O aplicativo permitirá que você leve a experiência do seu PlayStation com você, quando estiver longe do seu PS4. Fique em contato com seus amigos, compare troféus, veja as atividades dos seus amigos (como por exemplo, gameplay gravado ou em streaming), e acesse todas as últimas novidades do PlayStation.Blog.

De acordo com Yoshida, será um aplicativo gratuito oferecido para iOS e Android. “Existem diversas coisas que você pode fazer com ele. Conectar ao seu perfil PlayStation e enviar mensagens – de voz, inclusive – aos seus amigos, entre smartphone e PS4. Um amigo usando um PS4 pode enviar um convite para uma partida multiplayer, que você pode visualizar no aplicativo; você poderá comprar jogos para PS4 na PlayStation Store. Seu jogo começará a ser baixado imediatamente.”

O aplicativo também oferecerá a característica de segunda tela em alguns jogos. Por exemplo, durante a apresentação na TGS, Yoshida mostrou como o aplicativo interage com a Playroom – ele desenhou uma imagem de Knack na tela de seu smartphone, e então a enviou para o jogo no PS4 em sua TV, permitindo que os personagens do jogo utilizassem o item que ele criou.

“Há várias produtoras criando seus próprios aplicativos para seus jogos, como Watch Dogs ou Battlefield, e isso é ótimo,” acrescentou Yoshida.

“Mas os desenvolvedores menores podem usar o PlayStation App para conectar ao PS4 e rodar uma aplicação, como o programa de desenho, para que você não precisa baixar a instalar um aplicativo específico em seu smartphone. Ele será aberto para todos os desenvolvedores de PS4 usarem.”