Final Fantasy VII Remake, anunciado na E3 deste ano, já estava em desenvolvimento antes mesmo do anúncio do port do jogo original para PS4 e PC ser anunciado, em dezembro do ano passado. É o que disse Tetsuya Nomura, diretor do projeto, em entrevista durante a E3.

"Quando anunciamos o port em HD para o PS4, não tínhamos certeza de quando queríamos anunciar o remake," disse Nomura. "O desenvolvimento já estava acontecendo, deste modo, não há relação entre o momento que ambos os jogos virão para o PS4. Anunciamos diversos títulos para o console, como World of Final Fantasy e Kingdom Hearts III."

A Square Enix espera que o anúncio do remake ajude a aumentar as vendas do PlayStation 4 no Japão.

"Há diversos títulos sendo anunciados para a plataforma, a esperamos que anunciando o remake de FFVII, ele aumentará a vontade das pessoas de comprarem este console da geração atual," disse Nomura. "Se anunciássemos o remake após a venda de todos esses títulos, não teríamos tido tanto impacto, e por isso anunciamos agora. Queríamos garantir aos jogadores que o PS4 terá ótimos jogos, incluindo FFVII. Por isso decidimos anunciar o remake."

Nomura ainda disse que "as conversas sobre fazer este remake sempre surgiam e sumiam. Às vezes, pensávamos que poderíamos fazê-lo, e aí desistíamos. E sabemos que parte da equipe original, como Kitase, que está como produtor, e [Kazushige] Njima, que está fazendo o roteiro, está envelhecendo! Se continuarmos assim, pensamos que iríamos acabar tendo que passar o projeto para uma geração mais nova, sem a participação dos desenvolvedores originais. Não parece ser um motivo muito bom, mas queríamos fazer o remake com os membros originais."

Além disso, em outra entrevista, Tetsuya Nomura comentou que o remake será mais que "gráficos bonitos". Apesar de não poder entrar em detalhes, ele comentou que "não será um simples remake". Segundo ele, "mesmo que fizéssemos os gráficos mais bonitos para uma máquina de próxima geração, não acho que superaríamos a versão original. Se fosse este o caso, o port da versão original sairá para o PS4, então bastaria jogá-lo e pronto."

"Não liberamos nenhuma imagem ainda, mas estamos progredindo muito bem," disse o diretor. Segundo ele, podemos esperar mais informações sobre o jogo no inverno do hemisfério norte (verão, por aqui), quando pelo menos o título oficial do jogo será revelado. Quanto a mais detalhes, eles ainda estão determinando quando eles serão liberados.

Conversando com a Famitsu, Nomura reiterou que "simplesmente refazer os gráficos de um jogo não é algo para se animar. Quando se está fazendo um remake, devemos considerar que os tempos são diferentes. Por ser agora, e por ser um remake completo, quero ver qual tipo de diversão é possível com ele."