Em fevereiro de 2014, meses depois do PS4 ter sido lançado, a Sony Santa Monica Studio sofreu muitas demissões e uma reestruturação foi feita.

A equipe que era comandada por Stig Asmussen (diretor de God of War III) foi desfeita, muitos desenvolvedores foram despedidos (o próprio Stig foi para a Respawn Entertainment) e mais. O projeto que foi cancelado por consequência dessa mudança nunca foi revelado.

As únicas informações eram que o jogo tinha um mundo aberto e seria de certa forma similar a Destiny. Agora, o usuário shinobi602 do fórum NeoGAF, conhecido por divulgar informações confiáveis da indústria, comentou que o projeto se chamava Darkside.

Darkside possuía mecânicas de RPG, customização, veículos e um mundo aberto pós-apocalipse. Porém, o desenvolvimento do jogo não engrenou. Um dos motivos foi o sistema de combate com ação de tiros e golpes físicos que não foi fácil criar.

Resta saber se algum dia saberemos mais sobre esse projeto cancelado por ex-funcionários ou pela própria Sony Santa Monica Studio.

A imagem abaixo é um easter egg de God of War: Ascension. Um código precisava ser desvendado e o que está ilustrado abaixo surgia. Na época, a dedução óbvia era que se tratava de uma dica do próximo God of War. Mas sabendo dessas novas informações de Darkside, fica evidente que era um teaser para ele, na verdade.