Kerbal Space Program 2

Em um artigo no site Bloomberg escrito pelo jornalista Jason Schreier, a história do desenvolvimento de Kerbal Space Program 2 foi mostrada com revelações nada agradáveis.

Em resumo, a Star Theory foi o estúdio contratado pela Take-Two em 2017 para o desenvolvimento do jogo, logo após ter adquirido a IP. Sendo independente, a Star Theory vive de projetos e contratos principalmente e tinha em Kerbal Space Program 2 sua única fonte de renda no momento. Em um determinado momento, a Take-Two ofereceu uma oferta de compra da Star Theory que foi rejeitada pelos donos Bob Berry e Jonathan Mavor, já que a oferta não era satisfatória.

Após isso, a Take-Two decidiu cancelar o contrato de desenvolvimento do jogo. Berry e Mavor se reuniram com a equipe e informou a situação, mas garantiram que a empresa conseguiria manter os funcionários enquanto procuravam um outro projeto. Em meio ao caos instaurado, a Take-Two abordou sigilosamente cada funcionário da Star Theory através do LinkedIn, com uma oferta de emprego generosa, com bom salários, bônus de contratação, benefícios e mais no novo estúdio que estavam criando para o desenvolvimento interno de Kerbal Space Program 2, a Intercept Games.

Vários dos funcionários, inclusive da liderança do projeto, partiram imediatamente para a Intercept Games, sendo seguidos posteriormente por outros companheiros, enquanto todos ficavam na dúvida de aderir ao projeto ou continuar na empresa que os acolheu. Fontes anônimas disseram que a sensação de estar nessa situação foi horrível.

A Star Theory, antes de toda a situação acontecer, teve uma renegociação tranquila para um aumento no tempo de desenvolvimento do jogo em 6 meses e que o projeto estava bem encaminhado. Mesmo antes desse prazo acabar, a Take-Two decidiu agir conforme explicado. Quase metade dos funcionários saíram do projeto para irem para a Take-Two e os demais, na tentativa de alavancar a empresa, começaram um processo de ideias que seriam apresentadas na Game Developer Conference, na busca de um financiador para um novo jogo.

Aconteceu que, em meio a pandemia do COVID-19, a GDC foi cancelada e, assim, nenhum projeto pôde ser iniciado. Devido à situação global, empresas limitaram seus custos e investimentos, deixando a Star Theory sem nenhum meio de sobreviver. A empresa então foi fechada, fornecendo aos funcionários remanescentes 1 mês de salário e mais 2 meses de plano de saúde.

Kerbal Space Program 2 continua em desenvolvimento na Intercept Games. O jogo tinha previsão de lançamento para 2020, mas foi adiado para 2021 devido aos “desafios únicos que foram encontrados durante a pandemia mundial do coronavírus”, como foi explicado pelo porta-voz da Take-Two.

Winz.io