NotíciasPlayStation 5

PlayStation 5 terá processador com 8 Núcleos/16 Threads; revelação total em 2020 e rumor sobre o SSD

Ontem tivemos a confirmação oficial do PlayStation 5 console de próxima geração da Sony e sua janela de lançamento. Várias informações foram reveladas, principalmente sobre o novo controle e outras especificações do console.

Especificações finais ainda não foram detalhadas. Entretanto, de acordo com o site oficial da Famitsu, teremos a revelação total do console apenas no próximo ano. Porém, o site também confirmou a estrutura do novo processador baseado na tecnologia Ryzen da AMD para o PS5. Após várias especulações e rumores, a revista confirmou que a CPU terá a estrutura x86-64-AMD Ryzen “Zen2”, com 8 Núcleos / 16 threads.

Ontem também noticiamos algumas informações sobre a possibilidade de retrocompatibilidade. Entretanto, algo que chamou a atenção foi um report do usuário @bk2128 no Twitter ao especificar o SSD do console.

Como não temos ainda 100% dos detalhes do SSD, trate o texto seguinte como rumor.

Ao dizer que o console usará um “Custom SSD w/ ultra fast access”, passa a informação de que o disco poderá ser de duas formas:

  • Uma versão personalizada de SSD criado pela própria Sony e não um SSD convencional vendido no mercado. Isso seria similar aos cartões de memória do PS Vita, que só seriam vendidos oficialmente pela Sony e só funcionariam no equipamento específico. De certa forma, limitaria bastante qualque tipo de upgrade no sistema de armazenamento, principalmente pelo valor elevado que esses discos SSD poderiam ter.
  • Uma outra hipótese seria o fato do SSD estar integrado diretamente com a placa-mãe do PS5, levando em conta o “ultra fast access”. Normalmente, gargalos de velocidade são criados principalmente nas conexões e transmissões de dados, como as portas Sata/s usadas atualmente. Dizer que o SSD será de acesso ultra rápido pode induzir a pensar que os chips de memória ficariam soldados diretamente na placa. A questão aqui é justamente como funcionaria o processo de expansão do armazenamento, caso seja necessário. Poderia ocorrer através de uma porta específica para inserir um outro disco SSD ou não possuir nenhum tipo aprimoramento nesse sentido.

De toda forma, teremos que aguardar ainda alguns meses para ter a revelação total do console e assim comprovar alguns rumores que ainda não foram derrubados ou comprovados.