A Bandai Namco celebra hoje o 40º aniversário de PAC-MAN com parcerias e atividades futuras para comemorar este momento histórico com fãs do mundo todo. O ícone da cultura pop e dos games chega aos seus 40 mais relevante do que nunca, estrelando um conjunto de ofertas em jogos, parcerias de produtos e colaborações entre marcas.

Nascido em 22 de maio de 1980, PAC-MAN imediatamente caiu nas graças do público, alcançando um sucesso meteórico nos fliperamas com seu jogo, além de conquistar espaço na cena pop com o sucesso musical “PAC-MAN Fever” e sua enorme quantidade de aparições em produtos e no meio de entretenimento nos anos 80 e 90. Com uma taxa de identificação de marca de 90% no mundo todo, a imagem de PAC-MAN é uma das mais reconhecidas do planeta.

Apesar de PAC-MAN ter quebrado barreiras e abraçado o mundo do entretenimento, seu coração ainda reside nos games. Como parte das festividades do 40º aniversário, PAC-MAN fará uma aparição especial em um DLC de Minecraft que permitirá que jogadores criem labirintos PAC-MAN no jogo a partir de hoje. Além desta adição ao Minecraft, nenhuma celebração de 40º aniversário estaria completa sem novidades de jogos PAC-MAN pela BANDAI NAMCO Entertainment. Com isso, a companhia anunciou que PAC-MAN LIVE STUDIO – que permitirá que até quatro jogadores disputem pela sobrevivência em um labirinto enquanto tentam levar o título de maior comedor de pastilhas – será lançado na plataforma de jogos Twitch em parceria com a Amazon Games. Jogadores também poderão criar e compartilhar seus próprios labirintos PAC-MAN com amigos online, ou disputar partidas do jogo clássico, caso queiram.

Já nos fronts de parcerias, colaborações, produtos e tecnologia, PAC-MAN está longe de perder o fôlego. O personagem começará dividindo sua história pessoal em um Livro de 40º Aniversário, editado por Cook & Becker, que fará uma retrospectiva de sua criação e vida até a chegada deste 40º aniversário. PAC-MAN também é objeto de estudo em uma avançada pesquisa de IA conduzida pela NVIDIA. Treinado em 50.000 fases do jogo, o GameGAN, um novo e poderoso modelo de IA criado pela NVIDIA Research, pode gerar uma versão completamente funcional de PAC-MAN — sem um motor de jogo rodando por trás. Isto significa que mesmo sem entender as regras fundamentais de um game, esta IA pode recriar uma partida com resultados convincentes.

A música sempre esteve lado a lado com a marca PAC-MAN, e após compor o novo tema do 40º Aniversário de PAC-MAN, “JOIN THE PAC”, o mundialmente famoso artista de Japanese Techno Ken Ishii está de volta com novas faixas em PAC-MAN 40th ANNIVERSARY COLLABORATION vol.1, PAC-MAN 40th ANNIVERSARY COLLABORATION vol.2 e PAC-MAN 40th ANNIVERSARY COLLABORATION vol.3. As batidas de PAC-MAN começarão a bombar no Spotify, Apple Music, Amazon Music, Qobuz e Deezer com novas faixas sendo lançadas todos os meses, no período entre 22 de Maio e 24 de Julho de 2020. Fãs que estiverem procurando por trilhas sonoras de jogos também ficarão contentes em saber que as trilhas de PAC-MAN & GALAGA DIMENSIONS, PAC-MANIA e PAC-MAN Championship Edition DX também estarão disponíveis nos serviços de streaming mencionados acima a partir de hoje.

Ficar em forma e saúde pessoal são assuntos mais relevantes do que nunca para a marca PAC-MAN. Com a chegada do personagem aos seus 40 anos, ele ficou mais consciente no que diz respeito a levar um estilo de vida mais saudável e espera inspirar seus fãs a fazer o mesmo por meio da parceria com a Giants Enterprises. Esta empresa é reponsável pelo braço de desenvolvimento e empreendedorismo da franquia San Francisco Giants Major League Baseball em múltiplas corridas, incluindo um desafio virtual especial. Fãs do mundo todo já podem fazer o registro online para o Desafio Virtual e correr – ou caminhar – um total de 40 milhas entre hoje e Setembro deste ano para receber uma edição limitada do Kit de Corrida do 40º Aniversário de PAC-MAN, que conta com uma medalha comemorativa, placa de corrida e um adesivo de finalista para demonstrar seu feito. Por último, agindo como embaixador da BANDAI NAMCO, PAC-MAN participou da iniciativa Stay Home and Play do Google por meio da inclusão do incrivelmente popular Google Doodle de 30º Aniversário de PAC-MAN, que apresentou um labirinto de PAC-MAN totalmente funcional e jogável integrado no logo do Google. Em 2010, esta famosa brincadeira resultou em aproximadamente 4.8 milhões de horas de jogo no mundo inteiro.

“PAC-MAN foi com certeza a primeira super estrela a despontar em nossa indústria, e seu poder de relevância ao longo de todos esses anos diz muito sobre as experiências entregues aos fãs e do amor que ele tem recebido em troca.” diz Ross Borden, Vice Presidente de Marketing na BANDAI NAMCO Entertainment America Inc. “Enquanto 2020 tem sido um ano de desafios para todos, esperamos que nossos fãs encarnem o espírito de PAC-MAN de sempre continuar seguindo em frente, nunca se deixando abater por adversidades e sempre buscando superar qualquer desafio!”