Fergal Gera, executivo da Sony para o Reino Unido, afirmou em entrevista que a revelação do preço do PS4 ao final da conferência da Sony na E3, 399 dólares nos Estados Unidos, já estava nos planos e não sofreu mudança alguma após a conferência da Microsoft, na qual o novo Xbox foi apresentado custando U$ 499.

Muitos acreditavam que o preço mais barato do console da Sony era uma resposta direta ao maior custo do Xbox One, que é vendido não somente como um videogame mas como uma "central completa de entretenimento". Gera, no entanto, afirmou que esse não é o caso e que a Sony já tinha esse preço em mente.

Ele também afirmou que a revelação do preço final, vários meses antes do lançamento do console, ajuda a definir uma estratégia de pré-vendas mais realista, na qual os consumidores sabem exatamente o que esperar e quanto pagar por seus produtos. No entanto, resta a dúvida sobre o preço dos jogos do console, já que a Amazon, por exemplo, está fazendo a pré-venda de títulos do PS4 por até 100 dólares a unidade.