Em 2013, um projeto chamado de Mortal Kombat HD: Kommunity foi criado por fãs. O seu objetivo era simples: recriar os sprites dos jogos antigos em HD.

Agora, uma fonte do site DSOGaming revelou uma história interessante. Por conta da origem dessa história, pedimos que a considere como rumor.

Primeiramente, a fonte explica que o projeto surgiu porque foram encontradas imagens do ator original de Sub-Zero (e outros personagens), John Turk, e acabaram ajeitando as animações manualmente. Uma certa noite, a pessoa responsável por esses sprites recebeu uma ligação da WB Games dizendo que estava acompanhando o projeto e muito impressionado com o trabalho. Infelizmente, no entanto, o projeto teria que ser cancelado ou enfrentaria problemas legais.

Apesar desse lado negativo da história, essa pessoa da WB Games sugeriu que o usuário mostrasse o trabalho para a Warner Bros e NetherRealm Studios para que um Mortal Kombat HD fosse lançado. Assim, a equipe trabalhou duro por três anos e em 2016 mostrou uma versão jogável via MUGEN. Essa versão era apenas para mostrar aos executivos o que eles tinham em mente. Para a surpresa da equipe, Ed Boon adorou o trabalho e os colocou em contato com a WB Games.

A equipe foi instruída para tentar novamente em 2017, pois um MK HD poderia ser usado para promover o novo jogo da série. Com isso, decidiram trabalhar mais em cima do projeto.

Usando o Game Maker, um dos desenvolvedores conseguiu fazer uma versão jogável de MK HD em menos de quatro meses. Ao contrário da versão em MUGEN, o jogo não travava tanto. Além disso, essa versão foi criada usando o MK de Arcade como base, o que significava que tudo estava bastante similar ao jogo original.

Avançando mais ainda com o projeto, a equipe decidiu contratar pessoas para trabalhar numa engine do zero. Nesse momento, o projeto trocou de nome para Mortal Kombat Returns e usaria ainda mais animações. Por exemplo, no jogo original, o gancho de Scorpion possui 12 frames, sendo que 6 são repetidos. A ideia da equipe era pegar esses 6 frames e colocar coisas novas, tornando a animação mais suave, mas ainda fiel ao original.

O projeto acabou ficando ainda mais ambicioso: a equipe queria refazer também Mortal Kombat II e Ultimate Mortal Kombat 3. Mas foi aqui que as coisas começaram a desandar.

A equipe foi instruída a falar com Ed Boon novamente, desta vez mostrando uma versão jogável de Mortal Kombat Returns. Ed, por sua vez, continuou gostando e disse aos executivos da WB Games que o jogo deveria ser produzido e lançado. Após vários pedidos aos superiores da WB Games, a equipe recebeu uma ligação dizendo “seu projeto recebeu luz verde”.

Essa felicidade durou uma semana. Outra ligação disse: “desculpe, decidimos seguir uma direção diferente e não precisaremos de seu grupo. Não podemos confiar o desenvolvimento de um projeto tão importante com uma equipe sem jogos finalizados”. Essa última ligação ocorreu em meados de janeiro de 2018.

Segundo a fonte do site DSO Gaming, a equipe nunca recebeu uma explicação da razão da WB Games ter aceito o projeto e depois rejeitado. Infelizmente, é aqui que a história termina para Mortal Kombat HD.

Abaixo você confere mais algumas imagens desse projeto cancelado. Caso queira jogar o que a equipe construiu, faça isso através dos arquivos abaixo (No topo desta notícia há um vídeo que mostra um pouco do gameplay dessas demos):

  • Unity (apenas Sub-Zero jogável)
  • GameMaker (Sub-Zero e Scorpion jogáveis)
Winz.io