que? Tente você mesmo, crie músicas e divida suas criações com o mundo! Track Lab já está disponível para PS VR na PlayStation Store.

*O PlayStation VR não é indicado para crianças com menos de 12 anos. Um sistema PS4, PlayStation VR e PlayStation Câmera são necessários para a função VR. Requer controles PlayStation Move.