Sony Logo

Muito tem se falado ao longo dos últimos dias sobre o racismo institucional existente nos Estados Unidos, em luz do assassinato de George Floyd na cidade de Minneapolis, estado do Minnessota. George Floyd era um senhor negro que foi imobilizado e asfixiado por quase 9 minutos por um policial branco, apesar de estar completamente rendido.

Floyd, um ex-segurança de 40 anos supostamente detido por usar notas falsas, tentou por diversas vezes avisar ao policial que não estava conseguindo respirar e estava perdendo a consciência, só sendo levado para um hospital após ficar inconsciente e sendo declarado morto dentro da ambulância a caminho.

A sua morte marcou mais uma das várias mortes de pessoas negras nas mãos de policiais brancos e foi o suficiente para gerar uma onda de protestos que já duram seis dias em várias cidades nos EUA e que se espalharam por todo mundo, incluindo em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres e Berlim, neste final de semana.

Em razão disso, vários artistas, empresas, jornalistas e desenvolvedores de jogos (com Cory Barlog sendo o mais ativo entre eles), tem se manifestado contra os acontecimentos e pedindo por mudanças na forma como a polícia trata pessoas negras no país, novamente trazendo à tona a bandeira do movimento #BlackLivesMatter, conhecido no Brasil como #VidasNegrasImportam.

Dentre as empresas que se manifestaram, a Sony Corporation postou uma breve declaração através da sua conta oficial no Twitter, dizendo que “se silenciar sobre a violência e o racismo que pessoas negras sofrem é ser cúmplice. Nós estamos em solidariedade hoje e todos os dias com a Comunidade Negra. #VidasNegrasImportam.”

Após isso, a Sony disse ainda que “ações falam mais alto do que palavras. E nós estamos trabalhando duro para garantir que nós na Sony estamos fazendo mais do que só dizendo que nós somos aliados. Nesse momento, nós queremos usar nossa plataforma para espalhar informações e suporte. Por favor, nos enviem informações e nós iremos compartilhá-las. Quando todos nós sabemos mais, podemos fazer mais.”

A conta retweetou também links de petições e fundos de arrecadação para auxiliar os principais movimentos que buscam realizar mudanças significativas nas comunidades e legislações americanas sobre o assunto.

A Sony respondeu também a um usuário que disse que “#AllLivesMatter” com “todas as vidas não irão importar até que as vidas negras importem”. A outro ela disse que “se todas as vidas importassem, você não teria problema em dizer ‘vidas negras importam’.”

Por fim, respondendo a um usuário dizendo que ela não precisava se posicionar e que ela só queria que as coisas dela não fossem destruídas, pois os manifestantes só “querem destruir e roubar coisas”, em alusão ao fato dos protestos terem se tornado violentos após a polícia reagir aos protestos, a Sony disse simplesmente que “nossos produtos podem ser substituídos. Vidas podem?”.

Ressalte-se que, considerando que a conta oficial da PlayStation não se manifestou sobre o assunto e apenas a Sony deu uma declaração sobre, é provável que esta seja a única declaração e posicionamento oficial do conglomerado japonês sobre isto.

A Sony Interactive Entertainment planeja revelar maiores informações sobre o seu próximo console na próxima quinta-feira através do PS5: The Future of Gaming que você poderá acompanhar aqui no PSX Brasil.

Atualizalão: a PlayStation se pronunciou com uma mensagem similar.

Winz.io