Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, fez uma sessão ao vivo no palco da EGX. Ele foi perguntado sobre os planos da Sony para um possível PlayStation Vita 2.

Yoshida respondeu que ele e sua equipe gostaram de trabalhar no Vita, mas o crescimento dos jogos de smartphones criaram um clima não-saudável para lançar um sucessor.

“Essa é uma pergunta difícil”, respondeu Yoshida. “Pessoas possuem celulares e é fácil de jogar games neles. E vários jogos são gratuitos, ou gratuitos para começar”, ressalta. “Eu mesmo sou fã do PS Vita e nós trabalhamos duro em criar todos os aspectos. Os jogos sensíveis ao toque são divertidos – mas há muitos games com um design muito bom. Mas ter analógicos e botões deixam as coisas totalmente diferentes”, continua.

“Então eu espero, como muitos de vocês, que essa cultura de jogar títulos portáteis continue, mas o clima não é saudável por enquanto por causa da dominância dos jogos para celulares”, finaliza Yoshida.

O PS Vita continua vendendo bem de certa forma no Japão, mas as vendas ao redor do mundo estão fracas. Veja abaixo a sessão completa na EGX: