O jornal Golem.de entrevistou Shawn Layden, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios. Um dos tópicos da entrevista é justamente sobre o Xbox One X e PS4 Pro: com o lançamento desses consoles, o futuro dos videogames pode ser similar ao de celulares.

Layden respondeu que acredita que não será o caso. Ele reafirma que jogos exclusivos do PS4 Pro nunca existirão e que o PlayStation 5 é a próxima etapa para a companhia, apesar de estar um pouco longe ainda.

O comentário de Layden é bastante similar ao de Mark Cerny em uma entrevista com a Gamasutra: Cerny disse que acredita em gerações e que isso é uma coisa boa. No caso, o PS4 Pro seria um lançamento no meio da geração.

Na entrevista, Layden também comentou que não existe mais uma época perfeita para lançar um jogo de qualidade (normalmente no fim do ano), ao contrário do passado. Ele cita Horizon Zero Dawn que foi lançado em fevereiro com sucesso, assim como Batman: Arkham Knight em junho de 2015, perto da E3 e que a demanda foi bem alta.