De acordo com o site Kotaku, três fontes distintas confirmaram que a Sony está se preparando para a possibilidade de mudar a ID na PSN. No caso, os desenvolvedores de jogos multiplayer estão sendo notificados sobre a alteração que será possível em breve.

Os desenvolvedores disseram ao site que nos últimos meses estiveram arrumando bugs e configurando opções para garantir que seus jogos sejam compatíveis com os planos da Sony.

Uma quarta pessoa que trabalha para um estúdio compartilhou uma imagem de uma documentação interna da Sony que contém uma opção “Edit Username” no perfil da PlayStation Network. A documentação é para ser um guia de como trocar o apelido do usuário na PSN.

No entanto, ainda não se sabe quando a implementação será feita. Os desenvolvedores comentaram que devido ao apelido ser atrelado à conta, ao invés de um identificador universal, será muito difícil consertar os multiplayer de jogos antigos.

A Sony não comentou sobre o assunto. Durante a PlayStation Experience 2017, Shawn Layden disse que a troca de ID da PSN seria implementada até dezembro de 2018 (a resposta foi “esperamos que você não tenha que fazer essa pergunta na próxima PSX”). No entanto, não haverá uma PlayStation Experience 2018. Depois, em fevereiro, uma enquete foi feita com os usuários sobre a possibilidade da troca.