Em entrevista ao site Complex, o roteirista chefe da série “Mass Effect”, Mac Walter, disse que o quarto jogo da saga não deverá contar com o Comandante Shepard ou seus companheiros.

“Bem, não posso entrar em detalhes, mas a ideia é que concordamos em contar uma história que não necessariamente se relaciona a nenhum dos eventos de Shepard, de maneira alguma. Além disso, é o que estamos decidindo há um tempo. Mas ao longo de tudo, uma das principais coisas é que tem que ser ‘Mass Effect’,” disse Walter.

“Não deve parecer apenas um ‘spin-off’. Tem que parecer um jogo de ‘Mass Effect’ em seu coração, em seu cerne. Apenas sem o personagem Shepard ou os companheiros específicos de Shepard.”

Walter também ponderou sobre a polêmica em relação ao final da trilogia.

“Sabe, você recebe livre escolha para tomar todas essas decisões com esse personagem, com o destino de milhões de pessoas, e então, você não pode escolher seu próprio destino. E não estou dizendo que nossa decisão foi errada ou certa. Acho apenas que subestimamos o impacto que isso teria em alguns jogadores.”

“Em retrospecto, não creio que houvesse algo que teríamos mudado sobre isso, mas foi uma lição muito boa que aprendemos.”

Apesar de o trabalho estar em progresso, ainda não há previsão de lançamento para o novo jogo da saga “Mass Effect”.