Em um novo post do PlayStation Blog, Jonathan Blow conta algumas novidades sobre o jogo The Witness, para o PlayStation 4.

O jogo acontece em uma ilha de “mundo aberto” cheia de puzzles. Os jogadores podem ir para aonde quiserem em The Witness, o game não obriga a seguir um caminho linear, segundo Blow.

“Nos últimos anos, nós construímos a ilha sob a perspectiva do gameplay e estávamos testando, mexendo em coisas, desenvolvendo conceitos das localidades e refinando puzzles”, disse Blow. “Atualmente, a maior parte dos elementos já estão prontos e agora estamos revisitando todas as áreas da ilha e detalhando cada uma.”

“O que aprendemos neste processo é que a ilha está muito grande para um lugar em que você deve visitar cuidadosamente cada local durante o gameplay! E para um time independente e pequeno como o nosso, detalhar este espaço enorme demanda muito trabalho!”

“Uma única jornada através do jogo, segundo dados de dentro do studio, leva aproximadamente de 25 a 40 horas dependendo do quanto você jogar (algumas partes são opcionais). O jogo foi originalmente previsto para ser um produto de 8 horas”, disse Blow.

Ele complementa: “Pelo lado técnico, nós estamos trabalhando em fazer The Witness rodar com uma taxa de quadros estável, fazendo os gráficos ficarem o melhor possível e garantindo que o carregamento dos componentes seja rápido. Nós desenvolvemos nosso próprio motor gráfico para este jogo, então por um lado isso significa que temos controle preciso sobre o projeto e que podemos ajustá-lo cuidadosamente até entregar a experiência mais refinada possível.”