DOOM Eternal

O compositor Mick Gordon, mais conhecido por seu trabalho em DOOM (2016) e DOOM Eternal, disse nas redes sociais que provavelmente não trabalharia mais com a Bethesda no futuro. Inclusive, ele disse que a trilha sonora de DOOM Eternal da edição de colecionador não possui uma mixagem feita por ele.

Devido aos comentários, a história só tinha o lado de Mick. Agora, o produtor executivo da id Software, Marty Stratton, explicou a versão deles. Confira tudo na carta aberta abaixo.


Uma carta aberta à incrível comunidade DOOM.

Nas últimas semanas, vi muitas discussões centradas no lançamento da trilha sonora do jogo DOOM Eternal (OST). Enquanto muitos fãs gostam da OST, há especulações e críticas sobre o fato do talentoso e popular compositor do jogo, Mick Gordon, ter editado e mixado apenas 12 das 59 faixas na OST – o restante sendo editado pelo nosso Lead Audio Designer aqui na id Software.

Alguns sugeriram que fomos descuidados ou desrespeitamos a música do jogo. Outros especularam que Mick não teve tempo ou liberdade criativa para entregar algo diferente ou melhor. O fato é – nada disso é verdade.

O que se tornou inaceitável para mim são os ataques diretos e pessoais ao nosso Lead Audio Designer – principalmente considerando suas contribuições extraordinárias ao jogo – e o dano que essa descaracterização está causando às muitas pessoas talentosas que contribuíram para o jogo e continuam a apoiar isso. Sinto que é minha responsabilidade responder em nome deles. Nós desfrutamos de um relacionamento incrivelmente aberto e honesto com nossos fãs. Portanto, dada a sua paixão por esse tópico e a profundidade de mal-entendidos, sou obrigado a apresentar toda a história.

Quando perguntado nas mídias sociais sobre seu futuro com DOOM, Mick respondeu: “duvido que trabalharemos juntos novamente”. Isso foi surpreendente de ler, pois nunca discutimos encerrar nossa colaboração com ele até agora – mas sua afirmação destaca um relacionamento complicado. Nossos desafios nunca foram uma questão de diferenças criativas. Mick teve autonomia criativa quase ilimitada sobre composição musical e mixagem em nossos jogos recentes de DOOM, e acho que os resultados foram tremendos. Sua música é definidora – e, assim como a música de Bobby Prince era sinônimo dos jogos DOOM originais dos anos 90, o estilo e o som únicos de Mick tornaram-se sinônimos dos nossos projetos mais recentes. Ele mereceu todos os prêmios conquistados, e espero que sua incrível música no DOOM Eternal seja recebida com elogios semelhantes – ele merecerá todos eles.

Além do talento, lutamos para nos conectar com algumas das realidades de desenvolvimento mais relacionadas à produção, enquanto a comunicação sobre esses problemas corroeu a confiança. Para a id, isso criou um padrão insustentável de incerteza e risco do projeto.

Na E3 do ano passado, anunciamos que a OST seria incluída na versão DOOM Eternal Collector’s Edition (CE) do jogo. Naquele momento, não tínhamos Mick sob contrato para a OST e, devido a problemas contínuos no recebimento da música necessária para o jogo, não queríamos adicionar a distração naquele momento. Após discussões com Mick em janeiro deste ano, chegamos a um acordo geral sobre os termos para a entrega do OST no início de março – a tempo de cumprir o compromisso do consumidor de incluir a OST digital no DOOM Eternal CE no lançamento. Os termos do contrato OST com Mick eram semelhantes ao contrato no DOOM (2016), pois exigia que ele entregasse um mínimo de 12 faixas, mas adicionou bônus para entrega pontual. O acordo também oferece a ele controle criativo completo sobre o que ele entrega.

Em 24 de fevereiro, Mick entrou em contato para comunicar que ele e sua equipe estavam de acordo com os termos do contrato, mas que havia muito mais trabalho envolvido do que o previsto, muito conteúdo a percorrer e que, enquanto estava progredindo, estava demorando mais que o esperado. Ele pediu desculpas e pediu que “idealmente” ele recebesse mais quatro semanas para fazer tudo. Ele ofereceu que o tempo extra lhe permitiria fornecer mais de 30 faixas e um tempo de execução em duas horas – incluindo todas as músicas do jogo, organizadas em formato de trilha sonora e, como ele achava, representaria melhor a música da melhor maneira possível.

A solicitação de Mick foi atendida, permitindo uma extensão ainda mais longa de quase seis semanas – com uma nova data de entrega final, em meados de abril. Nessa comunicação, notamos nossa compreensão de que ele precisava de tempo extra para garantir que a OST atendesse à sua qualidade e até mudou o pagamento de bônus pela entrega pontual para se alinhar às novas datas, para que ele ainda pudesse receber a compensação total pretendida – e que ele vai receber. No início de março, anunciamos via Twitter que o componente OST no DOOM Eternal CE estava atrasado e não estaria disponível como originalmente previsto.

É importante observar, neste ponto, que não apenas ficamos desapontados por não entregar a OST com o lançamento da CE, como também precisamos estar atentos às leis de proteção ao consumidor em muitos países que permitem aos clientes exigir um reembolso total de um produto, se um componente do produto não é entregue na data de disponibilidade anunciada. Mesmo com isso, a entrega em meados de abril nos permitiria cumprir nossos compromissos com os clientes, além de permitir a Mick o tempo que ele idealmente solicitava.

Como alternativa, ao mixar e masterizar para a OST, Mick começa com seu material de origem (ao qual normalmente não temos acesso) e re-mistura para a OST para garantir que os altos e baixos não sejam cortados – como visto nas 12 faixas da OST. Tudo isso é importante notar, porque Chad só tinha esses fragmentos de jogos pré-misturados e pré-compactados de Mick para trabalhar na edição das versões id das faixas. Ele simplesmente editou a mesma música que você ouve no jogo para criar uma OST abrangente – embora algumas das edições precisassem de pequenos ajustes de volume para evitar mais recortes.

No início de abril, enviei um e-mail a Mick reiterando a importância de atingir sua data de vencimento contratual estendida e descrevi detalhadamente os motivos que precisávamos para cumprir nossos compromissos com nossos clientes. Eu o avisei que Chad havia começado a trabalhar nas faixas de apoio, mas reiterei que nossa expectativa e preferência era divulgar o que ele entregou. Vários dias depois, Mick sugeriu que ele e Chad (trabalhando no backup) combinassem o que cada um estava trabalhando para criar um lançamento mais abrangente.

No dia seguinte, Chad informou a Mick que ele estava reconstruindo as pistas com base nos pedaços / fragmentos misturados e entregues para o jogo. Mick respondeu que ele pessoalmente foi contratado por 12 faixas e sugeriu novamente que usemos alguns dos arranjos de Chad para preencher a trilha sonora além das 12 músicas. Mick pediu a Chad que enviasse o que ele havia feito para que ele pudesse empacotar tudo e equilibrar tudo para entrega. Conforme solicitado, Chad enviou a Mick tudo o que havia feito.

No dia em que a música foi lançada por Mick, perguntei o que poderíamos esperar dele. Mick indicou que ainda estava terminando várias coisas, mas que seriam nada menos que 12 faixas e cerca de 60 minutos de música e que chegaria no final da noite. Na manhã seguinte, Mick nos informou que teria problemas com várias faixas e que levaria mais tempo para terminar, indicando que ele entendeu que estávamos em uma posição restrita para o lançamento e perguntou como gostaríamos de continuar. Pedimos a ele que entregue as faixas que ele concluiu e, em seguida, acompanhe as faixas restantes o mais rápido possível.

Depois de ouvir as 9 faixas que ele entregou, escrevi a ele que não achava que essas faixas atenderiam às expectativas dos fãs de DOOM ou Mick – havia apenas uma faixa com o tipo de música de combate pesado que as pessoas esperariam, e a maioria dos outros era de natureza ambiental. Eu pedi uma ligação para discutir isso. Em vez disso, ele respondeu que as faixas adicionais que ele estava tentando entregar eram, na verdade, as faixas de combate e as mais difíceis de ajustar. Ele novamente sugeriu que, se forem necessárias faixas mais pesadas, as faixas de Chad poderão ser usadas para aprofundar ainda mais.

Depois de considerar suas recomendações, informei a Mick que avançaríamos com o esforço combinado, para fornecer uma coleção mais abrangente da música do jogo. Informei Mick que Chad havia ordenado suas faixas editadas como uma cronologia da música do jogo e que, para criar o trabalho combinado, Chad inseria as faixas entregues de Mick na cronologia da OST, quando apropriado, e excluiria suas próprias faixas contendo material temático semelhante. Eu disse que se as faixas de combate adicionais dele aparecerem em breve, faríamos o mesmo para incluí-las no OST ou oferecê-las mais tarde como faixas bônus. Mick entregou 2 faixas finais, que incorporamos, e ele nos desejou sorte em encerrá-lo. Agradeci e informei que ficaríamos felizes em entregar sua faixa final como um bônus mais tarde, e lembrei-o de nossos planos de distribuição da OST primeiro aos proprietários da CE e depois em outras plataformas de distribuição.

Em 19 de abril, lançamos a OST para os proprietários da CE. Como mencionado anteriormente, logo após o lançamento, alguns de nossos fãs notaram e publicaram online a diferença de forma de onda entre as faixas que Mick havia mixado de seus arquivos de origem e as faixas que Chad havia editado a partir da música final do jogo, com o conhecimento e a sugestão dele.

Em resposta a um fã, Mick disse que “não os misturou e não teria feito isso”. Isso e algumas outras mensagens simples, distanciando-se das realidades e verdades que acabei de descrever, geraram especulações e julgamentos desnecessários – e levaram alguns a difamar e atacar um funcionário id, que simplesmente se ateve ao pedido de fornecer uma descrição mais abrangente. Mick compartilhou comigo que os ataques ao Chad são angustiantes, mas ele não fez nada para mudar a conversa.

Depois de entrar em contato com Mick várias vezes por e-mail para entender o que motivou suas postagens online, pudemos conversar. Ele compartilhou vários problemas que eu também gostaria de abordar.

Primeiro, ele disse que ficou surpreso com o escopo do que foi lançado – as 59 faixas. Chad havia enviado a Mick tudo mais de uma semana antes do prazo final, e eu descrevi a ele nosso plano de combinar as faixas editadas pela id com as próprias (como ele sugeriu fazer). As faixas entregues por Mick cobriam apenas uma parte da música do jogo; portanto, a única maneira de fornecer uma OST abrangente era combinar as faixas entregues por Mick com as faixas que a id havia editado a partir da música do jogo. Se Mick estivesse insatisfeito com o conteúdo de sua entrega, certamente teremos prazer em distribuir faixas adicionais.

Sei também que Mick sente que parte do trabalho incluído nas faixas editadas pela id foi originalmente concebida mais como demos ou modelos quando originalmente enviada. No entanto, Chad só usou música que estava no jogo ou fazia parte de um kit de construção de música cinematográfica.

Mick também comunicou que não estava particularmente satisfeito com algumas das edições nas faixas de identificação. Eu entendo isso da perspectiva de um artista e percebo que essa opinião foi o que o levou a se distanciar do trabalho. Dito isso, da nossa perspectiva, não queremos estar envolvidos no conteúdo da OST e não fizemos absolutamente nada para impedi-lo de cumprir seus compromissos dentro do prazo que ele solicitou, e estendemos várias vezes.

Por fim, Mick estava preocupado com o fato de termos dado crédito ao co-compositor Chad – o que não fizemos e nunca teríamos feito. Nos metadados, Mick é listado como o único compositor e único artista do álbum. Nas faixas editadas pela id, Chad é listado como um artista colaborador. Essa foi a melhor opção para delinear claramente para os fãs quais faixas Mick entregou e quais faixas o Lead Audio Designer da id havia editado. Seria enganoso para nós atribuir faixas apenas a Mick que alguém havia editado.

Se você leu tudo isso, obrigado por seu tempo e atenção. Quanto ao futuro imediato, estamos no ponto de seguir em frente e não trabalharemos com Mick no DLC que temos atualmente em produção. Como mencionei, sua música é incrível, ele é um talento raro, e espero que ele ganhe muitos prêmios por sua contribuição ao DOOM Eternal no final do ano.

Estou tão decepcionado quanto qualquer um que esteja neste momento, mas como já fizemos muitas vezes, nos adaptaremos às novas circunstâncias e perseguiremos os artistas mais exclusivos e talentosos do setor com os quais colaborar. Nossa equipe desfrutou bastante dessa colaboração criativa e sabemos que Mick continuará encantando os fãs por muitos anos à frente.

Com respeito e apreço,

Marty Stratton
Produtor Executivo, DOOM Eternal

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