O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.


Desde seu lançamento em 2015, a homenagem ao terror-teen Until Dawn vem criando uma legião de fãs, presos à sua narrativa, personagens memoráveis e sustos bastante eficazes. O desenvolvedor Supermassive tem mergulhado os pés de volta no gênero do terror uma ou duas vezes desde então — com os spin-offs Until Dawn: Rush of Blood e The Inpatient para PS VR — mas agora, com o jogo de arrepiar Man of Medan, está voltando com tudo ao gênero.

Com o modelo de Until Dawn sendo esticado e levado à novas direções interessantes, está se tornando um sucessor espiritual adequado ao jogo mais conhecido do estúdio. Antes do lançamento, dia 30 de agosto, sentamos com o CEO e o Produtor Executivo do jogo, Pete Samuels, para descobrir porque os fãs devem começar a salivar.

É o primeiro em uma série de histórias de terror intensas e independentes

Man of Medan é o primeiro da nova série The Dark Pictures Anthology, uma série de jogos de terror cinemáticos influenciados por lendas e eventos do mundo real. Cada jogo vem com uma nova história, ambiente e personagens, adicionando cada vez mais à fórmula de alto risco de narrativa estabelecida em Until Dawn.

“Man of Medan se passa no Pacífico Sul e vê cinco amigos em férias de mergulho,” explica Samuels. “Com rumores de um naufrágio da Segunda Guerra para encontrar, e muita festa a bordo, nosso grupo se prepara para as férias de suas vidas. Conforme o dia passa, e a tempestade se aproxima, sua viagem se transforma em algo muito mais sinistro.

“People should expect the kind of tension and fear that many associate with Until Dawn, and with more significant branching that we’ve ever done before. All the characters can live or die!”

E equipe de Until Dawn está envolvida

Man of Medan é feito do mesmo material que Until Dawn, com talento daquela equipe no comando. Fãs de terror estão em boas mãos. “A maioria dos diretores são os mesmos, e mais ou menos metade da mesma equipe. Também estamos usando vários dos mesmo parceiros criativos,” confirma Samuels.

A narrativa com opções é bem maior do que em Until Dawn

Como em Until Dawn, a narrativa com opções é a espinha dorsal do jogo. Todos os personagens principais do jogo podem viver ou morrer dependendo das decisões que tomar como jogador, e a informação que descobrir. Desta vez, entretanto, a Supermassive levou as coisas ainda mais adiante.

“Há cenas que só existem em caminhos narrativos específicos; diferentes combinações de sobreviventes possíveis antes das cenas finais; mais consequências mais significativas, e de certa maneira mais surpreendentes se não souber ‘gerenciar’ relacionamentos; e finais que variam bastante do que qualquer de nossos jogos até agora,” explica Samuels. “Man of Medan tem o maior número de opções e desfechos possíveis. Há muitas maneiras de quantificar isso, mas aqui está uma.”

“Em Until Dawn tínhamos 38 cenas de mortes de personagens e era possível ver até 10 em um único jogo. Em Man of Medan temos 69, e em um único jogo o máximo que verá são 9. Isso quer dizer que deverá jogar o game pelo menos nove vezes para ver todas as mortes, isso sem contar nos outros eventos da história.”

Não se limita a apenas um sub-gênero do terror

Enquanto Until Dawn era uma homenagem clara aos filmes de terror dos anos 80 e 90, Man of Medan tem influências de vários tipos de terror.

“Man of Medan certamente possui alguns pontos similares, mas também alguns que reconhecerá do subgênero de invasão domiciliar, e muito mais do terror sobrenatural, — e até de sci-fi,” diz Samuels. “Com certeza parece mais contemporâneo em suas influências,e claro, é o primeiro de uma antologia. O segundo, terceiro e quarto, são bem diferentes.”

A Supermassive uniu mais um elenco talentoso

Um fator importante para o sucesso de Until Dawn foi como dependia de um elenco talentoso de atores para realmente vender o diálogo pulp e irônico — entre eles, a estrela de Heroes, Hayden Panettiere e um Rami Malek pré Mr. Robot/Bohemian Rhapsody.

Com Man of Medan, o estúdio juntou outro elenco de talento de Hollywood, incluindo Shawn Ashmore (X-Men, The Following) como Conrad e Ayisha Issa (Shadowhunters, Warm Bodies, Immortals) como a voz de Fliss.

Está realmente testando os limites do PS4

Until Dawn era visualmente incrível, usando o poder da Decima Engine da Guerrilla Games para criar seus locais escuros e atmosféricos. O visual de Man of Medan é tão bom quanto. “Mudamos para a Unreal Engine agora, e nossa equipe construiu alguns dos sistemas incríveis que , bem especificamente, suportam o que fazemos e o look que queremos,” explica Samuels. “Vamos suportar resolução 4K e HDR para sistemas compatíveis.”

Você se identificará com os personagens

Criar um jogo de terror que seja realmente assustador é raro, e algo que poucos títulos conseguem direito. O segredo da Supermassive? Personagens com osquais você se identificará, e passará a se importar.

“Nossa marca de terror é sobre a vulnerabilidade dos personagens para quem você torce. Personagens que podem ser talvez como você. Alguns não tem nome e não sabem o que está acontecendo, e estão tão aterrorizados quanto você estaria se os eventos estivessem acontecendo com você,” diz Samuels. “Isto é o que é terror efetivo para nós. Pessoas ‘reais’, com relacionamentos reais, sujeitos à terror extremo.”

É o início de algo maior

Como já mencionamos, Man of Medan é o primeiro de uma série de títulos de terror chamados The Dark Pictures Anthology. Não são episódios — cada um será uma história independente — mas todos existem no mesmo universo. “Há um personagem que une a antologia. É chamado de The Curator, com um brilhante Pip Torrens no papel,” diz Samuels.

“Nos comprometemos a um período de 12 meses. Os primeiros três já estão bem adiantados e o quarto e quinto, também, de uma perspectiva de narrativa. Já temos até nossas idéias para o sexto, sétimo e oitavo! Por todos estes, e outros, esperamos cobrir mais de 39 subgêneros do terror que identificamos! Não podíamos estar mais animados!”

Man of Medan chega para PS4 em 30 de agosto.

Winz.io